O que acontece com a mudança no Google? O conteúdo compatível mobile será priorizado para decidir os rankings e resultados apresentados na busca. Se antes funcionava sem depender se a busca estava sendo realizada no desktop ou mobile, agora o mecanismo desenvolvido será exclusivo para mobile.
Entenda: o Google conta com bots (robôs) para indexar, ou seja, armazenar, todas as páginas que ele rastreia, organizando no seu posicionamento (índice) por diversos critérios. A forma de indexar será atualizada para levar em conta a compatibilidade. Com esse experimento, as modificações devem ser graduais, e as páginas que não forem compatíveis com dispositivos móveis devem ficar para o final da lista.
Já se fala que 85% dos sites existentes são compatíveis com dispositivos móveis. Recentemente, estimou-se que 75% do uso de internet em 2017 ocorrerá por meio de dispositivos móveis, de acordo com a agência de compra de mídia Zenith.
A alteração reforça o quão inevitável é adaptar-se ao mobile e a necessidade de se ter um site responsivo. Hoje muitos sites têm apenas versões mobile, e isso pode prejudicar, pois apresentam um volume menor de conteúdo. O Google até alterou a ferramenta para analisar a compatibilidade do seu site com o Mobile, tornando mais simples e pode ser testada aqui: http://bit.ly/2fQPXg6
E o site de sua empresa, já está otimizado para o mobile?