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Tendências de Marketing digital para 2021

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O ano começa com reflexos do turbilhão de emoções que foi 2020. Como pensar em um trabalho de marketing digital para 2021 sem considerar o contexto em que a marca e a audiência está inserida? É impossível! O ideal é que as empresas acompanhem as tendências do mercado, entendam as necessidades do consumidor e estejam abertas às experiências que a internet proporciona.

A pandemia do novo coronavírus chegou impactando as nossas vidas. Do offline ao online, não teve um canto sequer que continuou da mesma maneira. A mesma coisa aconteceu com os hábitos dos consumidores, suas expectativas em relação às marcas e a maneira como lidam com a tecnologia – nada mais é como antes. Essa é a primeira coisa que as marcas devem pensar na hora de desenvolver ações de marketing digital para 2021: o momento foi e continua sendo de transformação. Como sua empresa pode acompanhar esse ritmo?

Pontos para você ficar de olho e fazer um bom trabalho de marketing digital para 2021

A valorização das experiências em tempo real é cada vez maior

O distanciamento social já dura algum tempo e as pessoas precisam seguir suas vidas do jeito que dava, ou seja, dentro de casa. Para suprir a falta das experiências externas, as pessoas estão experimentando o entretenimento digital ao vivo. Se você deseja obter bons resultados de marketing digital para 2021, não deve deixar de lado as lives de interação.

Você deve se lembrar da explosão de transmissões ao vivo que aconteceu no começo da pandemia. Embora muitas pessoas pensem que o formato está saturado, ele segue sendo interessante para o trabalho digital. Seja no Facebook, no Youtube ou no Instagram, as lives servem para gerar conexões humanas, aprofundar o relacionamento e estimular o envolvimento do público com a marca. O engajamento que existe nos contatos em tempo real é maior e você deve aproveitar o momento para gerar valor e despertar o desejo pelo seu produto na audiência.

Uso contexto gerado pelo usuário nas estratégias

Conhecido por alguns como generated content (UGC), o conteúdo gerado pelo usuário é cada vez mais interessante para as marcas. Apesar desse aproveitamento por parte da empresa já existir há algum tempo, a tendência é que isso seja cada vez mais forte, já que as pessoas estão se expressando na internet de uma forma que nunca nunca foi feito antes.

Nos dias de hoje, é possível perceber o poder de influência de usuários comuns, cujas experiências com a marca funcionam como prova social para outros consumidores. A lógica é simples: se a pessoa entende que alguém como ela ficou satisfeita com a compra, ela sentirá mais confiança para adquirir o produto ou serviço. Você pode aproveitar o contexto para trabalhar com nanoinfluencadores, aqueles com pequeno alcance, mas alto poder de influência por serem autênticos, próximos e confiáveis. Além disso, vale a pena abrir um espaço ou criar campanhas para que os consumidores possam contar suas experiências e fazer recomendações.

Conteúdos interativos chegam com mais força

Os conteúdos interativos não são novidades na rotina das marcas, mas para o marketing digital para 2021 eles deverão aparecer muito mais. A explicação está no fato de que existem muitas publicações pela internet e é preciso se diferenciar. Quizzes, calculadoras, ebooks, infográficos, questionários e vídeos interativos são alguns exemplos de materiais que despertam interesse e envolvem a atenção do usuário por um tempo sendo fundamentais no seu planejamento de conteúdo. O ideal é que a criação busque o envolvimento humano e trabalhe com as emoções do público-alvo.

2020 foi o ano marcado por gráficos explicando o que é o novo coronavírus, materiais com informações sobre as formas de prevenção e vídeos falando sobre como passar pelos períodos difíceis da melhor maneira possível. Como sua marca pode seguir a tendência visual para transmitir sua mensagem e seus diferenciais? Aí está o desafio!

Crescimento do TikTok e Reels no Brasil

Se você está na internet, já ouviu falar sobre o Tik Tok e sobre o Reels, a ferramenta do Instagram mais recente. O primeiro aplicativo de vídeos foi o mais baixado do mundo no primeiro trimestre do ano, marcando 2 bilhões de downloads. Diante de uma aceitação tão grande, não dá para ignorar seu poder no trabalho de marketing digital para 2021.

A popularização dos vídeos curtos impactou o Instagram. Mark Zuckerberg inseriu uma nova funcionalidade semelhante ao TikTok, que modificou o perfil dos conteúdos mais consumidos na rede social. Mais importante do que decidir entre uma plataforma ou outra é compreender a linguagem de conteúdo que elas estão consolidando. As marcas precisam entrar na onda das gravações para educar e informar a audiência enquanto colocam um bom toque de humor.

Aumento no uso de assistentes por voz

Os assistentes virtuais se popularizaram durante a pandemia, com o crescimento de 47% entre os brasileiros, e a expectativa é que em 2021 eles se fortaleçam mais. O Google Trends mostra que o interesse pela Alexa, da Amazon, aumentou consideravelmente e isso é uma boa notícia para quem está pensando em estratégias de marketing digital para 2021.

As possibilidades de inovação que chegam com o aumento no uso de assistentes por voz são enormes. Podem ser desenvolvimentos produtos que tenham relação com eles, conteúdos em áudio, mas o mais importante é entender como isso influencia no comportamento do usuário. Por exemplo, com o hábito de utilizar os assistentes virtuais, o aumento nas buscas por voz aumentou.

Cada vez mais os usuários estão realizando pesquisas com linguagem natural, como se estivessem conversando com o buscador. A parte mais interessante é que o Google está preparado para entender como as pessoas falam, por meio da inteligência artificial do BERT, que é capaz de interpretar a linguagem humana. O esforço de SEO deve incluir a otimização dos conteúdos para as buscas conversacionais!

As buscas sem cliques no Google estão cada vez mais frequentes

O principal objetivo do Google é garantir a melhor experiência do usuário, por isso, o mecanismo quer entregar respostas prontas na página inicial dos resultados. Recursos como os trechos em destaque os rich snippets, o Google Meu Negócio e o mapa de conhecimento do Google são responsáveis por entregar as informações mais rápidas, já que trazem informações ou trechos de páginas que respondem o que o usuário buscou.

A expectativa de marketing digital para 2021 é trabalhar os conteúdos para que virem prioridade nas respostas orgânicas, inclua rich snippets relevantes para os usuários e insira a sua empresa no Google Meu Negócio como parte das estratégias de SEO Local. Entenda que o tráfego orgânico nem sempre precisa ser o objetivo principal da otimização, pois a conversão é o que realmente importa para aumentar os resultados de vendas.

Marcas mais humanas e comprometidas

Se a pandemia do coronavírus mexeu com a nossa rotina, imagine o que ela fez com nossas emoções? A vulnerabilidade foi a palavra do momento e as marcas também foram fragilizadas. Apesar do cenário ser volátil, empresas que compreenderam seu papel em um momento de dificuldade conseguiram se conectar com as pessoas e se humanizar. A identificação que existe com os sentimentos é poderosa!

Os consumidores têm preferido manter contato com empresas que estão comprometidas com valores além dos lucros, mas eles também estão espertos. A humanização precisa fazer parte das suas ações de marketing digital para 2021, mas precisa haver autenticidade. Se for para defender uma causa, que seja algo que esteja presente nos processos internos, na contratação de funcionários e na criação dos seus produtos.

As marcas que se conectam com o público são aquelas que têm propósito e valores relevantes. Elas aproveitam a produção de conteúdo e qualquer outra comunicação na internet para evidenciar o valor que entregam ao mundo e são bem recebidas por conta disso.

Foco em dados e performance de conteúdo

O conteúdo é fundamental nas estratégias de marketing digital para 2021, mas os números também. E agora, qual é o caminho? Unir as duas coisas! O Marketing de Conteúdo deve ter objetivos e etapas direcionadas para conquistá-los. Ao longo do trabalho, é preciso ter indicadores para dizer se está no caminho certo e, caso seja necessário, recalcular a rota para encontrar a melhor direção.

Uma boa análise das métricas mostra se o conteúdo foi bem recebido pelo público, se gerou as conversões esperadas, se alcançou o número de pessoas desejado, entre outros objetivos. Essas informações servem para otimizar as estratégias para que elas gerem mais e mais resultados a longo prazo.

A internet é um ambiente que nem sempre é previsível, mas essas tendências podem indicar um caminho de sucesso para seu trabalho de marketing digital em 2021. Seja qual for a estratégia elaborada, tenha em mente que a construção da sua marca e os resultados de vendas são frutos de um trabalho consistente e pautado em dados

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