fbpx
webcompany - Saiba como contratar influenciadores

Saiba como contratar influenciadores

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Contratar influenciadores é uma tarefa cada vez mais importante nos planejamentos de marketing digital de marcas de diferentes tamanhos. Esse trabalho é impulsionado pela mudança significativa no comportamento dos consumidores, que demonstra que os indivíduos estão mais interessados em ouvir pessoas do que empresas.

Os influenciadores tem um papel fundamental para o sucesso do Marketing de influência, uma área que consiste em elaborar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais compradores. Uma pesquisa realizada pela Qualibest em parceria com a Spark, mostrou que 76% das pessoas já compraram algo por meio de indicação de influenciadores digitais.

Os dados comprovam que a influência pode alavancar as vendas! A principal vantagem dessa abordagem é que a audiência está muito mais aberta para ouvir pessoas que já estão conectadas com ela. Já escutou que a confiança é a moeda do século? Essa é a maior verdade dos últimos tempos! Os indivíduos não estão preocupados apenas com dinheiro, eles querem saber se algo faz sentido e é bem recomendado.

Vale a pena contratar influenciadores?

Um influenciador digital é um indivíduo que tem seguidores em um determinado nicho com o qual eles se envolvem ativamente. Por conta da conexão gerada nos canais digitais, ele tem o poder de afetar as decisões de compra de outras pessoas. Como ele consegue fazer isso? Utilizando o conhecimento ou relacionamento que tem com seu público.

Como os influenciadores trazem a sua própria audiência, eles ajudam a aumentar a visibilidade da marca, além disso, oferecem sua imagem e credibilidade para o produto ou serviço que estão propagando, ou seja, quando a estratégia é bem alinhada, as vantagens são muito grandes. Além disso, contratar influenciadores é uma maneira de humanizar a marca, dando rosto e voz as campanhas publicitárias.

Sabemos que contratar influenciadores é poderoso para gerar vendas, mas para que os resultados sejam reais, você deve escolher o influenciador que mais tenha conexão com a sua empresa e público-alvo, e o mais importante: que não se limite apenas às fotos bonitas, mas que entregue bons trabalhos.

Para ter sucesso na hora de contratar influenciadores, preste atenção nestes pontos:

Existem influenciadores que possuem milhões de seguidores e outros que têm menos, por isso, podem ser classificados como mega, macro, intermediário, micro e nanoinfluenciadores. Entender essas diferenças é fundamental para optar pela opção mais adequada à realidade da sua empresa.

Em detalhes:
Nanoinfluenciadores : 1.000 a 10.000 seguidores
Microinfluenciadores : 10.000 a 50.000 seguidores
Influenciadores de nível intermediário : 50.000 a 500.000 seguidores
Macroinfluenciadores : 500.000 a 1 milhão de seguidores
Megainfluenciadores : mais de 1 milhão de seguidores

Quando for contratar influenciadores, responda às seguintes perguntas:

  1. O influenciador possui conexão com a marca?
  2. Ele entende dos assuntos relacionados ao universo que você atua?
  3. Como são os comentários nas postagens do perfil dele?
  4. O engajamento do perfil é acima da média?
  5. Ele já fez alguma publicidade? O que você achou da abordagem?
  6. Os valores são próximos aos que você tem disponível para investir?
  7. Quais assuntos o influenciador costuma abordar no dia a dia? São pautas que você também abordaria?
  8. Como está a reputação da pessoa escolhida?
  9. O influenciador escolhido está preparado para disponibilizar relatórios?
  10. Você trabalhará com macroinfluenciadores ou prefere os perfis com menos seguidores?

Uma ação com influenciadores precisa ser bem executada para trazer bons resultados, caso contrário, o que era ouro se torna pedra. Você quer atrelar sua marca a pessoas com bons comportamentos, certo? Lembre-se de que uma escolha errada pode custar caro para sua imagem e o trabalho de gestão de crise é sempre desafiador.

Não economize tempo e esforço nas pesquisas e no planejamento. Busque perfis com bom engajamento, não apenas números de seguidores, e analise o comportamento dos fãs do influenciador que você escolheu. Durante a criação, convide o profissional para participar da criação da ação e garanta que os dois lados estão alinhados e preparados para entregar o melhor.

Quando for pensar em contratar influenciadores, tenha claro que ele não fará o trabalho sozinho. Para alcançar objetivos, o time e as redes sociais devem estar preparados para atender a demanda, acompanhar as conversas e potencializar a sua venda!

Já pensou em contratar influenciadores para potencializar o trabalho do seu negócio?
Conte com a equipe Webcompany Marketing Digital!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.