Saber o que é um Call to Action é mais importante para suas estratégias digitais do que você imagina. Isso porque a chamada para ação incentiva o usuário a tomar uma atitude dentro do seu site, e-mail ou anúncio. Ou seja, o Call to Action aumenta a geração de leads e conversão em vendas. Por isso, ele é muito utilizado nas estratégias de Inbound Marketing.
O que é CALL TO ACTION?
O Call to Action é qualquer apelo visual ou textual que direciona o visitante de uma página para realizar alguma ação.
É só você pensar um pouquinho para perceber como diariamente é impactado por diferentes botões com cores de destaque e termos imperativos como “compre agora”, “clique aqui” ou “assine a newsletter”. Eles existem para indicar o próximo passo que a marca precisa que precisa que o visitante dê dentro do seu espaço digital.
Exemplos de Call to action
Para ser eficiente, um CTA deve resumir em poucas palavras o que vai acontecer depois do clique. Pode ser uma caixa de textos, botões, banner ou qualquer outro formato, desde que seja claro, atrativo e converse com os outros elementos da página. Parece complicado, mas é muito fácil deixar claro o benefício da oferta em poucas palavras. Veja como a Amazon consegue resumir diversas informações que são importantes para a decisão da compra em um quadradinho só.
Para completar, a empresa ainda dá duas opções: adicionar ao carrinho ou pular essa etapa e comprar com apenas um clique.
O principal desafio que as marcas encontram na hora de trabalhar com Call to Action é identificar onde eles devem estar. Como existem diferentes tipos de CTA, o ideal é que sejam analisados fatores como: objetivos da marca, persona, estágio de oferta na jornada de compra e contexto.
Como fazer um Call to Action que realmente funcione?
- Pense em CTAs que façam sentido com o que você está oferecendo.
- Ofereça algo que realmente valha a pena para o cliente.
- Seja específico ao falar sobre os benefícios.
- Utilize verbos que incentivem a ação rápida, como por exemplo “Faça o Download” ou “Fazer download”.
- Use números para deixar claro qual é o benefício oferecido.
- Use cores contrastantes e escolha uma boa posição para deixar o CTA.
Agora que você já sabe o que é Call to Action e o quanto ele é importante nas etapas do Inbound Marketing, está mais do que pronto para otimizar seus resultados de marketing digital.