IGTV como usar em suas estratégias de marketing de conteúdo

É bem provável que o Youtube seja o primeiro nome que vêm à sua cabeça quando o assunto é vídeo online. Mas, saiba que o IGTV – ferramenta lançada pelo Instagram em 2018 –  também é uma forma de alavancar seu conteúdo digital, por isso, vale a pena entender melhor sobre IGTV como usar

O Instagram criou sua própria plataforma para exibir vídeos com até 1 hora de duração. A principal vantagem da ferramenta é a possibilidade de fazer publicações em vídeos verticais, que hoje é o preferido das pessoas. E quando falamos em vídeos, não existem dúvidas que essa é uma estratégia que deve estar no seu planejamento digital. As pessoas querem se sentir conectadas com o mundo, se informar e se entreter e o formato visual é perfeito para isso! 

Para começar a pensar em IGTV como usar na sua empresa, vamos entender como funciona essa ferramenta. 

Todos os usuários do Instagram podem acessar o IGTV, basta encontrar ícone na tela inicial, bem próximo ao botão de direct na área superior da tela. O acesso é feito pelo aplicativo do Instagram ou pelo aplicativo do IGTV, disponível para IOS e Android. 

Assim que você fizer o login no IGTV, a plataforma irá sugerir vídeos de acordo com o seu perfil. Serão indicados também os vídeos de pessoas que você segue, os que estão em alta e o histórico dos vídeos já assistidos. Os vídeos mais longos só podem ser publicados por grandes canais, mas qualquer usuário do Instagram pode ter um canal no IGTV e compartilhar vídeos entre 10 a 15 minutos.

Por que aproveitar o IGTV em suas estratégias de marketing de conteúdo?

As empresas que desejam gerar leads e aumentar o volume de vendas precisam olhar com atenção para o Marketing de Conteúdo, uma estratégia se mostra cada vez mais poderosa para a obtenção desses resultados. Ao trabalhar com conteúdos ligados ao trabalho da sua empresa, você pode posicionar a sua marca como referência no assunto, além de entregar para o potencial cliente informações que contribuem com o dia a dia dele, enquanto apresenta seus produtos gradativamente. 

Dentro do conceito de Marketing de Conteúdo, os vídeos têm sido muito bem recebidos. Um report da empresa de tecnologia Cisco mostrou que o tráfego de vídeo em mobile é responsável, hoje, por ⅔ (63%) de todo o tráfego de dados mobile, e continuará a crescer até chegar a aproximadamente 80% de todo o uso de dados até 2022. Diante do crescimento apresentado, descobrir IGTV como usar é um passo fundamental para atrair a atenção dos consumidores da sua marca. 

Como os vídeos são material predominantemente visuais, dois pontos devem ser levados em consideração para garantir que eles contribuam positivamente com os resultados das suas ações. 

São eles:

  • Se o conteúdo oferecido é relevante: o seu material entrega alguma informação valiosa para o cliente? Falamos que um conteúdo é relevante quando ele é capaz de solucionar uma dúvida ou contribuir com a rotina de quem lê. Preocupe-se com a relevância dos seus vídeos no IGTV e perceba como as pessoas irão se interessar e compartilhar muito mais sobre a sua empresa! 
  • Se os vídeos são bem produzidos: a estética do material precisa ser pensada para conversar com todos os elementos da sua marca. A qualidade também deve ser excepcional, pois ninguém gosta de assistir à vídeos escuros, com ruídos ou roteiros mal elaborados. Não se esqueça de que o cliente atrás da telinha vai ligar aquele material diretamente a sua marca, então, todo cuidado é pouco.

Assim como os stories e o feed do Instagram, no IGTV você pode acompanhar as métricas e insights dos vídeos publicados. Esse monitoramento deve ser feito com frequência para que a equipe responsável entenda quais conteúdos estão performando melhor e quais precisam de ajustes para conquistar melhores resultados. 

Agora que você já sabe IGTV como usar, chegou a hora de incluir a ferramenta em seu planejamento de Marketing Digital. Fale com a equipe Webcompany e comece agora mesmo!