Retrospectiva 2018: dos memes aos chatbots, os destaques no digital deste ano!

Com momentos marcantes como a Copa do Mundo, eleições e novas ferramentas online, 2018 foi um ano cheio de novidades e debates sobre a influência, cada vez maior, do digital em nossa rotina. Para quem quer relembrar ou acompanhar os principais pontos que aconteceram nesse período, além das novidades da Webcompany, preparamos uma retrospectiva que vai da Jojo Todynho ao termos mais pesquisados do Google, quer ver?

2018: dos chatbots às fake news

Um ano que passou mais rápido que as séries da Netflix, em 2018, como sempre, não faltaram memes que movimentaram as redes sociais e já começamos o ano com Jojo Todynho e os diversos vídeos de paródia e o posts que aproveitaram a música “Que tiro foi esse?” para fazer várias piadas, especialmente na época do carnaval!

Ainda no comecinho do ano o Whatssap Bussiness, versão corporativa do app de mensagens, foi lançado com o objetivo de tornar a ferramenta em um canal cada vez mais eficiente e popular no atendimento ao cliente. A novidade também incluiu os primeiros cases de chatbots dentro do app, ainda restrito para algumas companhias e empresas selecionadas, mas que pode indicar que em breve os bots de conversa estarão ainda mais populares e ativos em nosso dia a dia.

Em abril, vimos Mark Zuckerberg se explicar pela primeira vez frente ao Congresso dos Estados Unidos para esclarecer a coleta de dados de usuários do Facebook por terceiros, no caso político com a Cambridge Analytica. Além do debate sobre a questão da privacidade e limites das redes sociais, o caso teve impacto direto na maneira em que os anúncios são segmentados na plataforma, com restrições às informações nativas do Facebook.

No meio do ano, foi a Copa do Mundo que movimentou todas as redes sociais, fossem com as piadas sobre as quedas do Neymar, o “torcedor misterioso” que supostamente ajudaria o Brasil nos jogos e a eliminação de seleções tidas como “favoritas”, provando que o Brasil pode não ganhar o troféu, mas não perde o bom humor e os memes no meio online!

No meio do ano, o Instagram depois de anunciar o 1 bilhão de usuários mensais, lançou a opção do IGTV, que permite videos mais longos de até uma hora de duração, o que demonstra junto ao Stories o potencial da rede social em se tornar uma plataforma de criação de conteúdos audiovisuais, muito além apenas das imagens, se colocando como um concorrente direto do Youtube no domínio dos criadores de conteúdos.  

Por aqui na Webcompany, o dia a dia ficou bem mais “doces” com a produção de conteúdos para a Sorvetes Jundiá, o que trouxe todas as cores, sabores e a alegria que só os sorvetes têm!

Já para ajudar quem está buscando aquele imóvel dos sonhos, tanto a PROVECTUM e a VIK IMÓVEIS foram nossos novos clientes que entraram para auxiliar quem procura o imóvel ideal com ainda mais sofisticação, praticidade e confiança.

Na primeira eleição em que os candidatos poderiam fazer anúncios online em suas páginas e redes sociais, o debate sobre o compartilhamento das fakes news, uso de bots e a influência dos meios digitais na formação da opinião popular estampou até as capa de revistas. Neste ano, até o tema da redação do ENEM foi digital: ‘manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’, o que comprova que esse assunto ainda está longe de terminar!

Para fechar o ano, o Google revelou quais foram os termos mais pesquisados no Brasil em 2018, o que nos ajuda muito a entender como estava o interesse do brasileiro durante o período. Entre os campeões de buscas, tivemos “Copa do Mundo, Big Brother Brasil, Eleições 2018, Jair Bolsonaro e Horário de Verão”. Já nas pesquisas de “O que é?”, “o que é fascismo” e “o que é intervenção militar” aparecem entre as expressões mais pesquisadas do último ano.

Seja com memes, tendências ou comportamento, a certeza que podemos ter é que o digital se tornou, de vez, pauta para muitas novidades em diferentes campos. 

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