Tão rápidas quanto cliques, as inovações no ambiente digital não param de acontecer! A cada ano, marcas se reinventam nas redes sociais, acompanhando tendências, algoritmos e as mudanças de comportamento dos consumidores.
Consumidores que, por sinal, ficam cada vez mais exigentes e imediatistas – comportamentos que constroem graças a facilidade que as inovações tecnológicas oferecem. Compras cada vez mais ágeis, informações mais acessíveis, marcas cada vez mais presentes. E suas estratégias de marketing não podem ignorar isso.
O Brasil já possui 140 milhões de usuários ativos de redes sociais, o que representa 66% da população do país. Desses, 130 partem de dispositivos mobile, número que cresceu 8,3% de janeiro de 2018 a janeiro de 2019. O acesso à Internet por celulares já ultrapassa (e muito!) o número de acessos por desktop ou notebooks, e isso só comprova a tendência do comportamento dos usuários: as redes sociais ganham imensa atenção; suas compras e buscas por informação estão ao alcance das mãos; e esses acessos acontecem enquanto eles também desempenham outra tarefa.
Conhecendo esse cenário, fique atento às novas tendências que você deve considerar em suas estratégias de marketing digital esse ano!
1. Aprimore a comunicação digital
Promova a participação do público nas redes sociais
Quando um ser humano produz conteúdo para marcas, a mensagem torna-se muito mais simpática e receptiva aos seus seguidores. Então, além de investir em conteúdos always on – aqueles conteúdos que já fazem parte da sua estratégia – , estimule a participação de seus colaboradores. Seguindo essa tendência, o Nubank por exemplo, tem criado vídeos esclarecendo as principais dúvidas de seus seguidores – com presenças reais de seus colaboradores. É uma maneira de aproximar a marca do público alvo: human to human.
Aqui no blog da Webcompany, por exemplo, todos os nossos colaboradores produzem conteúdo: cada um, com sua especialidade, pode compartilhar seus conhecimentos e experiências em Marketing Digital com nossos seguidores, como por exemplo nosso Glossário de Marketing Digital!
Chatbot: a nova forma de atender o público
Segundo a Oracle, 80% das marcas nos Estados Unidos planejam usar chatbots como canal de atendimento ao cliente nos próximos anos. E essa é uma mudança interessante para marcas e consumidores: com um atendimento padronizado, disponível 24 horas por dia, é possível interagir com clientes por chats e aplicativos de mensagens, solucionando dúvidas mais simples e direcionando de forma mais eficaz o atendimento de dúvidas e problemas mais complexos. Tudo isso sem precisar de sites, links ou e-mails.
Com essas facilidades, os chatbots ganham cada vez mais popularidade – possivelmente, você já tenha sido atendido por um robô sem nem perceber!
Lançado em 2018, o WhatsApp Business alcançou 5 milhões de empresas esse ano – e chegou com sua versão para iOS. O app de mensagens mais popular do ocidente deve se tornar oficialmente um dos principais canais de atendimento ao cliente nos próximos anos, e os chatbots serão parte importante dessa nova maneira de tirar dúvidas e conseguir informações online.
Reposts: compartilhe as experiências de seus usuários
Com usuários cada vez mais conectados e interessados, é essencial seguir as tendências e deixar que eles façam parte de suas estratégias! Ajude que eles falem com você de forma mais ágil, e que colaborem na produção de conteúdo de suas redes sociais. Aquele repost que você dá em uma foto (ou em stories) em que o perfil de sua marca foi marcado é o jeito de mostrar que você está vendo o que estão falando sobre ela e que se interessa!
Além disso, quando uma marca mostra o que estão falando sobre ela, os outros usuários percebem toda a autenticidade que possui. É uma maneira de conferir ainda mais credibilidade à sua marca: estão falando sobre você, de forma espontânea, então aproveite o conteúdo!
O JapaUm, por exemplo, é um novo serviço de delivery de comida japonesa. Há pouco tempo no mercado, a marca tem demonstrado toda a qualidade, segurança e profissionalismo que oferecem repostando diariamente postagens feitas espontaneamente por quem utilizou o serviço. Além de ser uma maneira de engajar esses novos clientes, essa tendência é uma ótima forma de conquistar novos clientes potenciais! A propaganda boca-a-boca ainda funciona – mas de um jeito mais moderno!
Acessibilidade para sites e redes sociais é importante!
Graças ao constante aperfeiçoamento das tecnologias, pessoas com deficiência têm encontrado cada vez mais ferramentas que permitem sua inclusão no ambiente digital. Por isso, fique por dentro dessa tendência e pense como tornar seus sites e conteúdos acessíveis.
Sua marca pode adotar um posicionamento de sempre incluir as descrições das imagens e vídeos nas postagens, utilizando hashtags de acessibilidade, como #PraCegoVer, ou utilizar soluções em seus sites que facilitem a conversão de seus conteúdos em aplicativos com essa finalidade. Um desses aplicativos, por exemplo, é o Hand Talk, que traduz simultaneamente conteúdos, escritos ou falados em português, para a língua brasileira de sinais. Através de uma solução implementada em seu site, você pode tornar sua página acessível.
2. Micro-momentos
Micro-momento é um termo cunhado pelo Google, que acompanha essa tendência imediatista do consumidor em sua jornada de compra. Cada vez mais conectado em dispositivos móveis, os consumidores podem conferir horários de atendimento em lojas, verificar informações, preços e avaliações de outros usuários de produtos que deseja. Nesses micro-momentos, em que o interesse pela marca ou serviço está forte, sua decisão de compra tende acontecer se ele encontrar um conteúdo que corresponda às suas expectativas.
Podem acontecer em algumas situações: o “momento eu quero saber”, o “momento eu quero ir”, o “momento eu quero fazer” e o “momento eu quero comprar”.
Isso significa que sua marca precisa responder a essas expectativas, atendendo as demandas dos consumidores, se quiser converter ainda mais vendas. De acordo com o Think With Google, “53% dos visitantes abandonam sites mobile que levam mais de três segundos para carregar”, o que indica a necessidade de ter uma experiência mobile realmente adaptada a essa nova tendência dos usuários, facilitado o acesso às principais informações na tela do celular.
Também segundo essa pesquisa, 80% dos brasileiros usam celulares para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar. Ou seja, sua empresa não pode perder esses micro-momentos de engajamento digital, em que usuários usam seus dispositivos para resolver suas necessidades imediatas.
3. Influenciadores digitais locais
A presença de influenciadores digitais nas redes sociais e nas estratégias de marketing das empresas é uma tendência que está cada vez maior. No entanto, uma maneira de causar ainda mais identificação em seu público alvo com suas campanhas é utilizar influenciadores locais. Se você possui uma academia em Campinas, por exemplo, causa muito mais impacto quando utiliza uma influenciadora que treina em sua academia e que está presente nos eventos da cidade do que investir em uma campanha com a Gabriela Pugliese.
Ao utilizar influenciadores locais, sua marca promove reconhecimento entre a comunidade local. Proximidade é uma maneira de conexão com seu público!
4. Novas estratégias
Branding
Este é um nicho do Marketing que busca construir uma imagem positiva da marca na opinião pública. É um série de estratégias que não procuram vender um serviço, um evento, um produto específico, mas sim sua própria empresa.
Uma das maneiras mais eficazes de se trabalhar branding nos dias atuais é ser autêntico e transparente em sua presença digital, mantendo seu tom de voz para que você seja reconhecido no ambiente digital, de acordo com seus posicionamentos, conteúdos e atuação.
Além disso, como já exemplificamos, é quando você compartilha um conteúdo de seus fãs, mostrando que acompanha verdadeiramente o que estão falando sobre você; ou quando coloca a inclusão no ambiente digital entre os pilares de suas estratégias online, quando você de fato está interessado em promover a inclusão em todos os seus departamentos e atuações.
Fornecer um ágil e bom atendimento nas redes sociais também uma maneira de trabalhar branding nas redes sociais!
Mídias Digitais
As redes sociais criam novas tendências, mudam seus algoritmos, apresentam inovações e novas ferramentas com frequência. Por isso, considere em sua estratégia de marketing digital acompanhar essas evoluções. Usuários de redes sociais (vamos lembrar que no Brasil já somos 140 milhões de pessoas!) estão interessados em acompanhar essas inovações tecnológicas – e as marcas precisam estar atentos a esse comportamento!
Aproveite os vídeos: as lives do Instagram e o Watch, plataforma de vídeos do Facebook, são as tendências queridinhas da vez!
Além dos vídeos publicados no Youtube, terceiro site mais procurado pelos usuários brasileiros (depois de Google.com.br e Google.com), o consumo de conteúdo através o Instagram tem crescido enormemente. Marcas já criam estratégias específicas para esse canal, como lives para explicar sobre produtos determinados ou falar sobre notícias, e a tendência é que criem também para o Watch, plataforma de vídeos do Facebook que quer competir com o Youtube. As possibilidades são inúmeras e sua marca pode aproveitar todas elas para estar ainda mais perto de seu público!
Outra maneira que empresas têm encontrado de gerar conteúdo relevante e promover contato com o público é através de podcasts. Essa forma de transmissão de áudios através da internet não é necessariamente uma novidade: eles começaram a ser produzidos nos anos 2000, mas ganharam extrema popularidade nos últimos anos.
Podcasts são ótimos para fixar sua marca: seja através de conteúdo relevante ou de anúncios feitos em episódios pertinentes a sua empresa ou atuação.