Pesquisa por voz: praticidade para quem pesquisa e oportunidade para quem vende

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Você achou que digitar uma pergunta no google e encontrar uma resposta rápida era uma das coisas mais mágicas da tecnologia? Imagine só nem precisar escrever! A pesquisa por voz é uma tecnologia que permite aos usuários realizar uma pesquisa na Internet, fazendo uma pergunta verbal em um smartphone, dispositivo inteligente ou computador.

A funcionalidade surgiu com o objetivo de simplificar e otimizar a vida das pessoas, que trocam o ato digitar pelo de simplesmente falar, e por conta da facilidade, está conquistando o mundo inteiro, inclusive os brasileiros. Não é a toa que temos escutado falar bastante na Siri, Alexa e outros assistentes de voz.

Em uma pesquisa tradicional por digitação, uma pessoa precisa pegar o celular e escrever o termo “custo marketing digital”. Quando a pesquisa é feita por voz, o usuário pode seguir o ritmo de uma conversa, sem economizar nas palavras, falando “quanto custa para fazer marketing digital”. A principal vantagem do segundo formato é que ela costuma ser mais parecida com a forma que a pessoa fala normalmente, trazendo a sensação de conforto e proximidade.

Para as marcas que desejam ser encontradas no mecanismo de buscas, o mais importante é prestar atenção no fato de que as pessoas pesquisam de maneira diferente ao falar e ao digitar. Isso significa que sua estratégia de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing precisa estar alinhada com o que seu público-alvo costuma pesquisar e, claro, devem fornecer a resposta que eles precisam.

Será que a pesquisa por voz veio para ficar? Os dados mostram que sim!

Um artigo publicado na revista Exame apontou que as compras de supermercado respondem por mais de 20% dos pedidos feitos por voz, além disso, 60% dos usuários de smartphones tentaram pesquisar por voz pelo menos uma vez nos últimos 12 meses que antecederam a pesquisa. E, ao contrário do que dizem por aí, a pesquisa por voz não é coisa dos mais velhos, já que 55% dos adolescentes utilizam o recurso diariamente.

Com números tão positivos, está claro que a pesquisa por voz tem o potencial de virar o marketing digital de cabeça para baixo. Hoje em dia, o google mostra os 10 sites melhores ranqueados, a pesquisa por voz mostra apenas um, o mais completo. Estamos diante de um desafio, melhor dizendo, de uma competição ainda mais acirrada entre as marcas.

Como preparar a sua marca para ser selecionada nos resultados da pesquisa por voz?

  • Escreva conteúdo em um tom natural de conversação.
  • Faça uma lista de perguntas e responda em seus materiais.
  • Concentre-se menos nas palavras-chave e mais na qualidade do conteúdo.
  • Preste atenção na pesquisa semântica.
  • Produza o conteúdo com foco na intenção do usuário.
  • Tente ser conciso, pois o tempo do seu público é escasso.
  • Inclua frases-chave mais longas para alcançar os usuários.
  • Procure trabalhar com a propriedade SPEAKABLE em schema.org para entregar identificação para seções adequadas para reprodução de áudio usando TTS (conversão de texto em fala).

Ainda é difícil de prever o futuro da pesquisa por voz, mas já sabemos que essa ferramenta tem conquistado seu espaço nas estratégias de marketing digital e seu crescimento não irá parar tão cedo.Quem trabalha com SEO sabe que não dá para descuidar e cada atualização importa. Continue otimizando!

Fale com a equipe Webcompany e prepare sua marca para ser descoberta pelos usuários!