O que é SERP e como melhorar seus resultados de busca?

A SERP nada mais é do que a página de resultados exibida pelo Google.

Embora haja milhões de páginas, o foco das empresas é conquistar a primeira e, nos melhores casos, o top três. Isso porque a maior parte dos acessos se concentra neles. Dados indicam que os cinco primeiros recebem mais de 70% de cliques.

Saiba o que é SERP, quais são seus recursos e quais você precisa ter no seu site para conquistar um melhor posicionamento.

O que é SERP?

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google, ou em qualquer outro motor de busca, ele retorna diversas páginas? Essa é a SERP. Nela constam absolutamente todos os resultados possíveis para a sua busca.

Não pense que todos os resultados são iguais. Para cada tipo de intenção de busca, existem diferentes exibições. O Google trabalha com o fator Zero Moment of Truth (ZMOT), ou seja, micro-momentos responsáveis por remodelar os resultados.

Ao todo, são quatro tipos de intenção:

  • Comercial
  • Navegacional
  • Informacional
  • Transacional

 

Quando o usuário busca por “o que é SERP”, por exemplo, sua busca é informacional. Então, o Google retorna todos os principais sites que respondem à pergunta.

No entanto, ao procurar “empresas de SEO”, a meta é encontrar negócios que possam auxiliá-la. Em geral, para buscas transacionais, o Google retorna o mapa como um dos principais resultados – para que os usuários encontrem empresas próximas de sua localização.

Conquistar a SERP é um trabalho que exige cuidado, pois você precisa garantir que o seu conteúdo se encaixe no que o público está buscando, segundo sua intenção.

Principais recursos da SERP

Como falamos anteriormente, o Google pode exibir sites e mapas, mas não só isso. A SERP é inteligente, por isso, traz resultados alinhados à intenção de busca do público.

Os principais recursos são:

  • Anúncios: são exibidos antes ou depois dos resultados orgânicos;
  • Featured snippet: é a posição zero, aquele pequeno trecho de texto que aparece como resultado para diferentes pesquisas, frente aos resultados orgânicos;
  • Vídeos: pode aparecer em carrossel ou não;
  • Imagens: também pode aparecer em carrossel ou não;
  • Notícias: são cards com as principais e mais recentes notícias sobre diferentes temas;
  • Resultados de Shopping: quando o usuário busca algum produto para comprar, o Google exibe um carrossel ou card com os mais relevantes;
  • Painel do conhecimento: é o painel que fica localizado ao lado direito, com informações sobre determinado tema;
  • As pessoas também perguntam: campo complementar onde estão perguntas relacionadas àquela busca.

O seu site pode aparecer em todos esses recursos. Basta investir nas estratégias de SEO certas.

Como aparecer para o meu usuário nas primeiras posições?

Conquistar a primeira página do Google pode ser uma tarefa complexa. O ideal é que, quem não entende do assunto, recorra a uma agência especializada em marketing digital e SEO, visto os diversos pormenores envolvidos no processo.

Alcançar o top 3 dá trabalho e exige constantes otimizações no seu site. Mas, para te ajudar, trouxemos algumas dicas para que você consiga realizar parte do processo por conta própria:

1. Crie conteúdo alinhado às intenções de busca

Não adianta focar a criação de conteúdo em buscas que não vão te trazer resultado.

Veja, quando procuramos “decoração”, os primeiros resultados da pesquisa são sites comerciais, que vendem artigos decorativos.

Se você tem um artigo sobre o tema e quer que ele se posicione exatamente na primeira página para essa palavra-chave, saiba que seus esforços não vão funcionar. Vale escolher outra palavra principal, que retorne outros textos como resultado e que corresponda ao assunto proposto.

2. Defina um title e uma meta description chamativos

O title e a meta description são o título e a descrição que aparecem nos resultados do Google. Apesar de não serem um fator de ranqueamento, eles são responsáveis por chamar a atenção do usuário e fazê-lo clicar no seu site.

Portanto, foco na criação de um title, ou título, com até 60 caracteres. Já a meta descrição deve ter, no máximo, 150 caracteres. Ambos devem ser chamativos e atrativos para instigar o clique.

3. Use dados estruturados

O schema.org, ou dados estruturados, são um conjunto de informações complementares, que também ficam na SERP, e mostram ao usuário o que ele vai encontrar dentro da sua página.

Se você quer comprar um eletrônico, por exemplo, os resultados do Google podem mostrar preço, avaliações, se o produto está em estoque, dentre outros tópicos relevantes.

Já para uma receita, o Google mostra o tempo de preparo, avaliações e a quantidade de comentários que ela recebeu.

Esses dados aparecem abaixo da meta description.

O legal é que o motor de busca disponibiliza diversos tipos de marcações, para diferentes tipos de conteúdo. Basta escolher o que melhor se encaixa com o tipo de conteúdo que você está produzindo.

Conquistar a SERP é um trabalho contínuo. Portanto, lembre-se que, após lançar a página ou conteúdo, você deve acompanhá-la com frequência, para verificar se ela caiu ou subiu e o que deve ser feito para melhorar a experiência do usuário.

Quanto mais esforços você colocar na otimização dos seu sites e criação de páginas direcionadas às intenções de busca, maiores as chances de garantir uma posição de destaque no Google.

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