Quais as vantagens de implementar a automação de marketing para B2b?

A internet oferece diferentes possibilidades para as marcas manterem contato com o público-alvo, entre elas está a automação de marketing para B2B, ferramenta que tem se mostrado fundamental para os resultados de empresas que vendem para outras instituições.

O relacionamento com os clientes é um fator importante nas negociações entre empresas. Através do contato, é possível desenvolver a confiança, entender os desejos e abrir espaço para vendas futuras. É por isso que a automação de marketing para B2B está cada vez mais popular entre este perfil de negócio: ela é uma ótima opção para criar conexões.

De acordo com uma pesquisa feita pela Upland Software com profissionais da área de marketing que adotaram uma plataforma de automação, os maiores benefícios de uma automação de marketing para B2B são: economia de tempo (74%), engajamento com o cliente (68%), comunicações assertivas (58%) e aumento nas oportunidades de negócios como up-selling e cross selling (58%).

Como funciona a automação de marketing para o B2B?

A automação de marketing para B2B é feita através de uma plataforma que é programada para administrar campanhas de atração, engajamento e geração de leads por meio de uma série de configurações definidas pelo profissional que está responsável por gerenciar a ferramenta.

Para ser direcionada para resultados, a automação de marketing para B2B deve ser ajustada com base na jornada de compra do cliente, ou seja, as fases que um cliente irá passar antes de comprar um produto ou contratar um serviço oferecido pela sua empresa. O ideal é que as ações guiem o usuário para a conversão por meio de conteúdos personalizados, feitos para despertar o desejo e prender sua atenção.

Se você ainda não sabe se integrar uma automação de marketing para B2B na sua estratégia é uma decisão que vale a pena, pense que isso ajudará a estreitar o relacionamento com o cliente. Além disso, servirá para aumentar a eficiência da equipe de marketing e otimizar recursos e tempo. Isso tudo sem contar os outros benefícios, que são a otimização da eficácia de suas campanhas B2B, a melhora da experiência do cliente e resultados positivos do departamento de vendas a longo prazo.

Principais vantagens de integrar a automação de marketing

Personalização no envio de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais poderosas para gerar leads quentes. Por isso, quanto mais você melhorar sua abordagem, melhor será para os resultados da empresa. Você pode utilizar a automação de marketing para B2B para segmentar uma lista de contatos com interesses em comum e produzir conteúdos com base nas suas necessidades. Será que se o indivíduo receber a informação que precisava, ele confiará mais em você? Não há dúvidas de que sim!

Quando você faz o cliente se sentir especial, as chances dele se converter são muito maiores. Use o primeiro nome de seus leads na abertura para deixar claro que o e-mail não é spam, mantenha um tom de voz amigável, para evitar que a comunicação seja fria e explore em CTAs (call-to-action) persuasivas. O ideal é que os e-mails sejam tão leves quanto uma conversa.

Explorar ao máximo as mídias sociais

Automatizar as redes sociais permite que você tenha mais dinamismo na rotina profissional. Com todas as redes integradas, é possível monitorar as interações em apenas um espaço. Por exemplo, imagine que você tenha mensagens diretas e comentários para responder em diferentes canais. Reunir todas as tarefas em uma página será muito mais prático do que ficar alternando entre as abas, certo?

Com a automação de marketing para B2B será mais fácil acompanhar os assuntos que estão em alta e iniciar conversas enquanto faz a análise das tendências em torno de sua empresa da maneira mais interessante. A otimização de tempo da equipe também é um fator que merece destaque, já que o pré-agendamento de postagens em mídias sociais deixará mais tempo livre para outras atividades.

Desenvolvimento de landing pages

A automatização pode beneficiar diferentes etapas do processo de venda, inclusive a primeira abordagem. Pense que um cliente em potencial visitou uma de suas páginas e deixou seus contatos por meio de um formulário. Qual é a melhor coisa a ser feita? Entrar em contato na mesma hora!

O segredo está em pegar a pessoa pela emoção. Envie um e-mail automatizado logo após a captação de contato, seja criativo na abordagem e ofereça uma oferta atraente para que o usuário perceba que sairá ganhando ao continuar a interagir com você. Depois da primeira abordagem, mantenha contatos frequentes e seja estratégico em cada comunicação. O ideal é mesclar conteúdos informativos com materiais comerciais e manter o foco sempre em promover uma boa experiência!

Ofereça uma experiência de site personalizado

Com a automação de marketing para B2B é possível personalizar suas páginas da web para identificar localizações geográficas, detectando endereços IP. Qual a vantagem disso? Ter mais insights sobre seus leads! A partir dessas informações você pode pensar em maneiras assertivas de abordar os visitantes.

Inserir formulários em sua página inicial para tentar descobrir um pouco mais sobre o usuário é outra alternativa para apresentar uma experiência web mais personalizada. Adicione no máximo três questões e aproveite as funcionalidades da automação de marketing para incentivá-los a visitar a próxima página, que é personalizada de acordo com as respostas.

As estratégias de empresas que vendem para outras empresas só têm a ganhar com a implementação automação de marketing para B2B. A ferramenta aproveita um recurso omnichannel para obter o máximo de visibilidade e alcance, o que ajuda a gerar uma taxa interessante de engajamento de leads. Seja qual for o porte da sua empresa, automatizar estratégias irá agregar mais valor ao seu negócio!

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