O que você precisa saber sobre os chatbots no Whatsapp?

O aplicativo de mensagens mais utilizado do Ocidente se tornou parte integrante da nossa rotina, afinal, acessamos o Whatsapp para falar com familiares, grupos de amigos, companheiros e até mesmo para os contatos comerciais. Com o lançamento neste ano do WhatsApp for Business, o app pretende aumentar ainda mais participação em nossa rotina, oferecendo a possibilidade do atendimento por chatbots dentro da plataforma.

Chatbots no Whatsapp já são uma realidade

De acordo com o instituto Data Popular, o Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil, mas mesmo assim muitas marcas ainda não colocam o app no radar dos canais de contato com o cliente, pela impossibilidade de atender milhares de mensagens ao mesmo tempo de maneira profissional. Com o lançamento do WhatsApp for Business neste ano, o app avança para oferecer um atendimento padronizado e eficiente aos clientes.

Diferente de um número de celular do usuário normal, o WhatsApp for Business oferece um perfil empresarial para que os clientes estejam em contato direto, inclusive com a implementação dos chatbots, o que tornará o atendimento pelo app uma ferramenta disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. A vantagem para as empresas é conversar com os clientes dentro de um aplicativo que eles já estão acostumados, sem precisar enviar e-mail ou acessar outros sites para terem suas dúvidas e problemas resolvidos. Por enquanto, porém, a novidade está restrita ainda para grandes empresas e negócios selecionados, mas deverá estar em breve disponível para mais negócios.

Entre os exemplos práticos que já estão com bons resultados, a imobiliária online Quinto Andar foi uma das primeiras empresas convidadas pelo WhatsApp para implementar chatbots. Atualmente o app de mensagens já representa 40% dos atendimentos, superando o e-mail e o telefone. Além da praticidade, a imobiliária indicou que houve até um aumento no engajamento dos usuários depois dos chatbots, com inquilinos entregando a documentação antes do tempo previsto.

Para os usuários, entretanto, não imagine que seu aplicativo ficará lotado de mensagens de marcas e produtos todos os dias: para evitar o SPAM e interações indesejadas, o Whatsapp permitirá que você bloqueie e denuncie todos os perfis que não tenha interesse em manter o contato frequente.

Assim, mesmo que no momento a possibilidade de oferecer chatbots no Whatsapp ainda esteja restrita para algumas marcas e grandes empresas, a expansão do WhatsApp for Business é uma possibilidade muito atrativa e que colocará os chatbots, de vez, na rotina de milhares de usuários brasileiros dos apps de mensagens. Em pouco tempo, trocar mensagens com um robô estará, de vez, sendo parte do seu dia a dia!

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email