Marketing digital no turismo: como ele mudou a rotina dos turistas?

Pesquisar os melhores destinos, restaurantes, hotéis com melhor custo-benefício, pontos turísticos, passagens com promoção: facilidades proporcionadas pelo marketing digital no turismo. Do planejamento à inspiração para as fotos, hoje os turistas contam com a possibilidade de programar a viagem dos sonhos com apenas um celular nas mãos. Conseguir ajudar esses viajantes no momento certo pode ser o diferencial de uma boa estratégia digital para empresas de turismo.

O marketing digital no turismo e os viajantes online

Dados internos do Google mostram que em 2017 foram realizadas 1 bilhão de buscas relacionadas a viagens, sendo que 56% delas foram realizadas por smartphones. Como resultado das ações de marketing digital no turismo e a ascensão da era da assistência, mais de 50% das vendas de hospedagens no período foram realizadas diretamente pela internet.

Entre os destaque do levantamento, está a crescente procura por vídeos no Youtube na categoria de viagens, com o expressivo crescimento de 479% nos últimos dois anos. Entre os conteúdos mais pesquisados nessa categoria há o interesse por vídeos com dúvidas práticas de quem está começando a pesquisar uma viagem, como dicas para tirar o passaporte, locais para conhecer em determinados países ou recomendações de segurança, entre outros conteúdos produzidos principalmente por influencers do segmento.

MOMENTOS DE VIAGEM:

Como indicado pelo Google, as viagens exigem três momentos: planejamento, compra e o pós-compra. Em uma realidade em que os turistas viajam com seus celulares à mão, essas pesquisas por atrações, passeios, restaurantes e melhores dicas acontecem tanto antes de sair de casa quanto ao chegar ao destino de viagem. Desta forma, é indispensável que as empresas do segmento estejam atentas para acompanhar as tendências do marketing digital no turismo.

De acordo com um estudo realizado pelo google, os viajantes dependem de sites sociais, de vídeo e de fotos para encontrar inspiração sobre viagens e tendem a desenvolver afinidades por empresas que participam deste processo desde a primeira etapa. A recomendação, portanto, é que as marcas de turismo, sejam elas companhias aéreas, lojas de acessórios para viagem ou grandes redes de hotéis, estejam em todas as etapas dessa pesquisa com uma presença online bem construída. É o momento de oferecer muito além de canal de contato, mas proporcionar um relacionamento com esse turista, fornecendo um conteúdo relevante para a viagem, atendimento em tempo integral e, principalmente, informações atualizadas em todos os canais disponíveis.

A Luggio, por exemplo, marca nacional de acessórios divertidos e cheios de estilo para viagens que atendemos aqui na Webcompany, já adequou suas estratégias, de modo a explorar o potencial marketing digital no turismo nas redes sociais, destacando a variedade de produtos que atendem diferentes estilos e gostos dos viajantes. A empresa oferece desde dicas de destinos exóticos até promoções em diferentes produtos, construindo assim sua identidade e conquistando clientes por todo o país.qWSUJZX 1 7xO5eEBXr5tUoojgyCPgVM1cARomZc3yttDJO98rHDWmnpujvnMRe RDa9FPzjX2SqDK6DwdLjeXf9kAsH Cfp5k73IMozAp9abCvRTcImctKMmtWPD6NBG3QYbS4K - Marketing digital no turismo: como ele mudou a rotina dos turistas?

Assim, seja no celular ou no desktop, utilizar as estratégias de marketing digital no turismo para estar na timeline de quem está pesquisando ou começando a sonhar com a próxima viagem é o diferencial que vai encantar os turistas e levar o serviço do online para a realidade.

Fale com a equipe Webcompany para entender como sua empresa pode estar presente em todos os canais digitais!