As mídias digitais vão ultrapassar a TV em 2019. Sua empresa está preparada?

A gente sabe que cada vez mais estamos conectados às mídias digitais e que o uso de smartphones para navegação na internet só cresce. No entanto, é a primeira vez na história que existe a previsão de que a Internet ultrapasse a televisão – ainda esse ano! De acordo com relatório da agência de mídia Zenith as pessoas devem passar mais horas navegando na internet, seja nas redes sociais ou em aplicativos específicos de compras ou streaming, do que assistindo à televisão. Isso representa uma mudança ainda mais intensa no comportamento das pessoas para consumo de informações e entretenimento. E é importante que sua empresa esteja preparada para isso.

 

Mídias digitais: empresas ainda mais conectadas! 

Mobile First

Conhecendo essa previsão e as novas tendências de comportamento dos consumidores e clientes, sua empresa deve estar alinhada às melhores estratégias de marketing digital. Isso significa, sobretudo, colocar em prática o mobile first, conceito que foca em desenvolver páginas direcionadas para o uso em aplicativos móveis. Sabemos que o Brasil já possui 140 milhões de usuários ativos de redes sociais, o que representa 66% da população do país. Desses, 130 partem de dispositivos mobile, número que cresceu 8,3% de janeiro de 2018 a janeiro de 2019.

Ou seja: as mídias digitais vão ultrapassar a TV, e essa navegação partirá dos celular. Ainda hoje, enquanto assistimos à televisão, é comum estarmos com os nossos celulares por perto, e a cada período (se é que nos desconectamos!), checamos as novas atualizações. A televisão tem perdido a atenção de seus espectadores, enquanto as mídias digitais ganham cada vez mais. Por isso, assim como a publicidade online tem se adaptado, sua empresa também precisa estar em constante mudança e permitir que seus clientes acessem da melhor maneira suas páginas através do dispositivos móveis!

Pensar em mobile first, então, significa criar sites e conteúdos responsivos, de carregamento rápido e que garantam ao usuário uma boa experiência de navegação. Tudo isso, como já vimos, além de seguir uma tendência do Marketing Digital, garante que seu site construa um bom posicionamento nos mecanismos de busca da web.

 

Pesquisas por voz

Com o aumento previsto da popularidade das mídias digitais, e com dispositivos móveis sempre à mão, uma das principais tendências que chegam é a pesquisa por voz – e ela vai impactar muito o posicionamento de seu site. Esse é um mecanismo bem difundido entre os usuários de mobile, que utilizam pesquisas por voz com os assistentes de seus dispositivos, e que já correspondem a 20% das pesquisas realizadas no Google! Mas como isso interfere nas estratégias de marketing digital de sua empresa?

Ao considerar as novas tendências de uso mobile, e pesquisas por voz, sua empresa deve considerar conteúdos que se relacionem muito mais ao tom da fala do que à escrita. Quando fazemos uma pesquisa por voz, por exemplo, muitas vezes as palavras-chaves e o tom utilizado é bem diferente do que faríamos se estivéssemos escrevendo em uma das mídias sociais. Por isso, considerar boas estratégias para que seu conteúdo seja considerado nas pesquisas por voz é fundamental para que você se destaque sempre mais nos mecanismos de busca!

Conheça outras estratégias que você deve considerar na estratégia de marketing de suas mídias digitais para estar preparado para as mudanças comportamentais de seus clientes e consumidores. E se precisar de profissionais para te acompanhar, fale com a gente!