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Marketing de conteúdo e inbound marketing: entenda as diferenças

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O marketing de conteúdo costuma ser confundido com o inbound marketing. Isso acontece porque eles estão relacionados e cada vez mais populares nas empresas. Você já deve ter escutado sobre essa dupla! Embora os conceitos sejam parecidos, eles não são as mesmas coisas e a confusão pode prejudicar o seu investimento em marketing digital. Se você ainda não domina as definições de cada um, este artigo irá te ajudar.

O inbound marketing é focado em atrair a atenção das pessoas para que elas sintam vontade de relacionar e comprar com a empresa. Dentro das estratégias são utilizados vários canais e formatos, como vídeo, blog ou mídia social, para explorar os estágios de consciência, reconhecimento, consideração e decisão. Pense nesse trabalho como uma paquera, onde você faz de tudo para conquistar o cliente.

Já o marketing de conteúdo é uma tática que faz parte do plano de ação do inbound marketing. É o que e como você vai falar para seduzir a persona. O principal objetivo é produzir materiais que atraiam consumidores de forma orgânica para que eles queiram acompanhar a marca e ficar de olho nos conteúdos.

O marketing de conteúdo potencializa os resultados do inbound marketing

Partindo do princípio de que o inbound marketing é uma estratégia que atrai clientes ideais para o negócio por meio de conteúdo útil e informativo, o marketing de conteúdo é o caminho para que os resultados sejam alcançados. A partir do momento que você tem um site bem construído, conteúdos de vídeos que engajam e materiais em blogs que eduquem e capacitem o comprador a tomar uma decisão, as vendas digitais só têm a crescer.

Um bom trabalho de marketing de conteúdo consiste em criar conteúdo honesto, transparente e útil de forma consistente para a sua persona. Tudo começa com a identificação das dores e desejo. Do que seus clientes estão precisando e como você pode melhorar a vida deles? Depois de coletar essas informações, é preciso elaborar conteúdos e fazer publicações que reforcem a ideia de que a sua marca é a escolha certa.

Bons conteúdos geram um aumento no tráfego orgânico do site, que, por consequência, aumentam seu número de leads qualificados e abrem espaço para que a equipe de vendas feche mais negócios. Não há dúvidas de que sem o conteúdo, os esforços de inbound marketing não se sustentam. O contrário também é válido: sem uma estratégia de inbound integrada, o conteúdo não faz todo o trabalho sozinho. As duas coisas precisam se complementar!

3 diferenças principais entre inbound marketing e marketing de conteúdo

Não fique chateado se você também confunde os termos. O inbound marketing e o marketing de conteúdo estão interligados e compartilham o mesmo objetivo: educar os clientes em potencial para que eles cheguem até você quando estiverem prontos para comprar.

Para evitar confusões e reduzir as chances de erros, o ideal é que você entenda três pontos:

1. O inbound marketing e o marketing de conteúdo são gerenciados por duas funções diferentes dentro de uma empresa.

A pessoa responsável por sua estratégia de inbound marketing deve ter uma compreensão básica de todos os aspectos, para analisar o cenário em que ela se encontra. É um cuidado mais abrangente, que envolve o marketing de conteúdo, mídia social, SEO, otimização da taxa de conversão, promoção de leads e capacitação de vendas.

Já o responsável pelo trabalho de marketing de conteúdo deve construir um calendário editorial, construir processos de criação de conteúdo e produzir materiais atrativos para o público-alvo. São conhecimentos específicos!

2. O inbound marketing e o marketing de conteúdo têm resultados de entrega diferentes

Uma estratégia de inbound marketing completa envolve fatores que vão além dos conteúdos escritos, como publicidade paga, elaboração de um site e a construção de uma comunidade online. Por incluir outras atividades, os indicadores de sucesso variam quando comparados aos do marketing de conteúdo.

3. O inbound marketing e o marketing de conteúdo têm alguns objetivos diferentes

É bem verdade que o objetivo geral de ambos é aumentar as vendas, mas é impossível ser generalistas quando se trata de marketing digital – tudo aqui é sobre detalhes. Cada trabalho gera uma métrica única para avaliação e isso torna tudo mais assertivo.

Um dos focos do inbound marketing é a taxa de conversão do site, já para os profissionais de marketing de conteúdo, o que importa são as métricas de tempo em que os visitantes do site passam lendo artigos. Um trabalho de qualidade é feito em cima da análise de cada fator.

A consistência é fundamental para os resultados de inbound marketing

O relacionamento da empresa com a audiência faz toda a diferença para os resultados de inbound marketing. Se você não marca presença na vida das pessoas, dificilmente terá um espaço marcante na sua rotina. A regra é clara: mantenha a frequência e acompanhe a evolução dos resultados.

Uma estratégia eficiente mescla ações de resultados rápidos, como a publicidade paga e um trabalho de marketing de conteúdo estratégico, com artigos otimizados para SEO, por exemplo. Leve em consideração os objetivos da empresa e escolha as soluções mais adequadas.

Como usar o inbound e o marketing de conteúdo para expandir seus negócios

Fale com as pessoas certas: um ótimo trabalho pode ser desperdiçado se não for bem direcionado, portanto, tenha sua persona bem definida. Não adianta querer

Defina seus processos de criação de conteúdo: Para garantir que seu conteúdo tenha uma direção decisiva que ajude a aumentar as vendas, você precisará de uma estratégia de conteúdo. Antes de sair escrevendo, tenha claro quais são os objetivos, reúna o máximo de informações e levante os termos de SEO.

Estabeleça metas e acompanhe os resultados: avalie os indicados no final de cada mês para entender quais foram as atividades que trouxeram mais resultados para a marca e as que não foram bem aceitas. Você deve monitorar os números e identificar pontos a serem melhorados.

Quando pensar em como atrair a atenção do público-alvo para a marca sem precisar investir um alto valor em mídia paga, lembre-se do poder do inbound marketing. Junto do marketing de conteúdo, essa é a forma mais poderosa que sua empresa tem de converter clientes no universo digital.

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