Para entender de uma vez o que é o e-commerce B2B, pense na venda de produtos e serviços entre empresas diferentes por meio de um portal online. Com os impactos da transformação digital, o formato tem crescido cada vez mais e as empresas que estão investindo estão colhendo bons frutos desde já.
Como funciona o e-commerce B2B
Tente se lembrar de como funciona a comercialização de produtos e serviços entre empresas no mundo offline, agora imagine a mesma transação acontecendo por vias digitais: as negociações ocorrem com as mesmas particularidades, regras e modelos. Assim como as vendas feitas fora da internet, o e-commerce B2B também envolve cenários como o de compras Spot, contratos de fornecimentos, reposição de estoque, compras de MRO (Manutenção Reparo e Operações), Supply Chain, compra de insumos produtivos, revenda e muito mais.
De acordo com uma pesquisa feita pela Forrest Research, uma empresa de pesquisa americana, o valor das negociações online B2B superam as B2C em até 3 vezes. Há também a vantagem de que quando um comprador B2B vai realizar a negociação, ele já sabe exatamente o que quer e a quantidade que precisa. Isso é o que dá margem para vendas mais assertivas e lucrativas. Sendo assim, o mercado do e-commerce B2B está aquecido e empresas que investirem no formato só têm a ganhar!
Entre os principais segmentos de vendas e-commerce b2b que estão crescendo estão:
- Venda para Consumo:
- Venda para Revenda:
- Venda para Indústria/Transformação
- Venda para Franquias
- Venda MRO (Manutenção, Reparo e Operações)
Quando o assunto é as principais vantagens do mercado B2B podemos destacar o grau de personalização, o atendimento eficiente mesmo em plataformas digitais, a quantidade mínima de pedidos, diferentes modelos de entrega e formas de pagamento. É necessário investir em plataformas específicas para garantir o bom funcionamento do e-commerce. Elas devem oferecer a estrutura necessária para que a empresa possa acompanhar a inovação, digitalização e transformação deste mercado.
Vale a pena investir em e-commerce B2B?
Por ser diferente do modelo de negociação tradicional entre empresas, o e-commerce B2B ainda é motivo de resistência em muitos empresários. Mas, as principais pesquisas sobre dados financeiros deste modelo nos Estados Unidos, que é um mercado bem mais maduro que o brasileiro, mostram que empresas americanas venderam para outras empresas 889 bilhões de dólares em 2017 através de portais de e-commerce B2B. A estimativa é que até 2021 este número chegue a impressionantes 1.18 trilhão de dólares.
E no mercado brasileiro as expectativas também são boas! Você provavelmente já ouviu falar de grandes empresas que estão indo para o canal digital, como a Unilever e Procter, além de varejistas imponentes como a Fast Shop, que possui o Fast Shop Empresas, com foco exclusivo em venda corporativa, o Makro FoodService, B2W Empresas e Ponto Frio Atacado. Essas empresas já começaram a colher os frutos da iniciativa, como o aumento de vendas e a redução de custos com ganhos de eficiência.
Não podemos deixar de comentar sobre como,o marketing digital contribui potencializando as vendas no ambiente digital. Por meio de boas estratégias de redes sociais, principalmente no Linkedin, onde o público é preferencialmente composto por pessoas que estão lá para consumir conteúdos relacionados a vida corporativa, e um bom trabalho de inbound marketing você pode atrair potenciais clientes. Além disso, a automação de marketing e as possibilidades de segmentação ajudam a impactá-los na hora certa.
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