Planejar as etapas do seu e-commerce é necessário para o sucesso de vendas na internet, mas para que as coisas funcionem da melhor maneira possível, é preciso contar com todos os recursos disponíveis, inclusive o Inbound Marketing para e-commerce.
Apesar de todas as etapas de execução do seu e-commerce serem importantes, o Inbound Marketing é a que você deve concentrar grande parte dos esforços. Isso porque a ferramenta é poderosa para tornar sua marca mais conhecida e alcançar até os clientes que não querem comprar seu produto. No mercado virtual, você também ouvirá o termo Inbound Commerce.
O que torna o Inbound Marketing para e-commerce tão importante é o fato de que as estratégias de conteúdo te ajudam a analisar o relacionamento e acompanhar as ações dos consumidores durante a jornada de compra. Informações como recursos disponíveis, objetivos da empresa, público-alvo, mercado de atuação e quem são os concorrentes e precisam estar na ponta do lápis na hora de definir quais serão as estratégias adotadas para divulgar o site de produtos, pois com uma estratégia “redondinha” será mais fácil fazer com que o consumidor efetue a compra em seu site.
Etapas do Inbound Marketing para e-commerce
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Consideração da solução
- Decisão
Quando o seu e-commerce tem uma estratégia de conteúdo é possível converter consumidores que ainda estão nas fases iniciais, em que eles conhecem e descobrem que precisam do seu produto, para a etapa final, que é a compra. Chamamos de conversão o momento em que o usuário demonstra interesse e fornece informações de contato.
Para não errar na hora de cuidar do seu e-commerce
Conheça a jornada de compra da sua persona
Você não pode entender a jornada de compra do seu cliente, sem saber tudo sobre ele. Por isso, a persona é o começo de todas as estratégias de Inbound Marketing. Depois de registrar como é o seu público, reúna informações sobre seus hábitos de compra e como funciona a sua jornada. Divida as informações entre as etapas mencionadas – aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra – pois você deverá trabalhar todas as fases pelas quais a persona passa antes de se tornar cliente da empresa.
Muitas pessoas erram ao focar apenas na etapa final de compra, ou seja, no momento em que o cliente já quer comprar o seu produto. O ideal é que que os consumidores tenham acessos aos conteúdos que os façam identificar suas necessidades durante o momento em que estão aprendendo, identificando o problema e considerando quais as melhores soluções. A grande maioria dos consumidores não estão prontos ou dispostos a realizar uma compra logo no primeiro contato com a sua marca.
Ofereça conteúdos relevantes
A informação que você está passando para o cliente contribui de alguma forma com a vida dele ou você está apenas falando sobre seu produto? Lembre-se que o conteúdo é capaz de convencer o usuário de que seu produto é o melhor e a sua marca a mais confiável, além de ser uma moeda de troca: você oferece informações úteis e o consumidor compartilha seu e-mail e telefone, a fim de receber outros materiais como aquele.
Podem ser e-books, infográficos, artigos ou vídeos, desde que os conteúdos sejam relevantes. Se você puder produzir vídeos, melhor ainda. Uma pesquisa do Google mostrou que 50% do consumidores entrevistados disseram que os vídeos online os ajudaram a decidir qual marca ou produto específico comprar. As pessoas gostam de receber informações úteis!
Produza uma landing page adequada para seu negócio
Dentro das estratégias de Inbound Marketing, as landing pages são essenciais. Não adianta criar anúncios personalizados, oferecer conteúdos ricos e atrair a atenção do cliente, se você não consegue converter os usuários em leads. Ao contrário de uma página tradicional do site, o foco das landing pages é a conversão do usuário. Por isso, elas são mais objetivas, com títulos simples, que vão direto ao ponto. Contar com a ajuda de depoimentos e um CTA convincente também contribui para os resultados positivos. O trabalho de Inbound Marketing para e-commerce permite landing pages com assuntos específicos, por isso, não há limites para sua utilização. Ao adotar essas práticas, sua taxa de conversão aumentará constantemente.
Tenha uma estratégia de automação e e-mail marketing
Apostar em uma boa estratégia de e-mail marketing pode aumentar as vendas da sua loja virtual, pois possibilita estreitar um relacionamento baseado nas características de cada consumidor, conhecer suas necessidades e seu nível de satisfação em relação ao e-commerce. Além disso, com o auxílio da automação de marketing é possível impactar a pessoa certa, no momento certo. Mas para que o conjunto funcione, você deve planejar e produzir muito bem tanto o conteúdo da mensagem como o disparo. O RD Station, ferramenta que usamos aqui na Webcompany, oferece as funcionalidades de automação e nutrição de leads, criação de landing pages e geração de leads, e-mail marketing e outros serviços que contribuem para o aumento de vendas do seu e-commerce.
Em um mercado tão competitivo quanto o digital, é cada vez mais difícil atrair novos clientes. Por sorte, as estratégias de Inbound Marketing para e-commerce estão disponíveis e podem ser feitas por empresa de qualquer tamanho ou segmento.
Conte com a equipe Webcompany para alavancar suas vendas na internet!