Como funciona uma campanha inteligente no Google Ads?

A campanha inteligente no Google Ads é uma maneira mais simples de explorar o universo da mídia digital, para potencializar os resultados de marketing e vendas. Porém, entender como funciona uma campanha é importante para saber exatamente o que esperar dela.

Como qualquer outra coisa na internet, para ter sucesso é preciso ser estratégico. Saber onde colocar o anúncio para exibição, quem será o público impactado e qual o valor de investimento para cada formato é a base para ter bons resultados. Pessoas que são leigas no assunto encontram na campanha inteligente no Google Ads uma maneira de aumentas as vendas com a exibição de anúncios na rede de pesquisa, segmentação por dispositivo móvel, Google Maps e até parceiros do site do Google.

O que é a campanha inteligente no Google Ads?

Desenvolvida para acelerar os resultados no ambiente digital, a campanha inteligente no Google Ads serve para atrair mais visitantes para o site de maneira automática e o pagamento é feito apenas quando as pessoas clicam no anúncio. A configuração é básica, basta que você faça alguns ajustes rápidos e a própria plataforma gerencia a campanha de forma automática buscando resultados.

De maneira simplista, podemos dizer que a campanha inteligente no Google Ads foi pensada para facilitar a vida de quem não está muito familiarizado com a criação e gerenciamento dos anúncios. Ela diminui o trabalho e evita dúvidas quanto à segmentação, definição de lances e criação de anúncios, porém, da mesma maneira que você tem pontos automatizados, também fica um pouco limitado.

3 características da campanha inteligente no google ads

Criação automática de anúncios

Na campanha inteligente no Google Ads os anúncios são gerados pela plataforma. O único trabalho que você tem é de fornecer elementos básicos, como títulos, descrições, logos, imagens e vídeo. Assim que esses dados estiverem disponíveis, o Google Ads criará anúncios que se ajustam de forma responsiva em praticamente todos os espaços da Rede de Display.

Lances automáticos

Como são otimizadas para definir seus lances de acordo com a probabilidade de conversão em cada leilão de anúncios, a campanha inteligente no Google Ads evita que você tenha que se preocupar com valores e outras coisas relacionadas à mídia digital.

Segmentação automática

No formato inteligente, seus anúncios passam a ser cada vez mais veiculados para as pessoas certas, porque a estratégia melhora seu público ao longo do período de exibição da campanha.

Desvantagens de uma campanha inteligente no Google Ads

Dados simplificados

Sabendo que os dados devem nortear qualquer estratégia digital, é importante lembrar que a campanha inteligente do Google Ads não oferece tanto acesso ou controle sobre seus números, o que não é tão interessante para quem deseja uma ação assertiva. Só porque você gasta menos tempo, não quer dizer que essa é a melhor escolha para sua empresa. Se nos permite um conselho: mais informações são sempre melhores!

Menos controle de onde seus anúncios são exibidos

A importância do gerenciamento entra em cena mais uma vez! Ao optar pela campanha inteligente do Google Ads você está declarando que deseja utilizar a segmentação no algoritmo do Google. Não que isso seja ruim, o ponto é que o controle sobre onde seus anúncios são exibidos será menor.

Quem almeja resultados mais expressivos deve fazer um trabalho mais personalizado. O ideal é ter uma agência, para que o profissional de mídia possa acompanhar a elaboração e execução do plano de publicidade digital.

Pouca autonomia

Como o processo é automatizado, você não pode pode excluir públicos-alvo na campanha inteligente da Rede de Display. Essa falta de autonomia pode impactar no quanto você utiliza da sua verba de mídia e nas conversões obtidas.

Vale a pena investir em uma campanha inteligente?

Marcas que querem fazer um bom trabalho no digital não podem deixar de olhar para o Google Ads, já que os resultados podem ser percebidos mais rápido do que comparado a velocidade de alcance de outros métodos, como o marketing de conteúdo, que é efetivo, mas exige um trabalho de longo prazo.

O que deve ser considerado na hora de escolher entre a campanha inteligente no Google Ads ou a criação de anúncios manuais é o quão específico você deseja ser, e o quanto você deseja melhorar os seus anúncios. Apesar da opção automatizada servir para gerar mais tráfego de maneira rápida, ela terá suas limitações estratégicas, portanto, se deseja investir em algo que possa controlar e ajustar no meio do caminho, o recomendado é que tenha uma agência para te ajudar com isso. Ter profissionais de mídia preparados para configurar sua campanha, indo além do que já está pré-programado pelo Google, impactará positivamente seus resultados.

Os anúncios digitais são ótimos para as pequenas, médias e grandes empresas, pois com eles, você consegue exibir sua empresa no Google nos momentos mais relevantes. Para entender como iniciar um planejamento de marketing digital efetivo, portanto para ter o melhor resultado possível com a sua campanha procure uma agência de confiança.

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