Como a pesquisa por voz vai impactar o SEO?

Tecnologias estão em constante evolução, impactando nosso hábitos diários. Com dispositivos móveis sempre na mão, até a maneira que realizamos pesquisas está sendo alterada, com a crescente adoção da pesquisa por voz, o que irá impactar diretamente os esforços de marketing digital e, principalmente, de SEO.

O CRESCIMENTO DA PESQUISA POR VOZ

Em 2018, a pesquisa da SMX West indicou que 41% dos adultos entrevistados já haviam realizado uma pesquisa por voz, número que aumenta entre os mais jovens, com 55%. Com assistentes personais como o Google Now, Siri e a Cortana cada vez mais populares e eficientes, hoje 20% das pesquisas realizadas no Google já são realizadas por comandos de voz.

O motivo? Com rotinas cada vez mais atribuladas e conectadas, a pesquisa por voz é uma facilidade para quem deseja resultados rápidos em momentos que estão com outras ocupações, seja em conversas de amigos, enquanto cozinham, nos treinos da academia ou assistindo TV, por exemplo.

QUAL O IMPACTO DA PESQUISA POR VOZ NO SEO?

Quando fazemos uma pesquisa por voz utilizamos palavras e expressões que são diferentes de quando teclamos.

Ao digitar, tentamos ser sucintos, focados em algumas palavras e tópicos específicos. Quando falamos, interagimos com nossos dispositivos de uma maneira mais conversacional e damos mais detalhes do que estamos buscando, seja uma localização, método de pagamento, horário de funcionamento, etc.   

O que isso significa para a estratégia de SEO?

Ao invés de focar apenas nas palavras-chaves, para pesquisa por voz, os conteúdos devem adotar um tom mais conversacional, ou seja, incluir perguntas e frases completas para que os buscadores encontrem. Assim, é necessário pensar como seu público perguntaria sobre seu negócio ou serviço, sem adotar apenas palavra-chaves de maneira robótica. Crie conteúdos que respondam às perguntas mais frequentes dos seus cliente.

A pesquisa por voz também costuma ser mais focada em conteúdos locais, o que faz sentido, uma vez que as pessoas estão procurando por respostas rápidas por perguntas como “qual o horário de funcionamento do supermecado X” ou “qual lavanderia está aberta aos domingos”, por exemplo. Portanto, utilizar perguntas e pontos de referências em seus conteúdos pode ser importante para que os clientes encontrem essas respostas facilmente, sem precisar navegar pelo site para encontrá-las.  

PESQUISAS POR VOZ EXIGEM BOA EXPERIÊNCIA MOBILE  

Outra preocupação que o crescimento da pesquisa por voz traz para o marketing digital é oferecer uma boa navegação mobile ao cliente, já que essas pesquisas são normalmente realizadas por dispositivos móveis.

De nada adiantará estar bem posicionado nos buscadores se os usuários não conseguirem navegar pelo seu site e realizar as conversões de compra ou agendamento pelo próprio celular. Cada vez mais torna-se indispensável oferecer uma boa experiência mobile, com boa velocidade de carregamento e informações que sejam simples de navegar nas telinhas portáteis.

Aliando a parte técnica com a criação de conteúdos que sejam mais focados em explorar as dúvidas e pontos que seus clientes possam pesquisa por voz, adaptar-se para essa nova tendência é importante especialmente para as marcas e negócios locais, que terão que adotar uma comunicação mais conversacional integrada ao SEO se quiserem, literalmente, conversar com seu público-alvo.

QUER SABER MAIS COMO AS ESTRATÉGIAS DE SEO PODEM AJUDAR SEU NEGÓCIO? PODEMOS TE AJUDAR!