Saiba como aumentar o tráfego para o blog com essas dicas

Quando falamos em marketing digital, uma coisa é fato: todo mundo sonha em conseguir acessos no site sem precisar pagar caro por isso. Aumentar o tráfego para o blog é o caminho mais viável para isso. Já imaginou perceber que as pessoas procuram sua marca por vontade própria? Com esse trabalho, você pode!

Trazer pessoas interessadas é o ponto de partida para quase toda a estratégia e muitas empresas começam a gastar com anúncios pagos logo de cara. O maior problema é que, em alguns casos, as outras possibilidades que o marketing oferece para chamar a atenção das pessoas certas são ignoradas. Você acaba investindo mais do que deveria, quando o ideal seria acrescentar ações focadas em aumentar o tráfego orgânico.

Consideramos tráfego orgânico quando uma pessoa vem até sua empresa, mesmo que você não tenha pago por isso. Uma forma eficiente de gerar tráfego para seu site a longo prazo é usando SEO e as comunicações nas redes sociais. Em relação a esse trabalho, é importante entender que os resultados surgem com a frequência de ações realizadas.

Por que você deve se preocupar em aumentar o tráfego para o blog?

 

Tráfego é toda visita que você recebe em seus canais digitais, sejam eles site, blog ou nos perfis das redes sociais. Seguindo a lógica, quanto mais pessoas conhecem o seu portfólio de produtos ou serviços, maiores são as chances de aumentar a conversão de vendas. Essa é a maior prova de que aumentar o tráfego para o blog é uma forma de ganhar mais dinheiro!

As fontes de tráfegos disponíveis no digital são:

1. Tráfego pago
Quando você investe em anúncios no Google, como links patrocinados, está fazendo tráfego pago. Como o próprio nome já diz, é preciso pagar por eles.

2. Tráfego orgânico
É quando chegam ao seu site sem que você tenha feito um anúncio pago para atrair a atenção. Essa fonte de tráfego está conectada tanto ao tráfego direto quanto ao tráfego de referência e o tráfego social.

3. Tráfego direto
Quando o visitante digita a URL do seu site direto, ou seja, quando ele não chega ao seu site a partir de outro.

4. Tráfego de referência
Quando um usuário clica em um link disponível em um outro site e é redirecionado para o seu, chamamos esse acesso de tráfego de referência. Acontece bastante quando você trabalha com estratégias como a criação de posts em páginas de parceiros.

5. Tráfego social
Um dos mais populares, é o tráfego gerado a partir das redes sociais. Você pode inserir links para o seu site em seus posts ou na bio do Instagram.

Conseguir aumentar o tráfego para o blog está ligado a dois fatores importantes: o planejamento e o trabalho de marketing

 

Sobre o planejamento:

Planejar o que será escrito e o que deseja alcançar é a base para uma estratégia estruturada. Alguns pontos devem ser considerados no seu planejamento:

Objetivo: onde você quer chegar determina o seu caminho. Se o foco for aumentar o tráfego para o blog, os conteúdos precisam ser otimizados para SEO na página e na programação do site. Isso significa que na hora de escrever um texto para o blog você deve usar palavras-chave populares, que aparecerão nos resultados da pesquisa na primeira página. Seja específico ao escolher a direção!

O que escrever: os conteúdos precisam ser relevantes para sua audiência, caso contrário, ninguém acessará o blog. Entenda sua persona e descubra os temas que fazem sentido para ela. A partir daí, é possível publicar estudos de caso, dados informativos e sua própria experiência.

Cronograma de publicação: não existe uma regra sobre a frequência com que você deve escrever, mas deve existir uma constância. Estabeleça uma programação que seja realista com a sua rotina e siga as datas com fidelidade. Se possível, crie uma pequena série de publicações, isso é ótimo para gerar um compromisso com os leitores.

Em relação ao marketing:

Ter um blog é bom, mas contar para as pessoas que você criou conteúdos interessantes é melhor ainda. Como os blogs atuam como uma ferramenta de reconhecimento da marca, seu objetivo deve ser aumentar o número de leitores do seu blog de forma consistente. Confira a seguir algumas recomendações de tarefas.

Otimização para SEO: esse é um item obrigatório na produção de conteúdo para blogs. Ter um artigo otimizado ajudará o Google a identificar do que se trata, para que ele coloque o link nos resultados de pesquisas. Escolha uma palavra-chave relevante para o assunto que será abordado e produza um conteúdo de qualidade. Não esqueça de utilizar o termo no título, primeiro parágrafo, na imagem e no final do artigo, sempre mantendo a naturalidade.

Redes sociais: o blog pode te dar muitos insights para a criação de conteúdo nas mídias sociais. Você pode adaptar os conteúdos em diferentes formatos, como vídeo, carrossel ou imagem e publicar em várias plataformas. A maior vantagem da produção de conteúdo é o relacionamento desenvolvido com a audiência.

Não se intimide se perceber que outras marcas não estão preocupadas em aumentar o tráfego para o blog, saiba que esse é o diferencial que trará benefícios para sua empresa a longo prazo. Se os conteúdos forem produzidos de acordo com o funil de vendas, poderão ser mais específicos e diferenciar sua marca da concorrência. Invista em um trabalho de qualidade e tenha um plano de comunicação diversificado!

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