Engajamento digital: saiba como melhorar o seu

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância do engajamento digital nas estratégias de marketing digital. O termo engloba qualquer coisa que envolva uma conversa online, e vai além do número de seguidores em uma mídia social ou das curtidas em uma postagem: o engajamento digital trata da proximidade e relacionamento único entre a marca e o público.

Um público engajado é aquele que interage com a marca e que está envolvido emocionalmente, psicologicamente e, até mesmo, fisicamente com ela. A força de uma marca bem estabelecida no meio digital está em sua capacidade de conhecer seu público e desenvolver uma relação com ele. Independente do tamanho ou do segmento, todas as organizações têm o poder de desenvolver suas próprias formas de engajamento, sendo criativos e mantendo sua originalidade.

Usar as ferramentas corretas, expressar sentimentos, construir uma comunidade e resolver problemas são coisas que proporcionam um bom engajamento digital para a marca.

Por que se preocupar com o engajamento digital da sua marca?

À medida que as redes sociais passam a contribuir efetivamente para os indicadores de sucesso de uma empresa, o engajamento digital se faz essencial para os bons resultados. Com o aumento dos meios para gerar engajamento, aumenta-se a quantidade de dados gerados pelas comunidades, que serão cada vez mais importantes para a geração de leads para vendas.

De acordo com um estudo da Kantar TNS 366, publicado no relatório As Tendências das Mídias Sociais para 2019 da Kantar Media, três quartos dos consumidores pesquisados sentem que pertencem a uma comunidade digital. Além disso, cerca de metade deles estão dispostos a se envolver em uma comunidade criada por uma marca. Para os consumidores, a necessidade de pertencimento é forte – essa é a chance da sua marca.

Não se importar com o engajamento digital da sua marca é abdicar de um ponto fundamental na sua estratégia. Por isso, as empresas devem desenvolver ações que atraiam o público, gere relevância e permita a participação ativa dos usuários.

Como melhorar o seu engajamento digital

  • Entenda quais as redes sociais em que seu público está mais ativo e quais os tipos de conteúdos preferem consumir.
  • Descubra onde sua audiência está além das redes sociais e o que gostam de fazer.
  • Lembre-se que antes de ser um internauta, o usuário das redes sociais é um ser humano, e só se envolverá com a marca se sentir verdade, empatia e simpatizar a marca.
  • Entenda as verdadeiras percepções do público sobre as coisas que sua marca tem feito. Eles se interessam pelos assuntos? Estão comentando? Costumam reagir as publicações?
  • Reúna dados exclusivos sobre seus clientes, como históricos de compra, preferências de comunicação, poder de compra, comportamento e atividades de mídia.
  • Desenvolva uma comunicação orientada por dados.
  • Esteja disposto a ouvir a opinião do público em todos os seus canais de comunicação.
  • Desenvolva o relacionamento por meio do SAC, buscando oferecer um bom atendimento e solução de problemas.

Quanto maior for o seu controle de processos, a atenção desprendida e as estratégias traçadas para aumentar o engajamento digital da sua marca, melhores serão os resultados nas plataformas digitais, a fidelização dos clientes e o aumento das vendas da empresa.

Se a sua marca precisa dar um UP no engajamento digital, fale com a nossa equipe!