Objetivos de mídia: saiba quais são os mais utilizados nas estratégias digitais

Com tantas possibilidades para trabalhar a comunicação das marcas na internet, planejar e executar campanhas de sucesso têm sido uma tarefa cada vez mais complexa. Os bons resultados exigem um planejamento que deixe claro quais são os canais mais adequados para a estratégia e, claro, quais são os objetivos de mídia.

Dentro de um planejamento de mídia, os objetivos de mídia desempenham um papel de guia, como metas que são almejadas desde o início. Por exemplo, se você tem como objetivo de mídia um alcance maior do público, todas as estratégias serão pensadas para que suas publicações cheguem à todos. 

Saiba quais são os principais objetivos de mídia e a importância de cada um

 

  • Alcance

 

Corresponde a parcela do público-alvo que será impactada pelas campanhas no canal trabalhado. Quanto maior for o alcance de uma ação, mais pessoas estarão em contato com as campanhas veiculadas. 

 

  • Frequência

 

A frequência é também um dos objetivos de mídia mais importantes dentro de um planejamento digital. Ela trata da quantidade de vezes que os posts, anúncios ou conteúdos serão vistos por uma pessoa. Como ela corresponde a quantidade que um indivíduo visualizou a ação, não é interessante buscar uma frequência tão alta. O ideal é que diferentes pessoas visualizem seus materiais. 

 

  • Cliques

 

Essa taxa relaciona o número de exibições de um link e o número de cliques que ele recebeu. É importante para descobrir quantas pessoas se interessaram pelo seu anúncio a ponto de clicar para saber mais sobre ele. 

 

  •  Visualizações

 

Toda vez que alguém abre a sua campanha uma nova visualização é contabilizada, sendo assim, o termo visualizações é referente a todas as vezes que alguém abriu o seu e-mail ou viu o seu anúncio na timeline de uma rede social. 

 

  • Conversões

 

As conversões são visitas que atingiram essa meta pré-determinada. Pense em um anúncio feito com o objetivo de captar informações via formulário de contato. Quando um visitante conclui o preenchimento, isso significa que o anúncio obteve uma conversão. 

  • Engajamento

Os outros objetivos de mídia podem ser considerados em diferentes plataformas, já o engajamento deve ser priorizado apenas nas redes sociais. Essa métrica diz respeito às interações, relacionamentos com a marca, envolvimento e qualquer outra ação que o usuário tenha tomado em relação a sua publicação. 

Como você pode perceber, existem inúmeros objetivos de mídia que podem ser aproveitados no planejamento digital da sua empresa. Para definir quais os mais adequados para a marca, é necessário ter claro quais os resultados de marketing esperados. Além disso, ter o público-alvo bem definido é fundamental para garantir a assertividade em todas as ações. 

Priorize a mensuração de resultados para garantir que os objetivos de mídia estão sendo alcançados!   

A mensuração de resultados é uma das etapas mais importantes dentro de um planejamento de mídia, pois possibilita o acompanhamento de dados, oferecendo a oportunidade de ajustes durante o trajeto. Se você percebe que uma estratégia não está indo muito bem e não há perspectivas para bons resultados, pode buscar outro caminho antes que o prejuízo seja maior. Para garantir que o monitoramento será feito da maneira correta, mantenha uma frequência e realize testes até que você entenda o que está performando melhor de acordo com seus objetivos de mídia

Os objetivos de mídia são determinantes dentro do planejamento de marketing da sua empresa. Quando definidos com base em análises e de acordo com a realidade da empresa, contribuem para melhorar os resultados em todos os aspectos da empresa, inclusive no aumento das vendas. 

Agora que você já sabe quais os objetivos de mídia mais utilizados nas estratégias digitais é hora de começar o seu planejamento. Conte com a equipe Webcompany