Quer aumentar as conversões no e-commerce? Essas recomendações irão te ajudar!

À medida que as lojas virtuais se mostram muito lucrativas, a busca por aumentar conversões no e-commerce cresce. São tantas empresas explorando as ferramentas digitais, que as marcas precisam ter um direcionamento claro e um trabalho focado em resultados para se tornar a resposta mais interessante no momento da pesquisa do usuário. Tudo isso começa pelo acompanhamento da taxa de conversão. Como está a sua?

A taxa de conversão média de uma loja virtual varia entre 2 e 3%. A maior dificuldade encontrada para aumentar conversões no e-commerce é a concorrência. Existem muitas opções disponíveis e a tecnologia veio para nos lembrar que o poder de escolha está nas mãos do consumidor. Nesse cenário, conhecer seus clientes faz toda a diferença para que ele se conecte com você através do seu posicionamento. Explore as ferramentas que oferecem insights aprofundados sobre os hábitos da audiência e os dados de consumo e considere as informações no seu trabalho de marketing digital.

A diferenciação é a carta na manga para aumentar conversões no e-commerce

É muito provável que você não seja o único a vender o produto ou serviço que oferece. Isso é natural, mas não precisa ser um problema. Pense que as pessoas enxergam as marcas da mesma forma que lidam com os seres humanos, ou seja, existem vários caminhando por aí, mas cada um é especial do seu jeito. Seguindo essa linha de raciocínio, uma forma de aumentar conversões no e-commerce é ser uma marca que desperta a atenção do público-alvo.

Atitudes que tornam as marcas únicas:

  • Trabalhar o branding;
  • Produzir conteúdos relevantes e que tenham impactos positivos na vida dos clientes;
  • Apresentar seus diferenciais de forma criativa;
  • Promover uma boa experiência do usuário com a marca;
  • Ter uma página de compra que seja fácil de navegar;
  • Preocupar-se com os desejos e necessidades dos compradores.

Se a taxa de conversão da sua loja virtual não está boa, procure analisar todo o contexto em que a marca está inserida. Reflita a respeito da mensagem que está sendo passada, analise os canais de comunicação utilizados e revise processos. Vender online é muito mais do que divulgar produtos na internet, é conquistar seu território!

5 dicas para aumentar conversões no e-commerce

Melhore a velocidade de carregamento da página

Cada minuto do dia do seu cliente é único e ele não quer desperdiçá-lo com você, por isso, agilize o processo de compra. Sites que demoram para carregar geram frustrações. Estudos recentes mostraram que as páginas que levam mais de 3 segundos para carregar registram uma taxa de rejeição mais alta. Quanto mais devagar for a resposta, mais desistência haverá.

Seu site deve responder rápido para aumentar a as conversões no e-commerce. Trouxemos algumas dicas para otimizar esse trabalho:

  1. Certifique-se de que todos os arquivos CSS e HTML em seu site estejam compactados.
  2. Use um tema leve e mais simples para o seu site.
  3. Inclua um plugin de cachê em seu site e remova plugins desatualizados.
  4. Publique imagens e vídeos de tamanho pequeno ou use uma plataforma alternativa para hospedar seus materiais.
  5. Analise a velocidade do seu site usando ferramentas como Google Page Insights ou Pingdom.

Compartilhe as opiniões dos seus clientes

Você já ouviu falar da prova social? Ela é a chave para o sucesso das estratégias digitais atuais e consiste em compartilhar a opinião de clientes que já têm um relacionamento com a marca.

Para conquistar a confiança dos clientes, você deve mostrar que tem credibilidade e a melhor forma de fazer isso é provar que tem muita gente falando bem de você. Publique avaliações nas páginas para demonstrar transparência e ajudar seus clientes a escolher sua marca. Eles vão adorar ver que outras pessoas estão satisfeitas com o produto ou serviço oferecido!

As redes sociais também abrem espaço para a prova social. Permita que os consumidores façam comentários, incentive as marcações e compartilhe as avaliações feitas. Não tenha medo de críticas negativas, porque, se você souber aprender com os feedbacks, isso também ajudará a expandir seus negócios.

Integre pop-ups no site

Os pop-ups podem aumentar as taxas de conversão em pelo menos 9%. Para a maioria dos sites, a taxa média de conversão de pop-ups é de cerca de 3,09%, mas é preciso evitar exageros.

Você pode usar pop-ups para melhorar o envolvimento do usuário e converter mais visitantes. Por exemplo, pedir aos visitantes que se inscrevam em sua lista de e-mail, para que você possa estabelecer um relacionamento e mantê-los por dentro das ofertas incríveis da empresa.

Para não ter erro ao utilizar pop-ups em seu site:

  1. Use uma ferramenta para definir um cookie e permitir que o pop-up apareça apenas uma vez a cada visita.
  2. O pop-up deve ter um ‘botão cancelar’ no campo de visão, para o usuário cancelar sempre que quiser.
  3. Preocupe-se com a experiência da pessoa que está ali para acessar o conteúdo.
  4. Defina um tempo de atraso razoável, como 30 segundos, para evitar que se torne irritante.
  5. O pop-up deve vir com uma oferta interessante, como PDF, presente, desconto ou conteúdo premium.
  6. Experimente diferentes formatos até encontrar um que seja atrativo para sua persona.

Escolha um bom CTA

As pessoas gostam de ser direcionadas, portanto, a maneira mais fácil de aumentar a taxa de conversão é pedir aos visitantes que comprem seus produtos. O segredo é ser inteligente ao elaborar a frase, porque as chamadas populares, como ‘inscreva-se’ já não funcionam para os consumidores modernos.

Melhore seus CTAs para que pareça que você está falando com o cliente pessoalmente. Mantenha um tom de voz próximo e amigável. Para não ter erro, fale sua frase em voz alta e perceba como ela soa.

Empresas que migraram para o digital têm o desafio de aumentar as conversões no e-commerce enquanto diminuem o abandono de carrinho. Se você estiver disposto a compreender a sua persona e elaborar ações direcionadas, perceberá que as vendas pela internet só têm a crescer. Mantenha o foco em conversar e aproximar seus clientes, isso faz toda a diferença!

Conte com a equipe da Webcompany Marketing Digital para aumentar suas conversões.

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