Muitos pensam que os momentos mais importantes das estratégias de Marketing Digital se resumem em apenas atrair e converter, quando, na realidade, há uma etapa que poucos exploram no Inbound Marketing é identificar oportunidades de se relacionar com o seu cliente após a venda. Nele, você tem que estabelecer conexões duradouras com o seu cliente, e a produção de conteúdos e extremamente fundamental, uma vez que o usuário irá sentir que está recebendo uma atenção especial, e não que esteja sendo “esquecido” depois que adquiriu um produto ou serviço.
Temos que levar em consideração também aqueles clientes que não finalizaram a compra, seja porque ficou em dúvida ou resolveu deixar para uma próxima. O Inbound Marketing também entra em ação ao identificar oportunidades para que este cliente seja impactado novamente e que ele possa, de fato, adquirir o seu produto ou serviço. Por isso, confira como você fazer isso para alavancar a sua marca no meio digital.
3 maneiras de identificar oportunidades com Inbound Marketing
Ciclo de compra
Uma grande oportunidade com o Inbound é a possibilidade de ter um histórico de compras do seu cliente, identificando assim, um ciclo de compra. Dessa forma, você pode criar e-mails pré definidos para cada ciclo e automatizar o envio para seus clientes, informando o mesmo que ele precisa fazer uma nova compra antes mesmo de sentir a necessidade, tudo isso baseado em regras de automação, aumentando a sua produtividade e identificar oportunidades de recompra.
Mantenha contato com o cliente
Crie um relacionamento com o seu cliente, você pode fazer isso através de e-mail marketing de forma frequente, por exemplo. Pois mesmo não realizando uma compra diretamente você pode identificar quais temas têm maior abertura, taxa de cliques e servir como pauta para próximos conteúdos ou até mesmo desenvolver novos produtos ou serviços.
Com isso também é possível você criar regras de automação de acordo com a interação do usuário em seus conteúdos, como exemplo, enviar um cupom promocional quando um usuário clicar em mais de 3 e-mails que você disparou. Isso permite você identificar oportunidades nos leads que podem estar tendo um interesse maior no seu conteúdo e enviando uma oferta para um serviço relacionado.
Pesquisas de Satisfação
As pesquisas de satisfação são excelentes para manter o contato do cliente com a marca, pois este tipo de ferramenta ajuda você a entender onde estão os erros e os acertos durante a jornada do cliente, e como ele poderá futuramente te ajudar a identificar oportunidades para eventuais estratégias de marketing. Com a utilização de landing pages e mails podemos desenvolver questionários para o usuário dar um feedback do produto ou serviço, o cliente irá sentir que você o está “escutando” e, assim, irá cada vez mais fidelizar a sua marca.
O mais importante é sempre escutar o que o seu cliente tem para dizer durante a jornada de vendas e o seu pós. Para isso, é necessário ter toda uma estratégia de marketing digital totalmente estruturada para que você ganhe mais clientes e fidelize os que você já tem. Quer saber como podemos identificar oportunidades para o seu negócio alavancar no meio digital? Entre em contato conosco!