Muito além do SAC: chatbot integrado ao marketing

Muito além de um atendimento eficiente, o chatbot integrado ao marketing pode ser um ótimo aliado: do levantamento de dados à divulgação de promoções.  

O chatbot integrado ao marketing, além de representar uma grande evolução no atendimento automatizado aos clientes, também apresenta diversas vantagens às estratégias de diversas empresas, podendo atuar desde a coleta de dados do público até na divulgação de novos produtos ou promoções. E o melhor: estamos só no começo dessa evolução!


O chatbot integrado ao marketing

Com o objetivo de realizarem um atendimento automatizado, dinâmico e disponível 24 horas por dia, os chatbots indiscutivelmente trazem vantagens para equipes de atendimento ao cliente, mas podem ir muito além disso, com benefícios para outros setores de uma empresa, como o marketing. Uma vez que os aplicativos de mensagens, como o Whatsapp e o Messenger, já têm mais usuários ativos que as maiores redes sociais do mundo, como indicou o relatório da  relatório do BI Intelligence, estar presente também nestes canais pode ser uma adaptação necessária para conseguir falar diretamente com o potencial cliente.

Assim, uma das principais vantagens que o chatbot integrado ao marketing traz é a coleta de dados, já que, como indicamos, é possível até realizar pesquisas de satisfação com clientes através dos chatbots, servindo como base para estudos de público ou oportunidades de mercado, por exemplo. Efetivamente, os chatbots também podem oferecer cupons de descontos quando encerrarem a interação com o cliente com a solução de um atendimento ou mesmo enviar uma nova mensagem para usuários que já tenham interagido anteriormente anunciando uma promoção, serviço ou lançamento.  

Por ser uma tecnologia recente, porém, mesmo entre os profissionais, realizar um planejamento já contando com o potencial do chatbot integrado ao marketing ainda é raridade, mas deve se tornar cada vez mais comum num futuro próximo, como indica o levantamento realizado pela Oracle, que indicou que 80% de gestores de diferentes segmentos e países já estão utilizando ou planejando implementar os chatbots como canais de contatos até 2020.

Dessa maneira, estar familiarizado e acostumado com a tecnologia dos chatbots é uma necessidade para quem quer se manter relevante e atualizado com as necessidades do mercado e também dos consumidores, indo muito além do serviço de atendimento ao consumidor e explorando todas as potencialidades da ferramenta. Para o sucesso da iniciativa, portanto, é importante que o chatbot, redes sociais e demais canais de atendimento da empresa estejam alinhados e proporcionem uma experiência satisfatória aos clientes.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

14 anos de Facebook – o que mudou no seu alcance?

Desde o seu lançamento, o Facebook já passou por diversas mudanças no alcance. Confiram quais foram e como isso afetou

Como usar influenciadores digitais brasileiros na sua estratégia digital

Entenda o que são os influenciadores digitais brasileiros, conheça a força dessa nova forma de divulgação e aprenda a usá-la
nutrição de leads

O que é nutrição de leads?

Tudo começa a partir do momento em que você cria uma campanha de marketing digital para divulgar o seu serviço

O fim dos anúncios laterais do Google. E agora?

Se você já investe em mídia online e/ou pretende caminhar para isso, você já deve ter reparado na última mudança

Youtube na Smart TV: tendências e transformações

Com rotinas atribuladas e conectadas, o Youtube na Smart TV avança como forma de consumir conteúdos em vídeo, do entretenimento
criar destaque no Instagram

Criar destaque no Instagram: como fazer e o que colocar

As redes sociais são como vitrines das marcas na internet. Criar destaque no Instagram é uma forma de usar isso

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?