Omnichannel o que é: entenda como sua empresa pode aproveitar

O aumento pela busca do termo omnichannel o que é mostra que cada vez mais as empresas têm percebido que o conceito é um requisito para as marcas que querem continuar sobrevivendo em um mercado totalmente modificado pelas transformações digitais. Isso porque, a excelência no atendimento é crucial para atender as expectativas dos consumidores, que estão mais ágeis e buscam por um fluxo cada vez maior de informações.

O atendimento omnichannel consiste no uso simultâneo de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de interligar os canais online e offline, para aprimorar a jornada de compra do cliente.

Omnichannel o que é e quais os benefícios da estratégia

Dentro do omnichannel, todos os pontos de contato com o cliente são desenvolvidos de forma a otimizar os processos. A principal vantagem de uma estratégia com os canais interligados, é a satisfação do cliente, que pode desfrutar de uma experiência de compra integrada em todos os canais. Consequentemente, os benefícios serão refletidos na realidade da marca e assim sua empresa poderá:

  • Melhorar a percepção da qualidade dos serviços oferecidos.
  • Reduzir de custos em geral.
  • Aumentar as vendas.
  • Otimizar o processo de atração e fidelização dos consumidores.

4 tendências de Omnichannel que sua empresa precisa conhecer para se destacar no mercado!

A integração do online e offline é o que garante o sucesso da estratégia de omnichannel.

 

  • Integração dos canais de comunicação

Levando ao pé da letra, o prefixo “omni” faz referência a todos, neste caso, todos os canais de uma empresa estão conectados para oferecer a melhor experiência para o usuário. Com essa integração, o cliente pode, mesmo estando dentro da loja física, utilizar o aplicativo da marca para verificar se existe o produto específico que deseja. Se encontrá-lo pelo aplicativo, pode fazer o pedido com um dos vendedores da loja e optar por receber a entrega em casa.

Para oferecer diferentes possibilidades para os clientes, é fundamental que os aplicativos estejam em sinergia com a loja física, bem como a comunicação nas redes sociais e toda a mídia digital, para evitar que o cliente perceba que há uma diferença entre os canais.

2) Same day delivery

A expressão significa “entrega no mesmo dia” e é uma das tendências que mais agradam o consumidor, principalmente aqueles que fazem compras com urgência. Afinal, quem não gostaria de receber sua encomenda em menos de 24 horas?

O Same day delivery é um modelo de entrega rápida em que o consumidor recebe seu pedido no menor tempo possível, geralmente no próprio dia em que foi realizado. Grandes lojas como Magazine Luiza, Livraria Saraiva, Amazon e Netshoes, já fazem uso do modelo e a repercussão é positiva.

3) Assistentes digitais

Segundo o Total Retail 2017, estudo desenvolvido pela PWC, cerca de 88% dos brasileiros avaliaram que a questão mais importante do atendimento recebido na loja física é poder contar com o suporte dos vendedores que conhecem os produtos oferecidos. Porém, somente 56% dos brasileiros estão satisfeitos com o atendimento recebido.

Essa insatisfação abre caminhos para os assistentes digitais, como os chatbots, que podem oferecer o suporte necessário para a decisão de compra, não só nos ambientes digitais, como também durante a visita do cliente a loja.

        4) In-store pick-up e estoque visível

O modelo de compra com retirada na loja tem ganhado muitos adeptos ao oferecer o conforto da compra online, com a vantagem de reduzir os custos com frete, que faz o preço final do pedido ser mais em conta para o consumidor.

O ponto de destaque aqui é para as informações que devem ser disponibilizadas para garantir a melhor experiência de compra para os clientes. Se você consegue garantir a visualização de todo o estoque no momento da compra ou as lojas disponíveis para retirada, por exemplo, vai reduzir muito o atrito de um cliente que busca um produto que não está disponível no estoque ou em sua localização.

No Omnichannel um canal ajuda o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor, a estreitar ainda mais as relações online e offline e garantir a satisfação completa dos consumidores. A estratégia pode ser utilizada por empresas de qualquer porte e segmento, inclusive a sua! Fale com nossa equipe e saiba como.