fbpx
webcompany - Social Commerce: veja onde os consumidores estão comprando

Social Commerce: veja onde os consumidores estão comprando

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

As pessoas estão comprando cada vez mais pela internet! Saber tudo sobre social commerce é importante para identificar as melhores estratégias e agarrar as oportunidades que chegam com esse hábito. Afinal, da mesma forma que você aproveita a comodidade para comprar seus produtos preferidos, seus clientes precisam encontrar suas ofertas.

A jornada do consumidor mudou e isso não é novidade. O que vem se reinventando todos os dias são as estratégias de negócio para atender esse novo público e se manter relevante no mercado. Nesse cenário, o social commerce tem se tornado uma importante maneira de construir relacionamentos relevantes com seus clientes e melhorar o faturamento da empresa.

Social commerce, ou Comércio Social em Português, é um subconjunto do e-commerce que envolve o uso de redes sociais. Como permitem a interação entre os usuários e as marcas, as redes sociais são fundamentais para as lojas, principalmente as virtuais. Uma vez que a pessoa está na internet para comprar alguma coisa, ela pode buscar opiniões de outros consumidores, comparar ofertas, tirar dúvidas, ou seja, consegue sentir confiança antes de comprar algo.

Social commerce: quais as plataformas preferidas pelos usuários?

A pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box, trouxe dados importantes para sua estratégia de vendas no digital. 74% dos consumidores contaram que usam as redes sociais para comprar produtos. As plataformas mais usadas são:

  • Google Shopping: a ferramenta do buscador permite que o usuário compare preços entre diferentes vendedores. Ela foi citada como a mais popular entre os entrevistados, com 53% de respostas!
  • Instagram: não é segredo para ninguém que a rede social tem direcionado suas ferramentas para as vendas, mas as lojas que ainda não entenderam isso estão ficando para trás. 50% dos participantes marcaram as lojas no Instagram, como o lugar mais utilizado para adquirir produtos e serviços.
  • Facebook: 43% mencionaram a rede de Mark Zuckerberg como um bom lugar para fazer compras. Essa é uma informação importante, principalmente para quem acredita que o Facebook ficou para trás!
  • WhatsApp: a praticidade no atendimento colocou o aplicativo de mensagem entre os mais citados na pesquisa Social Commerce, com 42% de menções.

Entre as razões pelas quais as pessoas preferem comprar pelas as redes sociais, estão: preço, rapidez, acesso a mais informações sobre os produtos, facilidade ao pesquisar e maiores chances de encontrar lojas menores, de pequenos e médios produtores.

Quais as vantagens do social commerce para o seu negócio?

O social commerce consiste em comprar um produto ou serviço de forma nativa nas plataformas de redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest ou WhatsApp. Além disso, inclui a interação dos usuários com as plataformas que destacam a troca de informação sobre os produtos da marca. Apesar de ser fundamental para o faturamento das empresas, somente 41% dos entrevistados na pesquisa citada sabiam o significado de social commerce. Depois de uma explicação, 74% dos usuários reconheceram o hábito e afirmaram que costumam usar as redes sociais para fazerem compras

Com o crescimento do social commerce, o consumidor tem a possibilidade de emitir sua opinião e classificar a qualidade tanto do produto como do atendimento realizado durante o processo de compra. Quando o trabalho é bem executado e tem como foco a boa experiência do cliente, proporciona resultados tão bons quanto às vendas feitas pelos canais mais tradicionais.

O social commerce é uma realidade que traz benefícios tanto para os consumidores, que podem comprar sem sair de casa, quanto para os lojistas, que conseguem explorar a internet e suas potencialidades para aumentar o faturamento. Se você ainda não traçou estratégias para fazer negócios com o marketing digital, aproveite, o melhor momento é agora!

Precisa de ajuda para explorar o social commerce?
Fale com os especialistas da Webcompany Marketing Digital!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.