O que o Machine Learning tem a ver com Marketing Digital?

Machine Learning é um tipo de Inteligência Artificial que pode aprender sozinha a partir da coleta de uma grande quantidade de dados e tomar decisões inteligentes aprendendo com o comportamento do usuário. Os algoritmos analisam estatisticamente esses dados, resultando em previsões e respostas que sejam mais assertivas.

Não é novidade que os dados são muito importantes para o marketing digital, afinal é necessário analisar os resultados e aprender com eles para gerar insights e criar diálogos com o consumidor. É exatamente nesse processo que o Machine Learning pode ajudar: encontrando quais são os usuários que podem gerar rentabilidade para a empresa de forma mais rápida e assertiva.

A primeira coisa que um sistema baseado em Machine Learning faz é analisar os dados que você já possui dos seus consumidores e com base nisso, ele busca outros perfis similares. Com essa tecnologia, é possível buscar essas pessoas com segmentação diferente da demográfica, baseada em dados de consumo, acesso em sites e preferências na internet.

Um exemplo prático é o Trivago. A empresa tinha o objetivo de fazer com que seus clientes mais qualificados realizassem transações através do aplicativo. Usando uma machine learning alimentada pelo Google, conseguiram otimizar a segmentação e assim ter um resultado de 20% de aumento em seus usuários qualificados via Android e IOS.

Além de encontrar usuários qualificados, essa tecnologia também encontra a melhor forma de fazer com que eles engajem com a marca, combinando a mensagem certa, o tom de voz e o layout que mais agrada cada um.

Já deu pra notar que o Machine Learning faz uma grande diferença na hora de atingir o público certo com o conteúdo otimizado para ele. Mas para que ela funcione bem é essencial que haja uma alimentação de dados com informações certas e relevantes. Esse processo é fundamental para o bom funcionamento da tecnologia.

O uso do Machine Learning está cada vez mais frequente em empresas que buscam tomar decisões mais assertivas com base nos dados coletados e essa tendência promete crescer cada vez mais.

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email