Lead qualificado e não qualificado: entenda as diferenças

Um lead qualificado é uma das coisas mais importantes para os profissionais de marketing e vendas de uma empresa. Se ainda restam dúvidas sobre o que significa o termo lead, pense em todos os clientes em potencial que demonstraram interesse em ter uma comunicação direta com a sua empresa. Esses contatos são fundamentais em uma estratégia de Inbound Marketing.

Dentro do funil de vendas, existem algumas etapas para converter uma venda que seguem a jornada de compra do usuário até ele se tornar um cliente. O primeiro momento consiste na atração e o objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível. Aqui, é esperado que o usuário demonstre interesse pelo conteúdo, deixe suas informações de contato e, então, se transforme em um lead.

O que é um lead qualificado?

Um lead qualificado é aquele que revela maior interesse pelo seu conteúdo. Esse contato vai deixar claro quais as suas necessidades em relação aos produtos ou serviços oferecidos. Além disso, quando o lead está engajado em uma jornada de compras, você já o conhece através de dados armazenados em alguma ferramenta, como um CRM.

Como pode ser difícil identificar um lead qualificado logo de cara, você pode recorrer as métricas de engajamento ao disparar um e-mail marketing para chegar a uma conclusão. Preste atenção na taxa de abertura, taxa de cliques, tempo de permanência com o material aberto, taxa de downloads e de rejeição. Enquanto estiver observando os números, você será capaz de perceber quais leads estão no meio do funil e quais já podem ir para a próxima etapa.

Como trabalhar com um lead que ainda não pode ser considerado qualificado?

A propensão à compra é o que diferencia um lead qualificado do não qualificado. Se a pessoa ainda estiver na etapa de consideração, isso é, ainda não decidiu que precisa do seu produto para solucionar a sua dor, ela ainda não pode ser considerada qualificada.

O ideal é pensar em estratégias para impactar esse usuário de acordo com a sua fase no funil de vendas. Você pode oferecer materiais ricos, como e-books ou vídeos, enviar descontos e muito mais. A forma de abordagem vai depender da estratégia de Inbound Marketing feita anteriormente.

Um lead qualificado é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing digital de uma empresa, pois já chegam “quentinhos” para o time de vendas. Desta forma, as chances de fechar negócios são muito maiores. Fale com a equipe Webcompany e saiba qual a estratégia ideal para sua empresa captar leads qualificados!

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