4 erros que comprometem os resultados na sua campanha de Google Ads

Ter uma campanha de Google Ads com um bom desempenho é um desafio que os profissionais de marketing enfrentam com frequência. À medida que foi se popularizando, o Adwords tornou-se cada vez mais competitivo, exigindo uma boa estratégia e muita criatividade para realizar campanhas lucrativas.

Talvez você tenha escutado por aí que para uma campanha de Google Ads ser boa ela precisa obter a maior quantidade de cliques possíveis, isso é verdade, mas não para por aí. É preciso ter cliques que convertam e resultados que vão além das visitas nas páginas. O caminho para isso está em criar estruturas de campanha altamente direcionadas e eficientes, caso contrário você pode investir muito e receber pouco!

Existem algumas estratégias para maximizar a estrutura de sua campanha para garantir que os cliques que você recebe sejam da mais alta qualidade e tenham maior probabilidade de conversão. Se você já configurou uma campanha de Google Ads, mas sente que algo não vai bem, provavelmente há algo de errado no processo. Muitas vezes, os erros impactam mais do que os acertos.

Falhas que podem prejudicar os resultados da sua campanha de Google Ads

Você não está usando grupos de anúncios de palavra-chave única

SKAGs ou Single Keyword Ad Groups é uma técnica que consiste em focar o grupo de anúncios do Google Adwords em uma única palavra-chave. Embora seja uma configuração mais trabalhosa, essa é a maneira mais eficaz de aperfeiçoar o texto do anúncio e as páginas de destino para corresponder à consulta de pesquisa do usuário.

Os SKAGs permitem que você crie anúncios que façam mais sentido com a sua palavra-chave. O indicado é direcionar os termos de maior valor em suas campanhas com um texto de anúncio personalizado e enviar esses cliques diretamente para páginas de destino otimizadas em seu site através dos anúncios da rede de pesquisa. Além disso, trabalhando dessa forma você poderá avaliar se os cliques comprados terão um bom desempenho ou não. Essa é a maneira mais segura de determinar se a campanha de Google Ads pode ser uma ferramenta lucrativa para sua empresa.

Se nos permite uma recomendação profissional: comece com grupos de anúncios com foco único e vá conquistando novas palavras-chave por meio de novas campanhas SKAG com o passar do tempo. Não se preocupe, os termos são técnicos, mas na prática não é tão complicado quanto parece!

O Índice de qualidade é muito baixo

O modelo de lance do Google combina seu CPC (custo por clique) máximo, bem como seu índice de qualidade para determinar em qual posição do anúncio você se enquadra. Campanhas com índice de qualidade abaixo de 5 podem ter seu desempenho prejudicado, pois os concorrentes comprarão mais cliques por valores mais baixos. De maneira geral, índices de qualidade mais altos significam CPCs mais baixos, o que melhora o retorno do investimento em publicidade.

Abra o seu gerenciador de anúncios por um instante e verifique seu índice de qualidade. Se ele corresponder a 8 ou for maior do que isso, os CPCs serão reduzidos, fazendo com que seu orçamento gere mais cliques.

Se o seu índice de qualidade ainda não está bom, essas 4 dicas poderão te ajudar:

  1. Certifique-se de usar a palavra-chave que você está segmentando no texto do anúncio.
  2. Maxime seu espaço SERP usando todas as extensões do Adwords que você puder em cada anúncio e ocupando o limite de caracteres, isso te ajudará a ter uma taxa de clique mais altas, maximizando seu espaço SERP.
  3. Use o formato mais recente da campanha de Google Ads com 5 títulos, porque mais espaço de texto proporciona mais cliques e uma CTR mais alta.
  4. Otimize a cópia da sua página de destino para a palavra-chave que será comprada.

Você não está fazendo segmentação geográfica

Suas campanhas precisam performar onde seus clientes estão, por isso a segmentação geográfica é tão importante. Para as empresas locais isso é imprescindível, mas as de maior abrangência também podem se beneficiar com o direcionamento, porque isso permite que você reduza ou elimine lances de regiões que estão clicando, mas não convertem bem, direcionando o orçamento para cliques que geram conversões.

Antes de segmentar sua campanha, busque as informações de localização que você tem sobre seus clientes atuais. Ajuste seus lances com base nesses dados geográficos para otimizar o desempenho de suas campanhas. Seu e-commerce pode ter resultados surpreendentes com essa estratégia!

Você não faz um acompanhamento de conversões offline

A primeira coisa que você precisa entender antes de começar a investir em tráfego pago é que o monitoramento das conversões será fundamental. Para muitas empresas, principalmente as que trabalham com público B2B, o ciclo de vendas não é imediato, por isso, se não houver um acompanhamento dos resultados, será difícil obter uma compreensão clara do ROI e do desempenho de marketing com sua campanha de Google Ads.

Criar e gerenciar uma campanha de Google Ads não é fácil, mas é muito vantajoso. Quando explorado de acordo com os objetivos da marca, pode ser uma ferramenta de vendas poderosa para alavancar os resultados e aumentar o reconhecimento da marca. Se você não estiver familiarizado com os conceitos e práticas, procure um profissional da área para te ajudar. O importante é não deixar de inserir as campanhas no seu plano de marketing!

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