Todo chatbot utiliza inteligência artificial? Esclareça essa e outras dúvidas comuns

Ao mesmo tempo em que ganha atenção da mídia e interesse do público, os chatbots ainda geram muitas dúvidas sobre suas funções e capacidades. Para desmistificar alguns pontos dessa ferramenta, esclarecemos algumas dúvidas comuns sobre essa tecnologia:

  • Todo chatbot utiliza inteligência artificial?

Muitos pensam que os chatbots e a inteligência artificial são sinônimos, o que não é correto. É possível desenvolver chatbots que utilizam inteligência artificial para elaborar respostas personalizadas a cada interação; e há chatbots baseados em scripts, que apresentam uma série de opções clicáveis, gerando um fluxo de conversa previamente estruturado. A escolha de cada solução depende do contexto, da complexidade das interações e do tempo disponível para o projeto, sendo estas as duas maneiras eficientes da ferramenta, quando bem planejadas e executadas.

  • Chatbots servem apenas para grandes empresas?

Com a vantagem de atender milhares de mensagens ao mesmo tempo, independentemente do horário, os chatbots normalmente são atribuídos a grandes empresas de telefonia, bancos, franquias ou empresas de tecnologia. Porém, como já indicamos aqui no blog, cada vez mais empresas pequenas e médias aproveitam as vantagens dos chatbots. Seja qual for o tamanho de sua empresa, se apresenta um volume de atendimento relevante, essa ferramenta pode ser muito eficiente.

  • Chatbots devem fingir que são humanos?

Os chatbots não devem fingir que são humanos, e recomenda-se que digam logo nas primeiras interações que a ferramenta conta com um “assistente virtual”, “auxiliar online” ou “bot de conversa”. A indicação é que o chatbot seja personalizado, possua nome, personalidade e linguagem própria, mas que nunca engane o cliente, fingindo ser uma pessoa do outro lado do chat.

  • Com os chatbots as empresas não precisam contratar ninguém para cuidar do atendimento ao cliente?

Mesmo com evoluções constantes da tecnologia, que apresentam cada vez mais recursos e possibilidades, os chatbots ainda não conseguem substituir totalmente o atendimento humano. Por isso, os chatbots têm sido utilizados como uma ferramenta agregada às equipes de atendimento ao consumidor. Dessa forma, o bot lida com interações mais frequentes, sendo responsável por esclarecer dúvidas e erros comuns; enquanto a equipe lida com casos mais complexos, em que a percepção e sensibilidade humana são indispensáveis.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Analisar os dados das campanhas online pode aumentar as vendas. Saiba como!

Saber analisar e interpretar os dados das suas campanhas de marketing digital pode melhorar serviços, produtos e estratégias.
O que devo saber antes de montar uma loja virtual

O que devo saber antes de montar uma loja virtual?

Você está prestes a montar uma loja virtual e não sabe por onde começar? Antes de tudo, é preciso saber

ganhar dinheiro na internet

Como o brasileiro faz para ganhar dinheiro na internet?

A internet transformou a vida dos brasileiros, abrindo portas para novas formas de trabalho e renda. No mercado digital, é

Threads: O novo concorrente do Twitter

Mark Zuckerberg e a Meta lançaram seu concorrente do Twitter na forma de uma nova plataforma chamada Threads. Lançado em

tempo de resposta

Tempo de resposta: você sabia que 78% dos consumidores compram de quem responder primeiro?

Quando se trata da comercialização de imóveis pela internet, tão importante quanto divulgar todas as opções do catálogo da sua

Chatbots para prefeituras auxiliam moradores e turistas

Quando pensamos nos chatbots associamos com grandes empresas que recebem milhares de interações com dúvidas de clientes, certo? Além de

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?