Como criar um blog: veja o passo a passo

Você sabe como criar um blog? Uma das principais estratégias de marketing digital, o blog tem se tornado uma das ferramentas mais lucrativas para empresas que atuam online. Por isso, é indispensável para quem busca se posicionar na internet.

Para explicar melhor o que é, como criar um blog e os principais passos, desenvolvemos este conteúdo. Acompanhe a leitura para ficar por dentro do assunto!

O que é um blog?

Antes de saber como criar um blog, é importante entender o que é essa ferramenta. O blog é um site, ou parte de um site, que inclui conteúdos sobre diferentes assuntos. O termo blog é derivado de “web log”, em inglês, “registrar informações em um site”.

Em um blog, os conteúdos são apresentados em forma de artigos de texto em páginas individuais chamadas de postagens, ou apenas blog posts. Esse e outros conteúdos do blog são exemplos de posts.

Qual a importância em ter um blog?

A criação de conteúdos de qualidade em um blog tem papel essencial no marketing de conteúdo e inbound marketing, estratégias fundamentais para marcas e empresas. Afinal, contribui para alcançar objetivos como atração de tráfego, engajamento e informação, geração de leads, construção de autoridade no assunto, alimentação de redes sociais, suporte à jornada do cliente, e mais.

Como criar um blog?

Agora é o momento de acompanhar algumas dicas sobre como criar um blog. Isso porque, essa estratégia exige alguns passos para seu desenvolvimento. Somente com tudo pronto é possível alimentar o blog com textos e conteúdos de grande relevância para seu público-alvo.

1. Estabeleça suas metas e objetivos

O primeiro passo sobre como criar um blog é estabelecer metas e objetivos. Listá-los claramente facilita todo o processo. O blog pode ser usado para educar seus leitores ou mesmo gerar oportunidades. Por isso, para os conteúdos alcançarem os resultados esperados, é necessário estabelecer os objetivos.

2. Defina seu nicho

Escolher o nicho do mercado é outro passo essencial para seu blog. Você deve definir uma área de interesse ou assuntos sobre os quais deseja abordar regularmente. Para isso, é importante avaliar seus conhecimentos, interesses e acesso à informação.

3. Tenha uma persona bem definida

Para planejar e desenvolver conteúdos que obtenham resultados, definir a persona também é necessário. A persona é a representação fictícia do cliente ideal. Com ela bem definida, você pode conectar a produção de conteúdos com quem busca por eles. Assim, você entrega informações de valor.

A persona influencia em diversos elementos, como tom de voz, visual e, principalmente, nos temas desenvolvidos. Por esse motivo, para definir a persona, é importante realizar pesquisas com o público, coletando dados que auxiliem na estruturação do personagem fielmente ao cliente ideal.

4. Escolha uma plataforma

Saber como criar um blog também envolve detalhes técnicos. Afinal, esse site deve ser criado em uma plataforma específica de gerenciamento de conteúdo. Por meio dessa plataforma é possível desenvolver páginas, incluir comentários, links e outras ferramentas necessárias para a estratégia.

Com interface intuitiva e amigável para o cliente, uma das mais conhecidas plataformas usadas é o WordPress. Esse sistema de gerenciamento de conteúdo é utilizado em mais de 40% dos sites do mundo.

5. Configure o domínio

O domínio de um blog é o endereço usado para o cliente poder acessá-lo. Desse modo, é importante pensar em algo fácil e objetivo, que seja lembrado rapidamente. Além disso, o domínio não deve ter acentos ou caracteres especiais.

6. Instale e configure o blog

Por fim, após escolher a hospedagem e domínio, resta instalar a plataforma e realizar as configurações para o blog, que podem variar de uma empresa para outra. O importante é escolher um design que seja fácil e autoexplicativo, melhorando o acesso do cliente.

7. Conte com uma empresa especializada para criar um blog

Você percebeu que criar um blog não é uma tarefa tão fácil quanto parece, principalmente quando essa ferramenta é destinada a uma marca ou empresa. Afinal, deve ser desenvolvida corretamente, oferecendo credibilidade ao público.

Para garantir o melhor resultado não só no desenvolvimento do site para o blog, mas também para sua gestão, é importante contar com ajuda de uma empresa especializada. Assim, você pode contar com ajuda de profissionais com experiência técnica e segurança, que ofereçam suporte e auxiliem na otimização de SEO. Consequentemente, seus resultados serão ainda melhores.

Neste conteúdo do nosso blog você conferiu como criar um blog para sua marca ou empresa. Se você ainda está inseguro e quer garantir o melhor para seus clientes, conte com uma agência especializada em marketing digital.

Gostou destas informações? Então, veja também por que escolher uma agência digital focada em marketing para B2B!

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