fbpx
webcompany - Qual a importância de um CRM para o B2B?

Qual a importância de um CRM para o B2B?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

A gestão da carteira de clientes é um processo que exige atenção, sobretudo quando pensamos em empresas B2B. É aí que se percebe a importância de um CRM para B2B.

Por se tratar de um tipo de negócio muito mais complexo (de empresas que vendem para outras empresas), é essencial contar com estratégias que auxiliem o trabalho diário, como é o caso do CRM.

O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão de contatos focado no aumento do número de conversões e fidelização de clientes.

A importância do CRM para negócios B2B

Quando uma pessoa física decide comprar algum produto sua decisão é rápida. No entanto, em se tratando de empresas, o processo é lento e trabalhoso.

Isso porque não é apenas uma pessoa envolvida no processo de compra, mas a entidade como um todo. Sócios, colaboradores e equipes internas precisam tomar a decisão em conjunto. Logo, é de se imaginar que a venda seja ainda mais desafiadora.

Nessa perspectiva, se a empresa vendedora não tem uma boa organização e gestão da cartela de clientes, está fadada ao fracasso. E é antes disso acontecer que deve entrar em cena o sistema de CRM.

O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão de contatos focado no aumento de conversões. Nele, ficam armazenados dados sobre cada um dos seus consumidores. Então, o sistema organiza clientes segundo sua etapa no funil de vendas, além de manter estatísticas e dados mais relevantes à mostra.

O melhor é que ele pode ser personalizado à sua maneira, de acordo com as suas necessidades. Assim, é possível planejar todas as etapas com maior precisão e investir esforço nas áreas que mais precisam. Essa estratégia otimiza a rotina de trabalho da equipe de vendas que, consequentemente, fideliza clientes da maneira certa.

Entenda as dores e necessidades das empresas B2B

Com o CRM para empresas B2B, empresas conseguem coletar informações relevantes e entender quais são os principais problemas enfrentados por seus clientes. Dessa maneira, a comunicação se torna mais assertiva para que a persona avance no funil de vendas em busca de um produto ou serviço que supra e resolva suas necessidades.

Monitoramento do funil de vendas no CRM para B2B

Com o CRM você pode criar um funil de vendas. A visualização facilita o entendimento sobre o andamento das negociações e a tomada de decisão sobre as melhores estratégias de marketing.

Automatização de documentos

O CRM para empresas B2B também permite a automatização de propostas comerciais e orçamentos. Como as informações são preenchidas automaticamente, o time de vendas pode se concentrar em outras tarefas, como aquisição de novos clientes ou contato personalizado no pós-venda.

Melhora na gestão do tempo

Quando todas as informações ficam bem organizadas e explícitas, fica muito mais fácil melhorar a gestão do tempo e a produtividade da equipe de vendas. Afinal, os vendedores sabem exatamente para qual cliente precisam dedicar mais tempo e qual a melhor comunicação para alcançá-lo.

Com essa estratégia, o trabalho na empresa será mais produtivo, a comunicação assertiva e o processo de venda simplificado. A fidelização de clientes e melhora nos resultados é consequência.

Exemplos de Sistemas de CRM para B2B

Com a popularização da utilização de sistemas de CRM, atualmente existem inúmeras plataformas com preços muito acessíveis para que você comece hoje mesmo a organizar seu processo de vendas. Abaixo listamos alguns para você avaliar:

Quer ajuda para começar? Converse com os especialistas da Webcompany e descubra a melhor maneira de alavancar seu negócio.