Uma estratégia variada tem muito mais chances de trazer resultados para as empresas, por isso, entender sobre Inbound marketing e Outbound marketing é o caminho para explorar todas as possibilidades. Embora sejam duas formas diferentes de trabalhar, conhecer os conceitos e combinar as ações é essencial para fortalecer as marcas e gerar vendas.
As relações de negócios e a maneira do consumidor ver, agir e se organizar em sociedade mudaram. Que o comportamento dos clientes já não é mais o mesmo não é segredo para ninguém, mas as empresas que buscam marcar presença na rotina do cliente lidam com algumas questões. Como aproveitar as novas vantagens do mundo digital, especialmente quando pensamos em estreitar relacionamentos e vender mais? É aí que as ações de Inbound marketing e Outbound marketing entram. Por meio delas, você pode despertar o interesse do público-alvo, melhorar o posicionamento, educar a audiência e melhorar o faturamento.
Inbound marketing e Outbound marketing: descubra como funcionam!
Um pouco do conceito de Inbound Marketing:
Pense no Inbound Marketing como uma ferramenta poderosa para atrair e fidelizar clientes – a tradução livre é “marketing de atração”. O principal objetivo é despertar o interesse do público para que ele venha até você, por isso, a produção de conteúdo é bastante utilizada na estratégia. A ideia é compartilhar materiais úteis para a persona, mantendo a qualidade e escolhendo temas que façam sentido para o contexto da marca.
Exemplo: Um e-commerce de suplementos vitamínicos pode utilizar o Inbound para a atração e retenção de clientes. Para fazer isso, pode criar um blog com conteúdos ligados à melhora que os produtos proporcionam, problemas acarretados pela ausência de vitaminas, e também e o estilo de vida dos consumidores. O espaço servirá como mais um canal de atração enquanto posiciona a empresa como autoridade no assunto.
Como o trabalho precisa ser direcionado para ser efetivo, a clínica não pode perder as etapas do funil e a jornada de compra do cliente de vista. Alguns visitantes podem estar no topo do funil, quando ainda não estão conscientes da importância dos serviços oferecidos, ou já estarem no fundo, considerando negociar os valores. O planejamento de conteúdo precisa ser específico para cada fase para garantir que ele chegue à decisão de compra decidido a fechar com você.
Um pouco sobre o Outbound Marketing
O Outbound Marketing, assim como no marketing tradicional, é focado na oferta de produtos ou serviços, sem que seja preciso gerar o interesse do possível cliente na sua empresa. Esse tipo de trabalho se popularizou com o uso de propagandas no rádio, TV, jornais e revistas impressos, mas ele também foi adaptado para a realidade digital.
Você provavelmente já foi interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo no Youtube, certo? Esse é um exemplo! Existem também os banners, emails em massa e pop-ups que despertam a curiosidade da audiência.
Exemplo: O e-commerce de suplementos vitamínicos também pode explorar o Outbound Marketing para aumentar suas vendas e aquisição de novos leads. Nesse caso, poderiam ser feitos anúncios em em redes sociais ou no formato de display do Google Ads para pessoas que tenham interesses similares a qualidade de vida, saude e suplementos por exemplo.
O Inbound marketing e Outbound marketing têm focos diferentes. As duas opções são interessantes, mas é preciso considerar o contexto e os objetivos da marca. Pense que o outbound consiste em um trabalho pontual e tem um valor mais elevado, enquanto o inbound constrói uma reputação a longo prazo, é mais acessível e estimula o relacionamento entre a empresa e o consumidor.
Mesclar o Inbound marketing e Outbound marketing pode trazer bons resultados para a sua marca
A variedade é muito importante em uma estratégia digital. Você não precisa escolher entre Inbound marketing e Outbound marketing, porque não existe uma regra. É mais interessante que você considere elaborar um plano de ação bem distribuído e direcionado para os objetivos.
Na hora de entender quais ações farão parte do seu planejamento de marketing digital, considere:
- O perfil do seu cliente
- A jornada de compra da persona;
- Qual é o ticket médio da empresa e a situação financeira de forma geral;
- O quanto sua empresa está familiarizada com os processos digitais;
- Quais os diferenciais serão trabalhados;
- Nível de maturidade no seu trabalho digital.
3 passos para otimizar o trabalho de Inbound marketing e outbound marketing
Defina a persona e tenha um plano de comunicação
A personalização é a chave para ter um trabalho que se sustente a longo prazo na internet. Isso significa que você precisa ter uma persona detalhada, para entender suas dores e desejo, e ter um plano de comunicação diferenciado para esse perfil de cliente. A partir do momento que define a direção, fica mais fácil pensar em tom de voz, identidade visual, anúncios, conteúdos e qualquer outra iniciativa para despertar o interesse do cliente.
Construa uma autoridade no ambiente digital
Ter autoridade é ser considerado referência no segmento. Sua marca pode utilizar bons conteúdos dentro do fluxo de Inbound Marketing para mostrar que entende do assunto em questão. Aqui temos um ponto de atenção: a ideia não é sair publicando só para ter um volume alto de posts, mas sim ter conteúdos úteis em cada etapa da jornada do cliente.
Trabalhar o posicionamento da marca dará um tom mais pessoal para a conversa. Quando você entrega materiais interessantes para o lead, as chances dele retornar o seu contato são maiores.
Tenha um fluxo de nutrição para os leads
Sabe o que pode funcionar? Utilizar o Outbound Marketing para abordar os leads e investir no Inbound Marketing para mantê-los por perto. É preciso ser realista para entender que muitas pessoas não irão comprar o produto logo no primeiro contato. Faz parte! O importante é não perder a atenção delas.
Direcione esses contatos que deram retorno negativo para o fluxo de nutrição e comece a prepará-los para uma venda futura. Envie materiais educativos, mantenha o lead informado sobre as novidades da marca e envie informações sobre promoções. Marque presença na vida da pessoa até que ela decida comprar de você.
Como muitas coisas no trabalho digital, o sucesso das estratégias de Inbound marketing e Outbound marketing dependem de testes. Você deve ter um ponto de partida e trabalhar com materiais excelentes, mas, acima de tudo, precisa manter os olhos abertos para entender se as ações e ferramentas estão trazendo resultados. No fim das contas, vender, no online ou offline é mais sobre entender quem é a pessoa que irá comprar de você. Sua marca está preparada para fazer isso?
Quer entender como incorporar o Inbound Marketing e Outbound Marketing em suas estratégias? Fale com a Webcompany Marketing Digital!