Publicidade no Facebook: entenda quanto investir para ter bons resultados

A publicidade no Facebook é uma parte importante do plano de mídia das marcas. Ela contribui para propagar publicações, atrair clientes em potencial e pode contribuir para o reposicionamento de empresas que estão no mercado há alguns anos. Se você ainda não chegou a conclusão de quanta verba deve ser direcionada para essa funcionalidade, esse artigo irá te ajudar.

O poder da rede social nos dias de hoje já está mais do que comprovado. Dadas as proporções, investir em publicidade no Facebook é o caminho mais inteligente para aumentar o reconhecimento da marca, seja qual for o tamanho dela. Se você quer que mais pessoas saibam o que tem para oferecer, precisa fazer parte da vida delas. É exatamente isso que você consegue com os anúncios digitais!

Com a publicidade no Facebook você consegue turbinar uma publicação, promover um evento, obter cadastros ou até mesmo incentivar pessoas a comprar em seu site. A melhor parte é que não existe uma regra quanto ao valor. É possível começar com valores mais baixos, para realizar testes, e avançar para uma verba mais alta. Tudo depende do contexto da empresa.

Boas razões para investir em publicidade no facebook

Melhorar a presença digital

A atenção das pessoas é disputada o tempo todo na internet, ou seja, sua marca tem que ser muito diferenciada para se destacar. Além disso, os anúncios ajudam a direcionar os conteúdos para quem realmente irá se interessar pelo assunto.

Sabendo que o Facebook tem quase 2 bilhões de usuários no mundo todo e só no Brasil são 100 milhões de pessoas, fazer um bom trabalho por lá é muito vantajoso. Impulsionar os conteúdos e fazer anúncios direcionados para o público-alvo da marca ajudará na lembrança que ela tem na vida dos clientes. Se quando precisarem do seu produto ou serviço, eles lembrarem de você, o ponto será seu!

Falar com as pessoas certas

Quantidade não significa qualidade, o ideal é que suas publicações cheguem para uma audiência qualificada. Ao contrário de outras plataformas, a publicidade no Facebook possibilita uma segmentação bem específica, como por estado, cidade ou região, assuntos de interesse, cargos profissionais, campos de estudo e sexo. Essas definições tornam o trabalho mais assertivo e evita o desperdício de dinheiro.

Investimento adequado a realidade da sua empresa

Houve um tempo em que investir em publicidade era exclusividade das grandes empresas, mas a internet tornou o acesso mais democrático. As ferramentas do Facebook permitem um investimento bem mais abaixo do normal quando comparado a outros meios e veículos, ainda que ofereça retornos além da média.

Mesmo que você tenha uma verba mais enxuta destinada ao marketing da sua empresa, ainda poderá definir um orçamento mensal para que a publicidade no Facebook seja realizada. Comece fazendo testes com um valor mais baixo e vá aumentando da forma que for possível. Não esqueça de ter um investimento constante, esse é um fator muito importante para a divulgação dos seus produtos ou serviços!

Como estabelecer o valor de investimento em publicidade no Facebook

Seja realista com o orçamento da sua empresa

Não tente dar um passo maior do que a perna. Quanto mais sincero você for em relação ao contexto atual da empresa, melhor serão os resultados. Entenda os números relacionados ao marketing, qual é a média de vendas atual e qual é a meta. Por exemplo, se o objetivo for ganhar dinheiro, o foco será em conseguir leads e fazer vendas – isso irá variar.

É comum que um orçamento de marketing para qualquer empresa seja de 5% a 12% da receita. As empresas mais novas podem querer gastar mais perto de 12%, com o objetivo de crescer mais rápido, enquanto aquelas que estão no mercado podem ter um orçamento perto de 5%.

Na hora de definir o orçamento que será direcionado para a publicidade no Facebook, é interessante considerar:

  • Qual é o custo por lead para sua empresa: Um lead não é uma venda, mas é o que você precisa conquistar antes de fazer uma venda. Os valores do CPL podem variar de acordo com o segmento de atuação. Conte com um profissional de marketing digital para te ajudar na descoberta desse valor.
  • Custo por evento principal: esse é um número que precisa estar no seu radar! Se você tem uma empresa que precisa de um contato inicial para que uma venda possa ser feita, precisa reservar um valor para essa ação.
  • O custo por aquisição de cliente: você também precisará determinar o que é um bom custo por aquisição de cliente para sua empresa. Avalie quanto você teve que gastar para conquistar um novo cliente. Se você tiver vários produtos e serviços, seu custo por aquisição de cliente pode ser diferente para cada um deles.
  • Taxa de conversão: quem procura sobre publicidade no Facebook escuta bastante esse termo. A taxa de conversão é muito importante! Determine quantos leads você precisa para conseguir fazer a venda e siga esse objetivo ao estipular valores de investimento.

Direcione os gastos com publicidade do Facebook

Decidir o valor de investimento é o primeiro passo, a seguir, você deve distribuir a verba com base nos tipos de anúncios do Facebook mais indicados para trazer os resultados esperados. De maneira geral, o recomendado é que cerca de 20% do seu investimento seja dedicado à educação, engajamento e construção de público. É comum pensar apenas na captação de leads, mas o trabalho precisa ser completo!

Outra parte do orçamento deve se concentrar na promoção da oferta e na geração dessas conversões, cerca de 60% é ótimo. Os 20% restantes podem ser dedicados aos esforços de retargeting – uma forma eficaz de obter retorno para seu investimento. Lembrando que esses percentuais não são regras e podem variar de acordo com os objetivos da marca. O ideal é ter um profissional responsável por fazer um planejamento de mídia adequado.

4 erros comuns na campanha de publicidade do Facebook que sua marca deve evitar

  1. Não esperar o período necessário para obter resultados: O trabalho digital é uma construção. Ter paciência é essencial para captar dados, analisar o que estão dizendo e, em seguida, fazer os ajustes apropriados a partir daí.
  2. Investir um valor abaixo do recomendado: você não precisa investir muito, mas deve direcionar uma verba que faça sentido com os objetivos esperados.
  3. Escolha do tipo de campanha errada: existem diferentes possibilidades dentro da ferramenta, cada uma com um objetivo de mídia específico. Muitas vezes, uma configuração errada pode prejudicar os resultados finais. Fique atento aos formatos!
  4. Não interpretar os dados: os números são guias para quem sabe analisá-los! Os relatórios estão recheados de informações sobre o público-alvo, hábitos de consumo e publicações que performaram melhor. Se você tem os dados como base, poderá fazer campanhas mais específicas.

Estamos na era em que investir em publicidade no Facebook é para todo mundo. Mesmo que sua empresa esteja começando agora, as chances dos anúncios colaborarem para melhorar os resultados e fortalecer o nome no mercado são grandes. Não deixe para conquistar a atenção da sua audiência quando for tarde demais!

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