Conteúdo gerado pelo usuário: como aproveitá-lo no marketing digital

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Um dado mercadológico nos inspira a olhar para uma tendência que pode melhorar os resultados de marketing digital: 92% dos consumidores confiam mais em conteúdo orgânico gerado pelo usuário do que em publicidade tradicional. Isso mostra que as marcas devem incentivar a produção de conteúdo gerado pelo usuário!

Como o próprio nome já diz, conteúdo gerado pelo usuário é qualquer tipo de mídia – comentários, posts, vídeos, fotos – que o consumidor produz espontaneamente sobre um produto ou serviço. Geralmente, os materiais feitos por clientes remetem a uma sensação ou sentimento autêntico, como felicidade, tristeza, indignação, e podem ser usados como fontes de informações tanto para as empresas quanto para outra pessoa que pesquisar sobre a marca antes de comprar algo dela.

O maior obstáculo que as empresas encontram na hora de incentivar a produção de conteúdo por parte do usuário é encontrar maneiras autênticas para incentivar o compartilhamento, uma vez que o ideal é que seja espontâneo. A principal forma de fazer isso é tendo uma sessão em seu site onde os clientes são incentivados a inserir conteúdo, experiências e opiniões, pois além de incentivar a contribuição, isso gera muito mais intimidade com seus consumidores. Com um pouco de criatividade, não será tão difícil pensar em como sugerir que pessoas falem sobre sua marca.

Benefícios do conteúdo gerado pelo usuário para sua estratégia

  • Gera confiança perante outros possíveis clientes.
  • Reforça a credibilidade.
  • Requer baixo investimento.
  • É também uma fonte de ideias para a empresa.
  • As informações recebidas contribuem com a definição da persona.
  • Aumenta a identificação do público com a empresa.
  • Permite gerar conversas nos canais de comunicação da marca.

Todas as empresas podem utilizar o conteúdo gerado pelo usuário?

Com certeza! O conteúdo gerado pelo usuário é importante e se aplica em diversos tipos de negócio, porque não exige da marca grandes esforços no processo de criação. Basta ter um espaço onde os clientes são incentivados a inserir conteúdo, experiências e opiniões. Uma ação simples de inbound marketing é realizar um disparo de e-mail com uma página de avaliação pós venda por exemplo.

Quanto mais legal for o design desse espaço, mais a vontade os clientes se sentirão. É interessante olhar para a maneira com que o convite para o compartilhamento está sendo feito, para garantir que haja um senso de comunidade com os consumidores. Isso agrega muito valor ao negócio e faz com que seu nome seja relacionado ao assunto que permeia o que você vende.

Depois de receber a contribuição dos consumidores, cabe a marca definir a melhor forma de utilização dos materiais. É possível integrar as avaliações e depoimentos às redes sociais, incluir uma seção de FAQ ou um fórum de discussões dentro do seu site para incentivar a conversa entre os usuários e também é possível compartilhar os conteúdos nas redes através das hashtag criadas para incentivar a produção de conteúdo.

Além de toda a prova social oferecida, capacitar e incentivar seus consumidores a fornecer conteúdo economiza tempo e dinheiro para sua equipe de marketing. Já que as informações sobre a reputação da marca chegarão de forma orgânica.

Quando o cliente publica sobre sua marca, ele está contando uma boa história sobre ela, aumentando também o seu engajamento digital. Aproveitar esses conteúdos de forma estratégica permite engajar o consumidor, despertar interesse e mostra que a empresa busca relacionar seus valores com os interesses do público-alvo. O conteúdo gerado pelo usuário é um grande aliado, esperando para ser usado. Comece hoje mesmo!

Fale com um especialista da Webcompany e entenda como inserir o conteúdo gerado pelo usuário em suas estratégias digitais.