Entenda a importância do LinkedIn para empresas

Com mais de 467 milhões de usuários em todo o mundo, o LinkedIn revolucionou a forma de abordagem do universo corporativo na Internet. Entender a importância do LinkedIn para empresas envolve compreender que a plataforma é uma ótima aliada dos negócios, com benefícios que vão além da prospecção de contatos profissionais valiosos.

>>> Conheça outras tendências que você deve considerar na estratégia de marketing digital em 2019

Seja para fazer conexão com outros profissionais, encontrar e oferecer oportunidades de emprego, se atualizar sobre o mercado ou ganhar mais visibilidade, há vários motivos dos usuários e empresas estarem no LinkedIn. O LinkedIn para empresas, dessa forma, é importantíssimo e talvez seja a hora de incluir essa ferramenta poderosa na sua estratégia de marketing digital.

A IMPORTÂNCIA DO LINKEDIN PARA EMPRESAS/ TODA EMPRESA DEVE ESTAR NO LINKEDIN?

Sim e não. Isso significa que toda marca pode ter o perfil corporativo na rede, mas isso deve ser feito com cautela — e explicamos o porquê. O Linkedin para empresas é importante para aumentar a visibilidade da marca entre profissionais e compartilhar o way of work da corporação. Entretanto, para ter presença na rede é necessário entender que esse espaço é essencialmente voltado para o mercado e que o tipo de conteúdo compartilhado por lá deve ser diferente do trabalhado em outras plataformas digitais.

Enquanto em outras redes sociais, como Facebook e Instagram, as possibilidades de conteúdos são várias, no LinkedIn a abordagem deve ser mais corporativa. Por esse motivo, para que a sua empresa se posicione corretamente no LinkedIn, verifique se você tem material suficiente nesse sentido – ou força de trabalho para produzir isso. Não adianta criar uma página, tendo em mente que o LinkedIn para empresas é um canal corporativo, apenas para replicar os posts de outras redes.

Bons exemplos de conteúdos a serem compartilhados no LinkedIn são marcos da empresa, ações realizadas, bastidores, eventos, feiras, informações, depoimentos de colaboradores e clientes e divulgação de vagas. Tudo o que for compartilhado por lá deve apresentar características e diferenciais da corporação, com o objetivo de aproximá-la de pessoas interessantes (sejam elas colaboradores, clientes e entusiastas da sua marca).

Outras possibilidades de publicações no LinkedIn para empresa são notícias ou artigos que se relacionem diretamente com o mercado em que a empresa atua. Esse é o tipo de conteúdo que pode ajudar a reforçar o know-how da marca no segmento.

A IMPORTÂNCIA DO LINKEDIN PARA EMPRESAS | APENAS EMPRESAS B2B DEVEM ESTAR NO LINKEDIN?

O LinkedIn é uma rede social voltada para os negócios. Para empresas B2B (Business to Business) a possibilidade de encontrar o público-alvo é ainda maior, afinal, o LinkedIn para empresas é uma plataforma de negócios e tem um leque extenso de usuários extremamente ativos enquadrados nesse perfil. De acordo com a pesquisa State of Procurement Study, da Accenture, 94% dos profissionais que contratam serviços B2B pesquisam online antes de tomarem uma decisão.

Apesar disso, uma empresa B2C (Business to Consumer) também pode se consolidar na plataforma, apresentando materiais que possam demonstrar ao público final, ou até mesmo para colaboradores em potencial, o valor da corporação como um todo. Afinal, a plataforma já possui mais de 29 milhões de usuários brasileiros e ajudar também na parte de branding e credibilidade da sua empresa.

COMO EMPRESAS ANUNCIAM NO LINKEDIN?

Assim como outras mídias sociais, o LinkedIn para empresas também oferece a possibilidade de fazer anúncios pagos dentro da plataforma: uma maneira de promover ainda mais sua empresa no contexto profissional, seja sobre eventos, vagas disponíveis, artigos interessantes, comunicados importantes ou anúncios para gerar leads. O orçamento mínimo por dia é de R$20,00.

Entre as vantagens, há uma capacidade de segmentação mais focada do que outras redes sociais – por exemplo: cargos, tamanho da empresa – entregando seu conteúdo para perfis profissionais que são do interesse da sua empresa e da sua estratégia.

Os formatos de anúncio também podem variar:

  • Conteúdo patrocinado – aquele que aparece no feed dos usuários que você tenha interesse
  • Mensagem direta na caixa de entrada (inbox) – ofertas, divulgação de cursos…
  • Anúncio lateral – são aqueles que ficam na barra lateral como “promovido”
  • Leads

Captura de Tela 2019 03 25 às 16.12.25 - Entenda a importância do LinkedIn para empresas

O LinkedIn para empresas, inclusive, pode se tornar um canal de geração de leads, com formulários de conversão curtos que são otimizados para os dispositivos móveis. Como definido pela rede social: “utilizando dados de perfil do LinkedIn você pode exibir sua campanha de geração de leads para um grande número de pessoas com potencial interesse em comprar de sua empresa”.

A ferramenta é bastante parecida com a captura de Leads pelo Facebook.

Com dados fornecidos pelo LinkedIn Analytics, você consegue acompanhar os resultados de cada postagem e ter dados que irão favorecer ainda mais as próximas campanhas, como melhores horários de postagem, conteúdo com mais engajamento, dados demográficos do se público, etc…  

Com o LinkedIn para empresas, seu marketing digital ganha uma ferramenta poderosa para atingir objetivos voltados ao contexto profissional.

Entre em contato com a gente! Temos uma equipe preparada para te auxiliar a tirar as estratégias digitais do papel.