Você já imaginou como os conteúdos produzidos pela equipe de marketing podem auxiliar a equipe comercial? E como os vendedores podem enriquecer as informações contidas nos materiais? Saiba que essa combinação, chamada em inglês de assignment selling (venda por atribuição), é a fórmula ideal para otimizar as vendas da sua empresa
Se antes os departamentos trabalhavam em busca dos próprios resultados, agora, cada vez mais, as equipes de vendas e marketing atuam em sincronia para educar o cliente em potencial, entregando conteúdo útil em todas as fases do contato comercial. Em outras palavras, todos colaboram para atribuir valor em cada etapa da negociação.
O que é venda por atribuição?
A venda por atribuição consiste em usar conteúdos educacionais sobre seus produtos e serviços para responder as perguntas que surgem ao longo do processo de vendas. O principal objetivo é preparar o cliente para receber o contato comercial e também respaldar os vendedores para fazer uma venda consultiva que gera bons frutos.
Para entender melhor como a venda por atribuição funciona, pense na possibilidade de contar ao possível cliente sobre as perspectivas da empresa, o histórico e os diferenciais antes mesmo dele receber a abordagem comercial. Com certeza, ele estará muito mais aberto e preparado para conversar com o vendedor. Sabe o que isso significa? Mais chances dele comprar com você!
Para que esse trabalho seja efetivo, não basta apenas publicar conteúdos de qualidade em seu site, é preciso envolver a equipe de vendas nos processos de produção e disseminação de conteúdos. Se o vendedor se compromete a entender as dores do cliente desde o primeiro contato, pode levar a informação certo, no momento mais conveniente para despertar sua intenção de compra.
2 formas de utilizar a venda por atribuição no momento do contato inicial com o potencial cliente
1. Para qualificar os leads antes do contato da equipe comercial
A conversão de um lead é feita de várias maneiras, principalmente por espaços para cadastros no site, disponibilização de materiais para download ou deixando o contato na área de informações. Porém, como existem várias maneiras de aproximação, nem sempre esses leads chegam aquecidos, isso é, com uma probabilidade maior de fechar a venda. Se a venda por atribuição fizer parte do processo de atendimento da sua empresa, será muito mais fácil trabalhar com os contatos recebidos.
Além disso, depois que o lead já foi captado, a venda de atribuição serve para descobrir as reais intenções do cliente. Você pode fazer isso enviando um e-mail de boas vindas com os melhores conteúdos produzidos pela sua empresa.
Exemplo de contato:
Olá, Cliente,
Estou ansioso para falar com você.
Para aproveitar nosso tempo da melhor forma, separei alguns artigos que ajudarão você a se familiarizar com a empresa e nossa abordagem de vendas e marketing digital. Espero que contribua de alguma forma!
5 motivos para investir em marketing digital
Como fazer Inbound Marketing
Agência de Inbound Marketing: como ela pode te ajudar
Nos vemos na próxima semana!
Além de criar conexão com o cliente, ao compartilhar materiais você também otimiza o tempo da equipe de vendas e direciona o contato. O conteúdo enviado no e-mail inicial pode despertar o interesse e a confiança dele, assim, quando receber o contato do vendedor, o cliente estará muito mais interessado na conversa.
2. Para manter proximidade com o cliente durante os períodos de conversa com as equipes de vendas
Após a primeira abordagem do vendedor, o desafio é garantir que a pessoa continue bem informada até a conclusão da negociação. Você pode manter-se presente seguindo o exemplo anterior, com a diferença de que agora os conteúdos enviados serão ainda mais específicos, selecionados com base nos produtos ou serviços nos quais o cliente demonstrou interesse. Ao fazer isso, você o mantém ativo e engajado, mesmo sem conversar com ele..
Exemplo de contato:
Olá, Cliente.
Foi tão bom falar com você hoje!
Nossa próxima reunião está confirmada para tal dia.
Conforme prometido, abaixo estão dois materiais específicos sobre anúncio digital que serão importantes para você ler antes da nossa conversa:
Objetivo de mídia: saiba quais são os mais utilizados nas estratégias digitais
Quanto custa um lead? Entenda como calcular.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Além de preparar o cliente, há o benefício para a equipe de vendas, que não precisará ficar respondendo as mesma perguntas, principalmente aquelas perguntas que já foram respondidas em conteúdos no seu blog.
O conteúdo é a melhor ferramenta para educar, informar e despertar desejos no público-alvo. Aproveite a venda por atribuição para reduzir a curva de aprendizado, diminuir o tempo de negociação e qualificar seus leads. Seus resultados comerciais serão muito melhores!
Gostaria de utilizar a produção de conteúdo para melhorar o trabalho da sua equipe de vendas? Fale com a Webcompany!