Marketing para B2B: exemplos de como sua marca pode ser impactada

O Marketing para B2B é focado no business-to-business (B2B), ou seja, ações de empresas para empresas. Esse tipo de movimentação tende a ser mais demorada em comparação ao B2C, mas é uma relação de compra (comprador) e venda (fornecedor) necessária para que os negócios sigam funcionando.

Por se tratar de um mercado mais competitivo, as marcas precisam investir em estratégias que garantam sua permanência na disputa e o reconhecimento em meio a outros fornecedores. Investir no Marketing para B2B é uma forma de obter maior vantagem competitiva nessas operações, atraindo novos leads e ganhando maior visibilidade.

Quer saber se vale a pena investir? Entenda como funciona esse tipo de abordagem e veja exemplos de como a sua marca pode ser impactada!

Qual é o foco do marketing B2B?

O foco do marketing B2B está em construir e manter relacionamentos comerciais entre empresas. Ao contrário do B2C, onde o consumidor final é o alvo, o B2B lida com valores maiores e decisões de compra mais complexas que envolvem múltiplos tomadores de decisão. A ênfase está em demonstrar o ROI (retorno sobre investimento) e o custo-benefício das soluções oferecidas, além de estabelecer uma confiança mútua através de um relacionamento de longo prazo.

Estudos indicam que 57% do processo de compra no B2B é concluído antes mesmo de os compradores entrarem em contato com um fornecedor . Isso se deve à vasta quantidade de informações disponíveis online e à importância de um conteúdo relevante que responda às dúvidas dos tomadores de decisão. Segundo o relatório “The 2024 State of Marketing and Trends Report” feito pela HubSpot revela que 61% dos profissionais de marketing B2B acreditam que a geração de leads de alta qualidade é seu maior desafio. 

Entenda mais sobre o Marketing para B2B

O Marketing para B2B envolve um conjunto de ações direcionadas a negociações entre duas empresas (uma que fornece e outra que adquire). Investir nessa abordagem é traçar técnicas de marketing com o principal objetivo de gerar novas negociações.

Um ponto importante a considerar sobre operações entre empresas é que clientes B2B tomam decisões de compra de forma diferente do consumidor B2C. Há duas questões principais que eles consideram com peso: o ROI (retorno sobre investimento) e o custo-benefício.

É nesse sentido que as transações business-to-business são consideradas mais desafiadoras e demoradas do que quando são destinadas ao consumidor comum. Compreender o perfil desse público e suas prioridades, além de investir em um bom relacionamento, são peças chave para um bom resultado nesse processo.

O Marketing para B2B atua com os mesmos princípios do convencional, porém se baseia nos principais desafios do setor. Trata-se de uma estratégia focada em uma organização e, na maioria das vezes, a decisão de compra passa por mais de uma pessoa.

Diferente do consumidor B2C, que ao comprar consideram questões como popularidade do produto, identificação com a marca, influência de amigos e conhecidos, entre outras, no B2B há uma gama de fatores mais específicos e que, no geral, têm a ver com o benefício da operação no quesito investimento e lucro.

No próximo tópico, veja como o Marketing para B2B pode ser aplicado.

Quais são as vantagens do B2B?

Relacionamentos de longo prazo

No B2B, os relacionamentos tendem a ser mais duradouros, pois envolvem contratos e parcerias estratégicas que podem durar anos. Isso gera uma estabilidade e previsibilidade de receita para ambas as partes envolvidas.

Ciclo de vendas mais mongo, mas com maior maior

Embora o ciclo de vendas no B2B seja mais longo e complexo, ele geralmente resulta em transações de maior valor. Isso se deve ao fato de que as empresas estão dispostas a investir mais em soluções que tragam benefícios significativos ao seu negócio.

Especialização e expertise

O marketing B2B permite às empresas se posicionarem como especialistas em seu campo. Isso é alcançado através da produção de conteúdo especializado, como whitepapers, webinars e estudos de caso, que educam e engajam o público-alvo.

Maior ROI

As estratégias de marketing B2B tendem a focar em canais e táticas que proporcionam um alto retorno sobre investimento, como inbound marketing e SEO. Isso é especialmente importante para justificar o orçamento e os esforços dedicados às campanhas.

Critérios e principais estratégias de Marketing para B2B

Como vimos, o Marketing para B2B tem como principal objetivo fortalecer a sua marca no mercado, atrair público qualificado e gerar maior oportunidade de negócio. Conheça critérios importantes que não podem faltar para suas ações:

Branding

Branding em tradução para o português significa “marca”. Uma das principais estratégias para se destacar na competitividade do mercado é trabalhar a marca da sua empresa com o Marketing para B2B. Quanto mais reconhecida ela for, maiores são as oportunidades de negócios e de aumentar a sua margem de lucro.

É preciso investir em estratégias que fortaleçam a presença da sua marca no setor e que sejam capazes de garantir maior visibilidade, destaque do seu diferencial, reconhecimento e credibilidade de atuação na área. 

Linguagem e comunicação

Assim como no B2C, o Marketing para B2B também exige uma linguagem adequada ao se retratar ao público e seus clientes em potencial. A linguagem adotada precisa ser estratégica para atingir o objetivo proposto e ter um tom de voz adequado a quem se pretende alcançar, aos valores do público-alvo e aos propósitos da sua marca. 

A comunicação também entra nesse critério, já que cada vez mais tem-se exigido uma abordagem mais humanizada, tanto pelo consumidor B2C quanto pelo B2B. Vale destacar também a necessidade de oferecer maior agilidade, facilidade e atendimento personalizado, questões fundamentais para uma boa comunicação com os clientes.

Experiência do cliente

Por falar em comunicação e linguagem, a experiência do cliente é um fator chave nas decisões de compra de todo tipo de negócio. Nesse processo, o Marketing para B2B entra em cena para trabalhar toda a jornada de compra do cliente, desde a venda até o pós-venda.

Uma boa experiência ao comprar é um dos principais critérios para a fidelização e estamos falando de um segmento que oferece grande oportunidade de conquistar uma relação duradoura, o que requer um bom investimento com esse propósito. 

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia que tem como foco justamente a jornada de compra do consumidor. Ela pode ser usada no Marketing para B2B de modo a otimizar as etapas desse processo, posicionando a sua marca e criando uma relação de confiança que leve o cliente a decidir por sua empresa dentre várias outras.

Essa abordagem trabalha conteúdos relevantes para o público-alvo com base nas etapas pelas quais o usuário passa ao comprar: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. 

Sendo o segmento B2B mais complexo, o Inbound Marketing pode gerar bons resultados com a produção de material de valor e útil ao público, como e-books, infográficos, vídeos corporativos, blog posts, notícias, webinars, entre outros.

Landing page

Criar landing pages já é bastante comum em todo tipo de estratégia digital e no Marketing para B2B não poderia ser diferente. Trata-se de uma página de destino atrelada ao site da empresa que tem como objetivo a conversão de leads ao apresentar uma oferta aos usuários. 

É uma forma de gerar novas oportunidades de negócios para a sua empresa, já que a landing page é criada estrategicamente para atrair público qualificado com ações de mídia paga, conteúdo relevante, formulários de contato e CTAs direcionadas aos propósitos dessa abordagem.

E-mail marketing

Uma forma de atingir o público com uma ação personalizada de Marketing para B2B é por meio de e-mail marketing estratégico. Este é um recurso já muito usado pela maioria das empresas, portanto já não é novidade. O que muda é o planejamento, o propósito, a segmentação e a abordagem por trás dessa estratégia.

É uma forma de criar um maior relacionamento com o cliente por meio de conteúdo informativo e automação.

Social Media

Estratégias de social media também devem fazer parte do seu Marketing para B2B. Cada vez mais, as redes sociais têm sido usadas para buscas e informações sobre produtos, serviços e empresas. 

É importante criar um bom planejamento de marketing para as suas redes, de modo a garantir periodicidade, linguagem, comunicação e tom de voz adequados, padronização entre as postagens, conteúdo relevante, atualizado e bem estruturado e recursos visuais interessantes para atrair o público e gerar engajamento.

Exemplos e cases de sucesso para inspirar você a investir

Agora que você já entendeu mais sobre o Marketing para B2B e conheceu algumas das principais estratégias, conheça três cases de sucesso da Webcompany para inspirar você a investir nessa abordagem:

Sodexo: 426% de aumento em visitas ao site

Fundada em 1966, a Sodexo oferece mais de 100 serviços, tendo como foco principal a qualidade de vida dos colaboradores.

Em relação ao Marketing para B2B, nossos desafios foram criar um canal para divulgação dos serviços B2B da empresa, aumentar o tráfego orgânico e construir um relacionamento com o público final e seus colaboradores. 

Para tal, desenvolvemos as seguintes ações:

  • Site responsivo;
  • Elaboração de blog corporativo e publicação de conteúdos relevantes com otimização SEO;
  • Criação das redes Facebook e Linkedin com foco em soluções B2B.

Os resultados dessas ações foram;

  • +426% de aumento no tráfego orgânico;
  • +60 mil novos seguidores nas redes sociais;
  • +1 milhão de páginas vistas.

Saint-Gobain: 40% em visitas no site

Multinacional francesa, a Saint-Gobain é referência mundial em construção sustentável, especializada na extrusão de produtos diferenciados e tecnologia de materiais de polímero. 

Conforme seus objetivos de alcançar mais reconhecimento de marca no Brasil dentro do segmento de mangueiras especiais, melhorar a experiência do usuário ao acessar o site e aumentar os visitantes, planejamos soluções de Marketing para B2B, como:

  • Manutenção e otimização do site brasileiro;
  • Enriquecimento e otimização SEO dos conteúdos;
  • Implementação de uma área de blog para a publicação de conteúdos ricos a fim de gerar tráfego orgânico;
  • Elaboração de campanhas de mídia paga no Google para reconhecimento da marca.

Como resultado, obtivemos:

  • +90 mil pessoas impactadas no Google;
  • +50% de visitas no site;
  • +40% de visualizações de página.

Avery Dennison: aumento de 500% em acessos ao blog

A Avery Dennison está presente em mais de 50 países e é especializada na fabricação de materiais para etiquetas e aplicações gráficas, fitas e outras soluções de colagem para aplicações industriais, médicas e de varejo.

Com o Marketing para B2B, os principais objetivos da marca eram gerar maior visibilidade nas linhas de películas automotivas e arquitetônicas, aumentar o tráfego orgânico dos blogs corporativos e educar o aplicador e consumidor dos benefícios dos seus produtos. 

Considerando essas necessidades, elaboramos as seguintes estratégias:

  • Otimização SEO dos dois blogs corporativos, dividindo as abordagens por área de aplicação, automotivo e construção;
  • Produção recorrente de conteúdos ricos com pautas baseadas nos maiores volumes de busca do nicho de mercado;
  • Investimento em Google Ads gerando alcance imediato por meio da rede de pesquisa e awareness via rede de display.

Nossos resultados com essas ações foram:

  • +500% de aumento no tráfego orgânico;
  • +88% tempo de permanência no site;
  • +11 milhões impactos gerados pela rede de display no Google.

Trouxemos esses cases de sucesso para mostrar que é muito possível alcançar grandes resultados com ações direcionadas de Marketing para B2B. Se a sua empresa não tem atingido os objetivos propostos é sinal de que as ações e abordagens não estão sendo bem aproveitadas.

Quer alavancar seu negócio, ganhar maior visibilidade, mais reconhecimento de marca e aumentar as vendas do seu B2B por meio do marketing? Fale com nossos especialistas!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Os chatbots vão deixar o jornalismo ainda mais dinâmico!

Apesar de serem conhecidos como “robôs de atendimento”, as aplicações dos chatbots avançam em diferentes segmentos e funções, oferecendo um

4 estratégias

4 principais estratégias de marketing digital para sua empresa

Através de estratégias de Marketing Digital você pode explorar um universo de possibilidades como chamar a atenção de um cliente

marketing no Instagram

5 dicas para melhorar sua estratégia de marketing no Instagram

Sabe porque o marketing no Instagram está cada vez mais popular? Porque a rede cresce à medida que os conteúdos

Como anunciar no YouTube?

As estatísticas surpreendem e mostram que os conteúdos em vídeo estão em plena ascensão. Quer aproveitar essa oportunidade? Aprenda como

Como as pesquisas online estão afetando nossas compras?

Da escolha de um produto ao agendamento de hotel, a pesquisa online já faz parte da experiência de compra atual,
Melhore os resultados da sua indústria de manufatura com o marketing digital

Melhore os resultados da sua indústria de manufatura com o marketing digital

No cenário altamente competitivo da manufatura, onde a eficiência e a inovação são fundamentais para o sucesso, muitas empresas ainda
logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?