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Posição zero do Google: tudo que você precisa saber sobre ela

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Talvez você não conheça o termo, mas a partir de agora, a posição zero do Google estará entre seus principais objetivos de SEO. Isso porque todo mundo que deseja receber a maior parte dos acessos para uma palavra-chave quer estar nesse espaço privilegiado da pesquisa!

A posição zero do Google é uma maneira de apresentar o seu conteúdo acima do primeiro colocado. Essa é uma posição de destaque, que aparece antes de todos os resultados da pesquisa orgânica do buscador, ficando apenas abaixo dos links patrocinados. Quando pensamos em estratégias de marketing digital e vendas, estar bem posicionado é fundamental para os resultados, já que isso representa mais visitas e cliques do que todas as outras – pela lógica, isso gera mais oportunidades de negócios.

A posição zero do Google também é conhecida como Featured Snippets

Você vai perceber que a posição zero do Google também é conhecida por outro nome: Featured Snippets. As primeiras respostas servem para mostrar ao usuário que pesquisou exatamente a resposta que ele quer. Imagine que você escreveu um artigo explicando como manter o site protegido com o seguinte título: “Seu site não aparece como seguro no Chrome? Saiba o que pode estar acontecendo?” e o usuário buscou exatamente essa pergunta ou alguma palavra-chave relacionada.

Se o seu texto estiver bem otimizado com esse recurso, poderá aparecer na posição zero do Google.

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Por que se atentar a posição zero do Google é importante para sua marca?

Caso consiga alcançar a posição zero do Google e ter uma parte de seu artigo na caixa de respostas da plataforma, você terá uma alta credibilidade e deixará o seu texto como autoridade no assunto. Ser considerado a melhor resposta pela plataforma de busca é ótimo. Consegue imaginar o quanto isso seria interessante para a reputação da sua empresa na internet?

Se o seu site não estiver tão bem posicionado ou não receber um volume interessante de tráfego orgânico, atingir a posição zero do Google ajudará a melhorar consideravelmente esses números, pois o seu texto dará um grande salto nas SERPs do buscador, podendo alcançar mais cliques do que nas posições que estava antes.

Competir em visualizações é uma outra vantagem do bom posicionado. Sites gigantes como o G1, R7 e Wikipédia se destacam nas pesquisas, mas se o seu link estiver na primeira resposta, há chances de superar o número de cliques que esses gigantes têm perante a palavra-chave da qual vocês estejam competindo.

Como otimizar em busca da posição zero do Google

Para conseguir alcançar a posição zero do Google, você poderá otimizar o seu conteúdo em três maneiras diferentes e cada uma delas pode te dar a chance de conseguir chegar no objetivo. São elas:

Parágrafos: o seu artigo pode aparecer na posição zero do Google por um parágrafo de seu texto explicando, de forma direta e sucinta, a pergunta que o usuário pesquisou;

Listas: explicar o conteúdo do título de seu artigo em listas, como “As 10 melhores práticas para melhorar o SEO de seu site” também é interessante;

Tabelas: uma das formas mais fáceis de aparecer na posição zero do Google é colocando tabelas comparativas, caso elas se encaixem na sua produção de conteúdo para SEO.

Não esqueça da otimização!

É muito importante que todos os conteúdos sejam otimizados de acordo com o modelo escolhido e dos objetivos da marca. Na hora de produzir os textos pensando em disponibilizar os trechos de parágrafos na caixa de respostas, será necessário criar títulos que fazem uma pergunta como “Qual é o método mais eficaz para se proteger da gripe?”

Criar parágrafos com as respostas diretas à pergunta também colabora com o bom posicionamento. Por exemplo, o artigo pode começar com “O método mais eficaz para se proteger contra a gripe é se vacinar…”, pois assim o Google reconhecerá que foi uma resposta útil.

No caso da otimização para textos que mostrem listas na caixa de resposta do Google, será essencial que você seja bem direto nas respostas. Crie uma pequena introdução abaixo do título, deixando claro quais são os lugares que você quer mostrar. Fazendo isso, o algoritmo entenderá o seu artigo como uma resposta direta e poderá ranqueá-lo na posição zero do Google.

Se você optar por escrever um texto para blog que mostre tabelas, o foco está em fazer um trabalho bem feito nas comparações. Existem muitas pesquisas que levam até esses materiais, mas poucos conteúdos, o que acaba tornando a otimização desses tipos de artigo um pouco mais simples.

Para conquistar a posição zero do Google, sua página deve estar bem otimizada e todo o seu trabalho de produção de conteúdo deve ser pensado para alcançar esse objetivo. Faça uma análise do contexto atual, invista em melhorias e estabeleça uma estratégia de longo prazo. Os esforços valem a pena, pois melhorando o número de visitas, as vendas também serão melhores!

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