Influenciador Digital: será que vale a pena para a sua empresa?

Embora nos últimos tempos a figura do influenciador digital tenha conquistado cada vez mais espaço no mercado digital, muita gente ainda não entende muito bem o que isso significa. Em poucas palavras, o influenciador digital é aquela pessoa ou marca, que através do seu conteúdo nas redes sociais, consegue influenciar a maneira que seus seguidores encaram algumas questões, conceitos ou se relacionam com novos produtos.

O trabalho do influenciador digital é parte fundamental do Influencer Marketing, e está focado em entregar valor, buscar relacionamento e formar opinião, além da exposição de marca.

Resumidamente: o influenciador faz o tradicional marketing boca a boca, só que agora digital.

Vale a pena trabalhar com um influenciador digital?

Segundo a MediaKix, o mercado de influenciadores no Instagram movimentou mais de U$ 1 bilhão em 2018, com estimativa de crescimento significativo neste ano. Outro dado aponta para a importância do marketing de influência dentro do plano de comunicação das marcas: de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, os influenciadores estão em segundo lugar no poder de tomada de decisão na compra de um produto, perdendo apenas para amigos e parentes, que alcançaram 57%.

Além dos números apresentados, os hábitos da geração mostram como os influenciadores podem ser importantes para potencializar ações de marketing e vendas. Os millennials procuram por resenhas em blogs antes de comprar algo e uma abordagem mais autêntica e sincera sobre os produtos fazem a diferença na decisão de compra. Por isso, é importante identificar quem realmente tem influência sobre seu público, com uma presença digital relevante, capaz de estabelecer uma conexão forte com ele.

Como escolher influenciadores digitais brasileiros:

Levando em consideração que o influenciador digital é um formador de opinião, é preciso buscar perfis que estejam de acordo com o propósito da sua marca. Não necessariamente o influenciador precisa ser um profissional ou especialista do ramo da empresa, basta que a audiência seja formada pelo mesmo público que o da marca. Por ex.: um restaurante não precisa se prender a influenciadores que sejam cozinheiros. A empresa pode optar por um influenciador digital  que crie conteúdos do interesse do seu público.

De acordo com um estudo feito pela SocialChorus, campanhas com influenciadores podem ter um engajamento até 16 vezes maior do que a publicidade em outros meios de comunicação. Mas, isso só funciona se o influenciador for escolhido da forma correta e tenha seus valores alinhados com o da marca. Existem alguns critérios para definir quem é realmente relevante no universo digital.

Dicas para ter sucesso nas ações feitas com o influenciador digital

  • Lembre-se de que o foco da empresa deve ser sempre o consumidor.
  • Tenha objetivos claros e certifique-se de alinhar corretamente com o influenciador digital.
  • Defina metas mensuráveis.
  • Não se prenda a quantidade de seguidores no momento da seleção. Um dos KPIs mais importantes na avaliação do influenciador digital é a taxa de engajamento.

>>> Entenda as métricas de análise do sucesso das estratégias de marketing digital.

  • Procure por empresas especializadas em selecionar influenciadores para garantir a assertividade na escolha. Alguns sites como o Kuak, Squidit, Digital Influencers, Hubble, entre outros, trazem informações detalhadas sobre o segmento de atuação, taxa de engajamento, etc.

Não importa o tamanho da sua empresa, o influenciador digital pode e deve ser visto como uma solução criativa para a marca dentro do planejamento estratégico, pois aliado às boas práticas de marketing digital  e o monitoramento dos resultados, é capaz de alavancar as vendas e colocar sua empresa nos holofotes.

Quer entender melhor como a sua empresa pode trabalhar com um influenciador digital? Fale com a Webcompany!