Qual a importância do SEO local?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Empresas que têm como foco atender o público local, geralmente encontram oportunidades nos momentos de necessidade imediata. Como assim? Pense na seguinte situação: é domingo a noite e o banheiro entupiu. Qual a forma mais prática de resolver o problema? Buscando um encanador na internet. Nesse momento, o profissional que realiza um bom trabalho de SEO local tem grandes chances de ser encontrado pelo cliente.

Se o seu negócio estiver otimizado, é bem provável que você apareça entre as primeiras posições do google, com mais chances de ser a opção escolhida. Uma pesquisa do Think With Google comprovou o que estamos falando ao mostrar que 76% das pessoas que fazem uma busca local no smartphone visitam o negócio em até 24 horas e que 28% dessas buscas resultam em uma venda. Está aí a importância do SEO local!

O que é SEO local?

Chamamos de SEO local as estratégias de otimização para destacar uma empresa nas pesquisas locais. A principal diferença para o trabalho de SEO tradicional é que o local é direcionado para pesquisas que contêm um componente geográfico e outro tem um foco mais amplo. Com esse trabalho de otimização para os motores de buscas localizadas, sua marca pode se tornar uma referência em sua região e atrair novos clientes de forma orgânica, sem precisar investir dinheiro em mídia.

A localização do usuário que busca por algo na internet e a inclusão de uma região nos termos de pesquisa (como “perto de mim” ou “em Campinas”) acionam o algoritmo de busca local e modificam a forma como o Google apresenta os resultados, isso é o que torna o trabalho de SEO local tão importante. Se você não confira da maneira correta, os resultados não serão assertivos.

Esse formato de busca mais específica é vista de maneira diferente pelo Google, que tem como intenção oferecer sempre a resposta perfeita para a dúvida em questão e, por isso, e dedica todos os seus esforços para encontrar o resultado mais adequado com a maior agilidade possível. Entre os benefícios do SEO local estão:

  • É uma oportunidade de melhorar o posicionamento da sua empresa e aumentar as chances dela ser encontrada durante as buscas.
  • Com mais visibilidade, a empresa tende a ser mais conhecida, receber mais visitas e contatos e, assim, ter melhores resultados de vendas.
  • Maior reconhecimento nas regiões próximas ao endereço da empresa.
  • Não tem custo de investimento.
  • Incentiva a tomada de decisão, já que o cliente encontra o local mais próximo bem no momento em que precisa do atendimento.
  • Quando bem feito, é a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços durante a busca. Um restaurante pode caprichar no cardápio digital e encantar a pessoa que buscou por “locais para jantar perto de mim”.
  • Reforça a credibilidade da marca.

Como é feito o trabalho SEO local?

Se estamos falando de um trabalho ligado a localização da sua empresa, não há como deixar de começar pela criação da sua listagem no Google Meu Negócio. Se já existe um cadastro por lá, busque formas de atualizar e otimizar as informações contidas ali. Isso é importante, pois as listagens locais do Google Meu Negócio são exibidas antes dos resultados orgânicos. Atenção: é fundamental ficar atento ao endereço, já que o próprio Google calcula as distâncias por meio das informações de localização que estão cadastradas.

Com a conta do Google Meu Negócio, você tem muito mais que uma ficha com as informações da sua empresa, é uma extensão local do seu site, que é obrigatória se a operação acontece em nível local. Além disso, a otimização com SEO local segue a lógica da otimização para qualquer pesquisa do Google, portanto, não deixe de configurar o site da sua empresa de acordo com os fatores que o buscador utiliza em qualquer rankeamento.

Outra forma de melhorar o SEO local da sua empresa é incentivando os clientes a fazerem avaliações sobre ela. Quanto mais classificações positivas receber no Google Meu Negócio, mais chances tem da sua marca aparecer bem posicionada, pois o buscador entende que se uma loja recebe muitas avaliações, significa que recebe muitas visitas de clientes satisfeitos. Ou seja: entende que é uma empresa confiável.

Bônus: Tenha um site responsivo

Quando se fala em SEO local, ter um site responsivo é a base de toda a estratégia de otimização on page. Como as buscas mobile aumentam a cada dia e as pesquisas locais são bastante usadas em movimento, é imprescindível que o usuário possa acessar o site de qualquer dispositivo.

O Google também está de olho no fato das pesquisas nos dispositivos móveis aumentarem cada vez mais e valoriza os sites que oferecem uma boa experiência mobile. Sendo assim, se você quer aparecer bem posicionado nos resultados orgânicos das buscas locais, precisa ter páginas responsivas – que oferecem uma boa navegação em qualquer tamanho de tela que o visitante esteja usando.

O SEO local representa uma nova maneira de olhar para as pesquisas dos usuários que estão perto de você. Ter o cuidado de oferecer uma resposta rápida e assertiva, capaz de ajudar o usuário a tomar decisões, é fundamental para empresas que desejam fortalecer a sua marca e aumentar as vendas.

Precisa de ajuda para otimizar o SEO da sua empresa? Fale com a equipe Webcompany!