Quanto você pensa em escola, o que vêm a sua cabeça? Se ainda for aquele modelo tradicional de ensino feito com lousa, lápis e papel, nós queremos falar com você! Leia nosso artigo e entenda como o chatbot educacional pode – e vai – revolucionar o ambiente escolar.
Com o advento da tecnologia, o comportamento dos jovens mudou e consequentemente a sua maneira de encarar os estudos também. As instituições de ensino, das creches às universidades, não podem mais ficar condicionadas ao modelo antigo de ensino baseado apenas na cópia dos conteúdos da lousa seguido pela explicação dos professores. Para atender, acolher e preparar verdadeiramente os jovens para o futuro, principalmente quando falamos de alunos Geração Z, os nativos digitais, cabe as escolas estarem abertas para novas tecnologias e seus oportunidades.
Levando em consideração que o Brasil é o 4º país em população de nativos digitais, totalizando em incríveis 20.1 milhões de habitantes e que os celulares e tablets já fazem parte do dia a dia, tantos dos estudantes, como dos pais e dos professores, é hora de inovar e levar mais tecnologia para dentro das escolas. E o chatbot educacional pode ser uma ótima forma de começar.
Para os alunos: revisão, tira-dúvidas e muita motivação
Imagine se você, quando estudante, pudesse tirar dúvidas com um professor disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Seria um sonho, não é? Com a ajuda de um chatbot educacional, essa interação pode ser realidade. Os professores podem carregar na base de dados do chatbot todos os conteúdos, informações e atividades das suas aulas. Assim, os alunos podem rever os conteúdos e tirar suas dúvidas com mais rapidez e agilidade, sem precisar acionar e sobrecarregar os educadores. Em casos mais complexos ou de dúvidas mais específicas, a conversa pode ser direcionada e continuada por um professor plantonista.
Além disso, para ajudar os alunos não só na esfera educacional, mas também na emocional e afetiva, o chatbot educacional pode ir além. É possível apresentar aos estudantes mensagens motivacionais sobre as possíveis dificuldades que possam ser encontradas durante o ano escolar. Elas podem ser um simples lembrete para que os jovens se esforcem um pouco mais no fim do semestre, até dicas de estudo e orientações completas de como se preparar para enfrentar as assustadoras provas de vestibular. As opções são infinitas e a imaginação dos professores e educadores é o limite!
Para pais e professores: atendimento imediato e descomplicado na palma das mãos
Como já falamos acima, um dos maiores benefícios do bot é o atendimento instantâneo, mesmo fora do horário comercial, em finais de semana e feriados. Com o chatbot educacional não poderia ser diferente. Mesmo com as rotinas cada vez mais atribuladas, os pais conseguem acompanhar de pertinho a rotina e a curva de aprendizado dos seus filhos, além de poderem acessar informações financeiras, receber avisos do colégio, novidades e eventos sem precisar sair do celular, nem logar em outros sites ou aplicativos.
Para os professores, além de facilitar e estreitar o relacionamentos com os pais e responsáveis, o chatbot educacional pode ajudar com relatórios detalhados sobre o aproveitamento da suas aulas pelos estudantes. É possível programar o bot para que ele verifique quais alunos finalizaram as atividades propostas, quanto tempo eles demoraram, quais foram as porcentagem de erros e acertos, etc. Dessa forma, quanto mais informações individuais dos alunos o chatbot educacional conseguir reunir, mais fácil será para os educadores conseguirem personalizar um plano de ensino diferente para cada turma.