fbpx

E-commerce no Brasil: o que esperar e como se preparar

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

O e-commerce no Brasil está cada vez mais forte e essencial para o incremento de faturamento das empresas. As expectativas para os próximos anos é que a presença digital das lojas seja cada vez mais estratégica e direcionada para vendas. Se você pretende aproveitar os benefícios do ambiente virtual para sua marca, é fundamental entender quais as perspectivas do cenário.

Cerca de 7 milhões de novos usuários fizeram sua primeira compra no e-commerce no primeiro semestre de 2020. Os dados da Bit/Nielsen mostraram que isso proporcionou um faturamento 47% superior em relação aos últimos 12 meses. Os números são animadores e não há dúvidas de que, com tantas novas tecnologias e avanços na indústria, o e-commerce no Brasil seguirá conquistando novos usuários, movimentando as estruturas das marcas e dando voz a consumidores que exigem das empresas um posicionamento transparente.

O novo comportamento do consumidor impulsiona o crescimento do e-commerce no Brasil

O consumidor já não é o mesmo de 10 anos atrás, aliás, com a velocidade das mudanças da internet, ele não se parece nem com o do ano passado. Esse novo comportamento do consumidor movimentou a realidade dos negócios. Empresas que trabalhavam com sistemas e processos ultrapassados agora lidam com desafios na tentativa de se adaptar e cativar a atenção do público-alvo.

Em meio a um mercado tão dinâmico, o e-commerce no Brasil se estabeleceu como essencial. Profissionais de diferentes setores já entenderam que a estratégia digital é o centro dos negócios e aqueles que ainda não assumiram a importância tendem a ficar para trás na corrida pelo coração e dinheiro do cliente.

Sua marca não deve gastar tanto tempo pensando em como se planejar para aproveitar os benefícios do e-commerce no Brasil, porque eles já estão acontecendo e quem está acompanhando, está crescendo!

Sua marca pode acompanhar o crescimento do e-commerce no Brasil se adaptando às mudanças comportamentais do cliente e entregando um conteúdo estratégico. O primeiro passo é entender o contexto atual para buscar melhorias!

Como preparar sua empresa para acompanhar as tendências no e-commerce no Brasil?

Avalie o contexto da empresa em relação a transformação digital e defina metas mensuráveis

Se você deseja melhorar os resultados da sua empresa e aproveitar a popularização do e-commerce no Brasil, o ideal é avaliar como está a situação e por onde o trabalho deve começar. Reflita sobre a estrutura organizacional, operações, momento de mercado e recursos financeiros, assim você poderá mapear os próximos passos para lançar sua loja virtual.

A avaliação ajudará a estabelecer metas mais realistas e mensuráveis. Além disso, as informações servirão para embasar modelos de orçamento de mídia e grandes decisões de mídia semestrais, que, por sua vez, respaldam as otimizações do dia a dia. Não é preciso ter porte grande para começar a transformação digital, mas é necessário ser realista quanto aos recursos disponíveis.

Monitore as campanhas em tempo real

Uma das vantagens do crescimento do e-commerce no Brasil é que os dados dos consumidores fluem sem parar. Como as coisas acontecem ao mesmo tempo, a equipe responsável pelo trabalho deve ficar antenada para ajustar as campanhas sempre que for necessário.

O monitoramento deve envolver a performance da mídia, campanha de mídias sociais, feed de vendedores e qualquer outro indicador que possa apontar um caminho para aprimorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas. A ideia é que você perceba os pontos fortes das campanhas e coloque isso em destaque – um ciclo eterno de testes e aprendizados.

Incentive o compartilhamento de informações entre as equipes

Por fim, mas não menos importante: além dos cuidados redobrados com as ações de marketing, é preciso cuidar da cultura da empresa. As estruturas dos negócios costumam dividir os departamentos, onde cada setor tem suas obrigações. Se não houver uma boa comunicação entre as equipes, a experiência que o seu consumidor tem do outro lado da da tela pode ser impactada. Se você pretende acompanhar as tendências de e-commerce no Brasil, é importante que a cultura da da sua empresa seja pautada pelo compartilhamento e pela inovação.

As mudanças frequentes no contexto social influenciam diretamente no desejo dos consumidores de comprar online. É por isso que o e-commerce no Brasil só tem a crescer. Será que a sua marca está preparada para acompanhar o aumento das vendas online? Cuide para que esteja, porque não manter uma presença estratégia significa perder oportunidades de vendas!

Sua marca ainda não está preparada para as tendências do e-commerce no Brasil?
Fale com a equipe Webcompany Marketing Digital!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.