Como escrever títulos irresistíveis

Saber como escrever títulos é um desafio para quem trabalha com comunicação digital. Essa é a parte mais importante do seu conteúdo, já que você precisa captar a atenção e convencer o leitor de que aquele material é interessante. Sabendo que o nome da sua publicação é tão importante para o sucesso das estratégias, trouxemos dicas poderosas para te ajudar.

A primeira razão para querer saber como escrever títulos irresistíveis é que esse é o contato inicial do usuário com o conteúdo. Pense em um resultado de buscas do Google. O título da página é o que fica em evidência e determina se vale a pena clicar para consumir o material ou se é melhor continuar procurando. Se o título for ruim, é possível que a taxa de cliques seja baixa, como consequência, seu tráfego e suas chances de vendas também são reduzidas.

Por que é importante saber escrever títulos que convertem?

O título é parte essencial de qualquer conteúdo. Seja pequeno ou grande, é através dele que as pessoas são atraídas para seu artigo, vídeo, áudio, etc. Com bons títulos você é capaz de despertar a curiosidade dos usuários da internet. Aliás, eles podem causar uma boa primeira impressão, mas também podem afastar os internautas da sua marca.

Por incrível que pareça, algumas pessoas acham que saber como escrever títulos é algo dispensável dentro das estratégias de marketing digital. O fato é que ser estratégico ao criar uma frase atraente pode aumentar a CTR e o tráfego orgânico e apenas isso já compensa o esforço na elaboração dos títulos!

Como escrever títulos marcantes: siga estas dicas!

– Evite palavras que soem como spam
Todos os dias, milhares e milhares de conteúdos são publicados na internet. Com um volume tão alto, não é de se estranhar que as frases muito utilizadas se tornem clichês rapidamente. Quer um exemplo? Pense no termo “guia final”. De tanto ser utilizado, as pessoas perderam o interesse por conteúdos com essa proposta. Elas se cansaram de ver a mesma coisa sempre!

O seu desafio é pensar em termos pouco utilizados que sejam atrativos e façam sentido com o conteúdo oferecido. Não é fácil tentar se destacar, mas faz toda a diferença perante a audiência.

– Lembre-se de sua palavra-chave
Além de ser repetida ao longo do conteúdo, a palavra-chave escolhida para o artigo precisa estar no título do blog para garantir uma boa otimização nos mecanismos de buscas. O ideal é que ela esteja no começo da frase, principalmente se o foco do trabalho é o crescimento orgânico do tráfego.

Apesar de ser um trabalho pensado para o SEO, você deve manter a naturalidade e falar a linguagem do seu público-alvo, caso contrário, o conteúdo passará despercebido.

– Experimente estruturas que já funcionam
Saber como escrever títulos atraentes não significa fazer algo que nunca foi feito, mas sim explorar formatos que funcionam. Encontre uma fórmula que esteja fazendo sucesso e adicione suas próprias características.

A plataforma de marketing Semrush descobriu que 72% dos profissionais relatam que as postagens “como fazer” no blog são seus melhores direcionadores de tráfego. Sabendo dessa vantagem, adicione a estrutura e teste se funciona para o seu público.

– Utilizar colchetes com detalhes do conteúdo
Utilizar colchetes nos títulos dos blogs tem apresentado resultados surpreendentes para as marcas. Inclusive, a HubSpot descobriu que essa estratégia pode aumentar as taxas de cliques em 38%.

A organização do título fica mais ou menos assim: Marketing Digital, construção de marca e vendas [Estudo]. Não existe uma regra quanto ao termo que deve ser destacado, você pode incluir palavras relevantes, como [Dados], [Atualizada], [Infográfico], [Vídeo], [Guia passo a passo], [Relatório], [Modelo], [Estudar].

– Fale direto com o leitor
A principal razão pela qual as pessoas consomem conteúdos em blogs é para aprender algo novo. Portanto, o aprendizado que ela terá com seu material deve ficar evidente no título.

Para escrever um bom título você deve conversar com a pessoa que está lendo, para que ela entenda do que se trata e sinta que aquele material foi feito para ela. Evite palavras difíceis e descubra o vocabulário comum da sua audiência. A curiosidade e o sentimento de pertencimento são ótimos recursos para tornar o link clicável.

– Inclua seu público na sua chamada
Lembra o senso de pertencimento mencionado ali em cima? Você deve explorá-lo o máximo possível para deixar claro a quem se destina a postagem. Quer um exemplo de como fazer isso? Pense no termo “guias para iniciantes”.

Quando você vê uma publicação que diz “O Guia do Iniciante de Marketing do YouTube para Pequenas Empresas”, sabe que ele dirá o que você precisa fazer para começar e não vai exigir muito conhecimento específico. Se você é iniciante, esse conteúdo fará todo sentido para você. Você pode usar a mesma técnica para descrever seu público ideal nas postagens do seu blog – mesmo que não seja para iniciantes. Por exemplo: checklist para experts em SEO.

– Atraia pela pressa
Algumas pessoas procuram por publicações detalhadas sobre como fazer certas coisas, outras preferem uma visão mais rápida para obter uma resposta para que possa finalizar suas tarefas pendentes. Quando o seu título atende a uma dessas necessidades, ele é mais clicado.

Tenha o cuidado de deixar isso claro no nome do seu artigo. Você pode incluir palavras como “rápido” ou “rápido” ou pode até ser específico com uma série de etapas ou minutos.

– Deixe o valor claro
Quer saber qual é o conselho mais valioso para quem está aprendendo a como escrever títulos? Lá vai: tenha certeza de que ele comunica o valor. O leitor nunca deve ter que adivinhar por que está clicando no artigo, além disso, o conteúdo deve cumprir sua promessa.

Garanta que os títulos das postagens de seu blog expressam claramente o enriquecimento que o material oferece. É importante entender que um bom título só poderá ser classificado dessa forma se for sincero, caso contrário, é capaz de prejudicar sua marca e a reputação que está sendo construída na internet.

O nome da sua publicação enquadra seu conteúdo para o público, permite que eles saibam o que vão encontrar e os convence a clicar. É por isso que é tão importante saber como escrever títulos. As dicas deste artigo vão te ajudar a chegar a uma frase que atraia seu leitor e aumente seu tráfego.

Deseja produzir materiais que convertam em vendas?
Fale com os especialistas da Webcompany Marketing Digital!

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email