Produção de conteúdo digital em equipe: ganhos para toda a empresa

A produção de conteúdo digital é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing digital. Pelo conteúdo você pode engajar, influenciar e interagir com as pessoas, através do compartilhamento de materiais relevantes, que atraem potenciais clientes para sua empresa. Por isso, é fundamental que esse conteúdo seja pensado de forma ampla e ofereça informações de qualidade.

Atualmente, grande parte das empresas deixam a produção de conteúdo digital sob responsabilidade apenas do departamento de marketing. No entanto, as marcas mais bem-sucedidas no cenário digital são as que se preocupam em envolver diferentes áreas no processo de produção. Assim, os conteúdos ficam mais completos e com embasamentos técnicos de profissionais de diferentes idades, profissões e estilos de vida.

O principal desafio na implementação da produção de conteúdo digital em equipe é unir os talentos, de modo que cada um possa contribuir de acordo com sua área de conhecimento. Mas o esforço vale a pena: a união de habilidades faz com que o conteúdo seja lapidado. Além de um conteúdo completo e com mais credibilidade, a produção de conteúdo digital feita com a colaboração de diferentes profissionais traz muitos outros benefícios.Vantagens da produção de conteúdo digital colaborativo

4 benefícios da produção de conteúdo digital em equipe

Humanização

Uma história contada por quem a viveu é muito mais emocionante e também mais autêntica. Um estudo do Edelman Trust Barometer descobriu que 67% dos consumidores confiam em “especialistas técnicos da empresa”, enquanto apenas 43% confiam nos CEOs. Isso se deve ao fato de que quando os membros da empresa colaboram com a equipe de marketing para o desenvolvimento dos materiais, agregam valor ao conteúdo, que fica mais completo.

É sabido que os consumidores geralmente preferem se relacionar com uma empresa real e acessível. Quando os membros da equipe geram conteúdo, eles se tornam a imagem da empresa e transmitem a humanização que o cliente procura.

Marketing mais eficiente

As equipes de marketing podem dispor de horas de estudos para entender situações que poderiam facilmente ser esclarecidas por profissionais que convivem diretamente com elas. Sem contar que, distribuir a produção de conteúdo digital facilita o preenchimento do calendário editorial com pautas relevantes para o público da marca.

Cada funcionário deve participar com suas experiências e conhecimentos técnicos no desenvolvimento do conteúdo. Com certeza, o público perceberá os diferentes pontos de vista e terá maior probabilidade de confiar em um material originário de vários funcionários, em vez de apenas um profissional.

Lembre-se que quanto maior a qualidade da produção de conteúdo digital, melhores serão os resultados para os indicadores da empresa. Pois, quando os colaboradores fazem parte do processo de desenvolvimento, o marketing de conteúdo gera mais tráfego, leads e, consequentemente, vendas.

Cultura da empresa em destaque

A cultura da empresa é parte da rotina dos funcionários e cada um lida com ela de uma forma, sendo assim, podem falar sobre ela de modo particular. Em situações onde o objetivo do conteúdo é mostrar a forma que o profissional trabalha dentro da empresa, eles são as melhores vozes para comunicar.

Uma forma de fazer com que profissionais de todas as áreas da empresa atuem efetivamente na produção de conteúdo digital é a equipe de marketing entrevistar colegas e criar postagens oriundas desses materiais. As publicações no estilo de entrevista são uma excelente maneira de destacar as conquistas dos funcionários e incentivar um senso de comunidade dentro da equipe, dando maior visibilidade a cultura da empresa. Esse é um formato de conteúdo que também contribui no processo de recrutamento e seleção da empresa. Afinal, quem não gostaria de ser parte de um time com uma cultura tão interessante?

Incentiva o compartilhamento do conteúdo

Os membros que participam da produção do material desenvolvem um sentimento de pertencimento, logo, passam a compartilhar o conteúdo que criaram ou contribuíram por meio de seus próprios canais de mídia social com mais frequência.

Quando os integrantes do time veem seu nome ao lado de um artigo ou postagem de blog, eles se apropriam, se orgulham e compartilham. Uma pesquisa publicado pelo Social Media Today mostra que um conteúdo que os usuários que compartilham em seus próprios perfis pode gerar um envolvimento 8 vezes maior do que o conteúdo compartilhado em canais de marca. As empresas podem se beneficiar das suas redes para ampliar seu alcance.

Como envolver toda a equipe na produção de conteúdo digital

  • Faça reuniões de brainstorming antes do planejamento editorial;
  • Converse com os funcionários da equipe para entender os assuntos mais interessantes dentro das áreas;
  • Durante o desenvolvimento do conteúdo, colete informações, entrevistas e opiniões;
  • Identifique talentos técnicos dentro da empresa e aproveite ao máximo na produção de conteúdo digital;

Criar um ambiente que encoraje os indivíduos a compartilharem seus pensamentos e idéias aumenta a eficiência do conteúdo, colabora para a integração dos funcionários e melhora consideravelmente o sucesso de sua estratégia de marketing digital.

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