Plano de mídia digital: entenda a importância de diversificar as estratégias

A era da transformação digital proporciona cada vez mais plataformas de veiculação de campanha e de comunicação entre empresas e seus públicos. E isso é ótimo, pois amplia as oportunidades no plano de mídia digital

Essas mudanças significam uma proximidade muito maior com o público para as marcas que estão preparadas para diversificar seu plano de mídia digital, desenvolvendo um material com base em análises e experiências que podem melhorar consideravelmente os resultados de marketing digital

O que é plano de mídia digital 

O plano de mídia é um trabalho estratégico, que tem como objetivo definir quais canais de comunicação serão usados e qual será o valor investido em cada plataforma. 

Dentro do planejamento são avaliados fatores como objetivos da marca, análise do mercado, público-alvo, volume de produção, orçamento disponível e canais de comunicação. Juntos, esses itens contribuem para atingir as metas estipuladas inicialmente. 

Diversificar é a chave para obter bons resultados 

É evidente que grande parte do plano de mídia digital depende do Facebook e do Google – o gigante das buscas. Porém, diante das mudanças e das novas oportunidades apresentadas, apostar todas as fichas de uma só vez não é o indicado. A marca deve pensar no plano de mídia como um todo, levando em consideração as estratégias e objetivos que importam para ela. 

A principal vantagem de uma estratégia com os canais interligados é a satisfação do cliente que pode desfrutar de uma experiência integrada em todos os canais. Isso é o que faz com que o omnichannel –  uso simultâneo de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de interligar os canais online e offline, para aprimorar a jornada de compra do cliente – ganhe cada vez mais destaque. Além disso, a atenção do consumidor já não está concentrada em só um canal, uma vez que até para assistir TV, por exemplo, ele está conectado em seu smartphone, o tempo todo! Por isso, é preciso traçar estratégias completas para conquistar esse consumidor que está em vários lugares ao mesmo tempo.

Para montar um plano tático que traga resultados deve-se envolver índices como alcance e frequência, engajamento e diálogo em redes sociais, cobertura de território e captação de intenção em pesquisa, formatos, áudio e dados.

Teste, erre, acerte e repita.

Os principais veículos têm grande presença no plano de mídia digital e continuarão assim por muito tempo. Mas, já temos uma previsão inédita: segundo a ZenithMedia, as pessoas passarão mais tempo online do que assistindo à televisão. Os novos formatos estão aí e devem ser aproveitado pelas marcas que buscam melhores resultados! er uma visão precisa da jornada do cliente e experimentar novas mídias é o caminho para ter acesso a novos dados que podem servir para otimizar o plano de mídia digital da marca e, consequentemente, gerar mais rentabilidade às empresas. Ao analisar os resultados dos testes, leve em consideração o tempo para alcançar o KPI, o investimento necessário e a participação nos resultados de mídia.

Para diversificar o plano de mídia digital você deve

  • Ser claro e objetivo ao estabelecer as métricas 
  • Ter uma persona bem definida
  • Estipular objetivos reais e atingíveis
  • Filtrar a escolha entre canais variados
  • Ser transparente em suas operações
  • Monitorar os canais com frequência e responsabilidade 
  • Ser criterioso ao analisar os dados 

O marketing digital está em constante evolução e as marcas que desejam crescer precisam ousar. Conte com nossos profissionais para definir um plano de mídia diversificado e assertivo para sua empresa!