Meta descrição: tudo o que você precisa saber

A meta-description, ou meta descrição, em português, é um componente indispensável em uma estratégia de marketing. Afinal, esse conteúdo ajuda na persuasão do usuário diante da busca na internet. Desse modo, a meta descrição contribui para aumentar o acesso em seu site.

Se você ainda não sabe o que é a meta descrição, continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber!

O que é uma meta descrição?

A meta descrição é um elemento de texto exibido em páginas de resultados de busca, logo abaixo do título. Ou seja, sempre que você realiza uma busca, o buscador lista sites com títulos, endereços e a meta descrição.

O principal objetivo desse resumo é atrair usuários para acessarem o link. Diante de vários resultados na busca, a meta descrição é o espaço para convencer o público a conferir o o conteúdo, blog, site ou produto.

Qual a importância da meta descrição nos mecanismos de busca?

O objetivo das estratégias de otimização dos mecanismos de busca é usar diferentes técnicas para otimizar o desempenho do seu site de forma orgânica. É possível atrair mais usuários, aumentando o tráfego em sua página.

A meta descrição é a chance de convencer o usuário a clicar na página envolvendo-o e atraindo-o para aquele assunto. Isso deve ser feito em algumas palavras no pequeno resumo.

Como fazer uma meta descrição?

Para fazer uma meta descrição você deve criar um pequeno texto. É importante que esse resumo esteja relacionado ao conteúdo principal brevemente, assim é fácil atrair a atenção do usuário e convencê-lo.

A seguir, confira algumas dicas para não errar na hora de fazer uma meta descrição.

Seja objetivo

Seja qual for o tamanho do post em seu site, sua meta descrição deve ser objetiva, tratando apenas de um assunto específico. Por isso, nada de enrolar. Seja direto e mantenha o foco no tema produzido.

Seja convincente

Outra importante dica para uma boa meta descrição é ser convincente. Para isso, é importante que você conheça seu público, com uma comunicação que resulte em conexão.

É necessário que a sua meta descrição ofereça benefícios para o usuário. Trabalhe também com emoções, inserindo a oportunidade de aprender ou melhorar algo. Do mesmo modo, usar listas é um grande atrativo, então inclua sempre que possível.

Desperte o interesse

Sua meta descrição deve despertar o interesse do usuário para que ele clique no link. Lembre-se de informar sobre algo, oferecendo formas de ajudar. Use o espaço para descrever o conteúdo como se fosse o anúncio do que você gostaria de vender ao cliente.

Utilize CTAs (call-to-action)

Por fim, a meta descrição não pode deixar de contar com uma CTA (call-to-action), ou seja, chamada para ação. Essa é uma forma de persuadir que o usuário tome uma decisão rápida, como clicar no link do seu conteúdo. Uma maneira de auxiliar para essa urgência é associando a ação a benefícios que o usuário poderá encontrar em seu site, como:

  • aprenda conosco;
  • veja agora;
  • baixe gratuitamente;
  • inscreva-se;
  • veja o produto.

A meta descrição pode não ter influência direta nas posições que o seu site ocupa nas páginas de busca. No entanto, é um elemento que deve ser considerado. Afinal, é por meio dele que o usuário pode decidir se o seu conteúdo é atraente o suficiente para acessá-lo.

Portanto, se você ainda não está seguro para desenvolver uma meta descrição convincente, resumida e que ajude a atrair o usuário, busque ajuda em uma agência especializada em estratégias de marketing digital e garanta que seu site seja bem-sucedido!

Gostou deste post? Então, veja também o que é click bait e quais os riscos em utilizá-lo!

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email