CPC, CPA, CPM… O que significam os termos de mídia digital?

Com a evolução do mercado é normal que novos termos e siglas se tornem cada vez mais populares. Com a mídia digital isso também é frequente, com uma velocidade ainda maior que outros segmentos, já que constantemente novas ferramentas, tecnologias e formatos de anúncios são oferecidos.

Além de palavras como leads, inbound, mobile, que já fazem parte do dia a dia de quem lida com o marketing digital, algumas siglas mais específicas ainda podem confundir tanto os clientes quanto os profissionais da área que estão começando agora seus anúncios online.

Conhecer esse glossário tem um efeito prático muito além da curiosidade, já que essas siglas estão estão relacionadas com a definição de custo, objetivo e veiculação dos anúncios. Assim, você estará mais apto em entender o modelo de anúncio ideal de acordo com sua marca, produto e público, com um retorno e expectativa mais alinhado à realidade.

Vamos entender a diferença dessa ‘sopa de letrinhas’ da mídia digital?

CPC (custo por clique)

Um dos modelos mais conhecidos na mídia online, o CPC é o formato em que o anunciante paga apenas quando o anúncio recebe um clique, seja em uma rede social, na rede de pesquisa ou no anúncio dentro de um site. Costuma ser utilizado no começo de campanhas, para testar a atração e recepção do público, por exemplo, quando ainda não se conhece o potencial de conversão que o produto ou marca poderá ter.

CPM (Custo por mil)

Com o CPM os anunciantes pagam sempre que a peça de anúncio for visualizada por mil vezes. Normalmente associado com grandes blogs e portais de notícias (como você já deve ter visto), o objetivo desse anúncio será a visualização e divulgação, por isso, independente se o usuário clicar na peça você será cobrado após as mil impressões.

CPA (custo por ação/aquisição)

Nessa modalidade, além de clicar no anúncio o visitante ainda precisa completar uma ação pré-determinada no site direcionado, seja a assinatura de uma newsletter, ver um vídeo, completar um formulário, responder uma pesquisa, fazer um download… Por ser mais específico que outras modalidades e exigir mais interação, o CPA é associado com campanhas e produtos que já tenham público e finalidade definida.

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CPL (custo por lead)

Ter um contato direto com clientes interessados nos seus produtos é um diferencial para o lançamentos ou promoções, correto? O CPL são campanhas em que os anunciantes pagam a cada novo cadastro preenchido em um formulário no site ou landing page. Para a marca, esse interesse representa uma mudança de um mero visitante para um potencial cliente, interessado em seus produtos ou informações.

ROI (Return On Investment) X ROAS (Return on Advertising Spend)

ROI é uma sigla em inglês que significa ‘retorno sobre o investimento’, na prática é bem simples de verificar: divida o faturamento total pelo valor que foi investido. Assim você terá o resultado real se a campanha teve lucro com cada investimento realizado. Já o ROAS (Return on Advertising Spend) é uma métrica referentes apenas aos gastos com publicidade, sem englobar fatores externos e despesas da empresa, dividindo o lucro pelo investimento na divulgação, demonstrando a eficiência dessa campanha.

E na prática?

Agora que você conhece o significado dos principais termos de mídia digital, é hora de avaliar como usar as diferentes precificações na prática: muitas vezes a escolha errada entre CPM, CPC e a CPA pode prejudicar a eficiência de toda uma campanha e derrubar seu retorno online, sem atingir o potencial que poderia ter.

Assim, o ideal é realizar testes antes de criar uma grande campanha para entender qual dos formatos mais se adequa às necessidades do seu público. Conhecendo bem as diferenças e objetivos você conseguirá aproveitar as vantagens da mídia online, acompanhando com apenas com alguns cliques os resultados e podendo ajustar as campanhas sempre que necessário. Quando bem planejado e executado, o investimento na mídia online pode ser bem mais rentável e com altas chances de retorno, falando diretamente com um público já qualificado.

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