O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é muito abrangente. Por isso, ainda muitas pessoas têm dificuldades em entender o que é Marketing Digital, quais seus benefícios e, até mesmo, o que um especialista faz.

Mas, não precisa ser nenhum especialista para saber que o Marketing Digital está em alta. Só se fala nisso. E ele é um grande “queridinho” justamente porque ele é viável e acessível a todas as pessoas e todas as marcas.

 

Trocando em miúdos, o Marketing Digital é um apanhado de estratégias planejadas para serem executadas no ambiente digital de forma integrada (redes sociais, sites, blogs, landing pages…) para atingir um determinado objetivo e um determinado público.

 

>> Saiba mais sobre as Landing Pages, ferramentas muito utilizadas em estratégias de Marketing Digital.

 

Imagine que há 20 anos, quando você estava interessado em comprar um produto, como ia atrás das informações sobre ele? Ou, então, quando você precisava ligar para um encanador que atendesse sua região, como você descobria o número de telefone dele?

É até difícil de imaginar o nosso dia a dia sem as facilidades que a internet nos proporciona. Mais difícil ainda é imaginar nossa vida sem os nossos queridos celulares. Já ficou um dia sem o seu smartphone? Um castigo da vida moderna, aquele misto de alegria e agonia.

 

Já parou para pensar o quão dependentes dos nossos smartphones nós somos?

 

Lá atrás, as opções para uma marca divulgar o seu produto eram restritas. Para uma pessoa física então… fora de cogitação!

Publicidade era para as grandes empresas divulgarem o que elas queriam dizer em grandes mídias. A era do glamour publicitário (quem aí assistiu a série Mad Men?).

Para as médias e pequenas empresas as opções eram: jornais, panfletos, classificados (se você tem menos de 25 anos, provavelmente você não faça ideia do que é isso!)… Poucas opções e ZERO formas de mensurar esse investimento. Tudo era na base da sorte.

Com a internet, com as redes sociais, com os avanços tecnológicos, essa realidade se transformou. Hoje somos dependentes da internet e de nossos celulares. Tudo nós pesquisamos no Google, acessamos o Instagram, o Facebook, compramos online…

 

Até o  boca a boca ganhou sua forma digital através dos inúmeros reviews de produtos e unboxing no Youtube, por exemplo.

 

O Marketing Digital é um apanhado de ações – com estratégia – feitas em diferentes canais para promover uma marca, um produto, um serviço, uma pessoa… na Internet.

 

Em resumo: o Marketing Digital é um universo de possibilidades. O Marketing Digital é democrático porque é para tudo e para todos.

 

>>> Confira 5 passos para implementar o Marketing Digital na sua empresa

 

Mas, por que devo fazer Marketing Digital?

Essa pergunta é muito fácil de ser respondida.

 

1) Ninguém gosta de gastar fortunas em publicidade que não traz retorno.

A mídia tradicional é cara e difícil de ser mensurada. Não dá para saber se aquele anúncio em uma revista motivou – de fato – uma venda. Calma! Nós não somos avessos à Publicidade tradicional. Ela existe e é importante para muitas empresas.

O que queremos mostrar aqui é um novo universo de possibilidades, infinitamente mais baratas e com a real possibilidade de VENDER.

 

2) O Marketing Digital é muito prático e flexível.

Imagine que você vai lançar sua marca e mandar imprimir um catálogo com todos os produtos que você oferece. Depois de impresso, se você verificar algum erro, já era! O material está pronto e tem muito dinheiro envolvido para simplesmente jogar fora e fazer um outro catálogo.

No Marketing Digital é possível trocar uma peça, fazer ajustes a qualquer momento, com agilidade e praticidade!

 

3) Você comunica a mensagem para a pessoa certa, na hora certa!

Diferente da mídia tradicional ou offline, você consegue programar campanhas personalizadas para cada etapa da jornada de compra do seu consumidor e para cada tipo de público. Por exemplo, você tem uma hamburgueria que abre apenas no jantar. Você consegue segmentar anúncios para pessoas que estão próximas ao endereço do estabelecimento no período da noite! Ou, então, aparecer para pessoas que têm interesse em hambúrguer ou alimentação. Essas são apenas algumas possibilidades, mas existem inúmeras!

 

Com o Marketing Digital é possível:

  • Gerar leads
  • Realizar promoções
  • Lançar produtos e campanhas
  • Atender clientes
  • Impulsionar eventos
  • Despertar a necessidade do seu produto/serviço em clientes potenciais
  • Trazer inovação para sua empresa
  • Economizar
  • Melhorar a opinião do público em relação à marca
  • Entender as necessidades do seu público e lançar produto atrativos
  • Reforçar o posicionamento da marca

 

Quando falamos em Marketing Digital, o céu é o Limite! Existem inúmeras estratégias para inúmeras necessidades. Sua empresa tem uma necessidade e não sabe por onde começar? Nós estamos aqui para ajudá-lo.