O que devo saber antes de montar uma loja virtual?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Você está prestes a montar uma loja virtual e não sabe por onde começar? Antes de tudo, é preciso saber qual plataforma você irá escolher, pois ela será a base da sua loja. Por isso é super importante que ela seja de qualidade e que tenha flexibilidade de ser alterada de acordo com as suas necessidades e preferências.

Há três tipos de plataformas que você pode escolher, que são as gratuitas, de código fonte aberto e as pagas. As gratuitas são limitadas, uma vez que elas não permitem que você faça grandes customizações na página. Plataformas de código fonte aberto também são gratuitas, mas é preciso ter conhecimentos específicos para utilizá-la. E por último temos as pagas, que, além de oferecerem a possibilidade de você customizar sua página, te dão suporte em casos de dúvida e há também a cobrança de uma porcentagem a sua receita.

Após escolher a plataforma, você agora deverá escolher que tipo de pagamento será feito na sua loja virtual. Você pode optar pela integração direta, podendo negociar taxas de pagamento de forma mais livre, além de ter o controle da experiência do usuário. Mas é preciso ter uma certa experiência em vendas e em segurança, justamente por se tratar de falar diretamente com quem está comprando. Há os gateways de pagamento, que garantem conexões mais estáveis com redes de pagamento, cobrando uma taxa fixa por transação. Mas é preciso contratar serviços de anti-fraude, já que você irá lidar com adiantamento de recebíveis e taxas.

Por último temos os intermediadores de pagamentos, sendo esta a solução mais recomendada por quem está começando uma loja virtual. Eles ajudam o lojista em assumir o risco de fraude e o fazem o adiantamento de recebíveis. Além disso, eles cobram uma taxa fixa por transação, podendo variar de acordo com o valor da venda.

Como atrair clientes para a nova loja virtual?

Depois de escolher a plataforma e meios de pagamentos, chegou a hora de descobrir como será a captação de visitantes que se tornem clientes e como fidelizá-los com os seus produtos ou serviços. Para isso, é preciso pensar em uma estratégia de marketing digital para captar e levá-los ao seu site. Mas como fazer isso?

No meio digital existem diferentes meios de atrair usuários para que eles conheçam melhor o que você oferece, uma maneira bastante conhecida é através das redes sociais. Afinal, quando estão à procura de uma loja virtual, muitas pessoas acabam pesquisando em plataformas como, por exemplo, o Facebook e Instagram, em busca de conteúdos que você posta, gerando, assim, um sentimento de confiança em relação à sua marca. É através das redes sociais que você também começa a construir a sua marca no mundo digital.

Mas não são apenas posts em redes sociais que vão sanar as dúvidas que os usuários terão em relação ao seu produto. Uma vez que você tiver um site, é preciso atualizá-lo com conteúdos pertinentes ao que as pessoas estão buscando. Desta forma você consegue atrair mais visitantes, já que eles irão pesquisar termos que se adequem à sua loja virtual, fazendo o seu negócio aparecer em ferramentas de busca. Lembrando que conteúdos relevantes ajudam a melhorar a relação com os seus consumidores.

Falando em ferramentas de busca, uma outra forma eficaz de atrair clientes e também de monitorar visitas, taxas de rejeição e busca de novos métodos de campanhas digitais é através de mídia paga, como o Google Adwords. Esta ferramenta de anúncios geram um número consideravelmente alto de visitantes em um curto prazo, sendo perfeito para gerar as primeiras vendas da sua loja virtual.

A campanha está fazendo com que visitantes entrem no seu site? Hora de transformar estes usuários em clientes. Você pode utilizar Landing Pages para captar o lead e fazer com que ele chegue até o comercial e este consiga convertê-lo. Se o visitante encher o carrinho mas não finalizar a compra, você utilizar o remarketing, que nada mais é do que exibir anúncios e conteúdos com quem já teve contato com a sua marca. Estes anúncios irão aparecer em forma de display em sites e redes sociais, sendo uma ótima forma de lembrar o usuário que deixou para comprar depois.

Outra estratégia que você pode colocar em prática é através do e-mail marketing. Com ele, você consegue pegar a sua lista de clientes para mandar conteúdos atualizados, sendo uma ótima forma de fidelizá-los e lembrar que você se preocupa com eles. Os conteúdos que você pode enviar para eles podem ser promoções, ofertas, descontos e informações atualizadas da sua loja virtual.

Mas como fazer com que todas essas estratégias sejam feitas de forma eficaz? A resposta está em um time multidisciplinar e especialista em marketing digital! Comece agora a atrair clientes para a sua loja virtual! Entre em contato conosco!